Os principais bairros de Lisboa

Aqui nós vamos apresentar a vocês os principais bairros de Lisboa que são interessantes para os turistas.

Os municípios portugueses (conhecidos como concelhos) são divididos oficialmente em Freguesias, com divisões informais em bairros, que são, na verdade, a nomenclatura que todos utilizam no dia a dia.

Lisboa, neste caso, tem mais de 100 bairros! Só que você, em sua viagem, vai priorizar alguns deles, indo direto ao que interessa.

Nós vamos te apresentar aos principais bairros de Lisboa e o que você pode encontrar de interessante em cada um.

Bondes em Lisboa

Bairros de Lisboa

Lisboa é a capital de Portugal e, como toda capital, geralmente faz parte do roteiro dos viajantes que vão ao país.

Sendo assim, é sempre bom saber as características principais das regiões da cidade que você visita e com Lisboa não seria diferente. O interessante é que os principais bairros de Lisboa ficam próximos uns dos outros, o que facilita o passeio e a visitação aos pontos turísticos.

Quem sabe, com essa ajuda, você já até escolhe um para se hospedar!

👉 Leia também: Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e os melhores bairros

Baixa de Lisboa

A região conhecido como Baixa é como se fosse o Centro de Lisboa. Você com certeza vai passar por aqui em suas andanças pela cidade! Preste atenção na estrutura do bairro, já que foi o primeiro em toda a Europa a ter um planejamento urbano em estilo neoclássico.

O responsável por isso foi o Marquês de Pombal e é por isso que a região também é conhecida como Baixa Pombalina.

Alguns pontos turísticos localizados no bairro são a rua Augusta, o Arco Triunfal, o Elevador de Santa Justa, a Praça da Figueira, o Terreiro do Paço, a Praça do Rossio e o Lisbon Story Centre.

Perto da Praça do Comércio, você encontra ainda o Mercado da Ribeira, uma das ótimas opções de mercados gastronômicos em Lisboa.

Clima em Lisboa: verão
Parte da Rua Augusta e, ao fundo, o Arco Triunfal

Alfama

É um bairro “alto”, ou seja, as vistas e mirantes desta região são diferenciadas! Além disso, a arquitetura medieval dá outro toque especial a Alfama e, apesar de bastante turístico, este bairro de Lisboa ainda consegue manter o ar de cidade do interior entre suas vielas, escadarias e ladeiras.

Uma das grandes atrações deste bairro é o Castelo de São Jorge.

Na verdade, existe ainda uma sub-divisão chamada “Castelo”, que abrange a região no entorno do Castelo de São Jorge.

castelo de São Jorge em Alfama Lisboa
O monte onde está alfama e o Castelo de São Jorge

Há também o Miradouro de Santa Luzia, o Miradouro das Portas do Sol, a Catedral da Sé, o Museu do Teatro Romano, o Panteão Nacional, o Museu do Fado e a curiosa Feira da Ladra.

Miradouro das Portas do Sol
Miradouro das Portas do Sol

Como Alfama é um bairro na parte alta de Lisboa, aproveite pra ir até ele de bonde (o elétrico 28) e curta ainda mais este passeio. Como é um bairro para bater perna e descobrir seus recantos, aproveite um dia em que o clima em Lisboa ajude, ou seja, que esteja com bastante sol, até porque o visual lá de cima é lindo.

☛ Leia mais: Festas do Santos Populares em Lisboa

Chiado

Chiado é um dos bairros de Lisboa onde se concentra o comércio e um clima vibrante. Diversas lojinhas, cafés e restaurantes ficam nesta região da cidade, inclusive o restaurante O Belcanto, conhecido por possuir duas estrelas Michelin (é uma classificação gastronômica ótima).

Aproveite um passeio pelo bairro e visite os prédios Art Nouveau na rua Garret, o Convento do Carmo, o Mirante de Santa Catarina, o café “A Brasileira” (com a famosa estátua de Fernando Pessoa), o Museu Nacional de Arte Contemporânea e a mais antiga livraria do mundo em funcionamento, a livraria Bertrand.

👉 Leia também: As livrarias mais antigas de Lisboa

Estátua de Fernando Pessoa Café A Brasileira
Estátua de Fernando Pessoa em frente o Café A Brasileira

Bairro Alto

É um dos bairros preferidos para curtir a noite, muito frequentado por jovens. Não é à toa que alguns dos melhores hostels de Lisboa ficam lá. A característica boêmia do Bairro Alto é confirmada com os restaurantes, bares e as ruas lotadas, principalmente nas proximidades da Rua da Atalaia, Rua da Barroca e Rua do Diário de Notícias.

Durante o dia, o bairro é bem mais tranquilo e ainda proporciona belas construções, com destaque para o Miradouro de São Pedro de Alcântara, a Igreja de São Roque (que dizem que é mais cara do mundo) e o Elevador da Bica.

Elevador da Bica em Lisboa
O Elevador da Bica é uma espécie de funicular que faz a ligação da Rua de São Paulo com o Largo do Calhariz

Belém

O bairro de Belém é um dos mais conhecidos em Lisboa, principalmente por conta dos famosos “pasteizinhos de Belém”, além de abrigar alguns dos maiores símbolos de Lisboa.

Foi nesta região portuguesa que os navios costumavam partir para desbravar os oceanos e colonizar outras regiões do globo. Símbolos do bairro como a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos (onde estão os túmulos de Vasco da Gama e Camões), o Museu Nacional dos Coches e o Centro Cultural de Belém são os pontos turísticos.

Torre de Belém em Lisboa

Não podemos deixar deixar de citar também, claro, a famosa fábrica dos Pastéis de Belém.

E não bastassem as atrações turísticas de Belém, que já eram muitas, o bairro ainda ganhou novos pontos de interesse que são muito interessantes e valem uma visita.

Com a Experiência Pilar 7 você vai conhecer a fundo e por dentro a Ponte 25 de Abril, subindo até a ponta de um dos pilares, o de número 7. O novo museu MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia – tem um prédio incrível (para mim, o melhor dele), com um teto onde se pode subir e apreciar a vista do rio Tejo, ao lado.

MAAT museu em Lisboa
MAAT e sua arquitetura futurista

Por fim, o espaço LX Factory, que fica nas redondezas do bairro, também merece uma visita, especialmente de quem gosta de espaços alternativos, boa comida, artesanato e artes.

O bairro de Belém fica um pouco mais afastado do centro, mas é possível chegar lá usando os transportes públicos de Lisboa, como o bonde 15, os ônibus 201, 714, 727, 728, 729 e 751 ou de táxi (ou Uber), pois a corrida até lá é barata.

Avenida da Liberdade

É uma das avenidas mais famosas em Lisboa! Composta por pedras portuguesas e bastante arborizada, ela é como se fosse a Champs-Élysées (de Paris) portuguesa.

Estende-se da Praça Marquês de Pombal até a Praça dos Restauradores e conta com lojas de grifes famosas, grandes hotéis, teatros, prédios antigos e ótimos restaurantes em toda sua extensão.

Destaque para o restaurante Solar do Presunto, considerado um dos melhores do país.

Bairros de Lisboa Avenida Liberdade

Parque das Nações

Entre o que fazer em Lisboa você terá muitos pontos históricos e construções medievais, mas no Parque das Nações você não vai ver essas coisas. Este bairro é bem diferente dos outros cantos da cidade e traz uma arquitetura muito mais moderna.

Antigamente, ali era uma região industrial bem degradada, mas graças à Expo 98, ela foi reconstruída em estilo futurista, bem representada na Estação do Oriente.

Entre as atrações turísticas do bairro estão o Oceanário, o Pavilhão de Portugal e o Teleférico da Expo. É neste bairro também que se encontra o shopping Vasco da Gama, um dos melhores shoppings em Lisboa, muito bom para compras.

☛ Leia também: Outlet em Lisboa: Freeport, o maior da Europa

Teleférico do Parque das Nações em Lisboa
Teleférico do Parque das Nações ao cair da tarde. Ao lado direito, o prédio do Oceanário.

Lá no Oceanário de Lisboa, se você estiver com crianças, não deixe de participar do Concerto para Bebês.

Príncipe Real

Como o nome de realeza indica, o bairro Príncipe Real é mais caro e residencial, porém, atualmente é considerado um dos mais descolados bairros de Lisboa.

Fica ao norte do Bairro Alto e está bastante na moda por conta das lojas estilosas, bares, restaurantes e a vida pulsante perto da praça “Jardim do Príncipe Real” que ainda conta com uma incrível árvore (um cipreste) que tem 20 metros de comprimento de copa!

Dá pra chegar até o bairro pelo Elevador da Glória, pelo ônibus 758 e a estação Rato do metrô de Lisboa.

Graça

Graça é um dos bairros de Lisboa que fica em uma região alta também. As construções são casarões antigos e palácios, o que também indica que é um bairro rico.

Dizem que lembra bastante o bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro, por conta das ladeiras e dos bondinhos elétricos.

As atrações turísticas do bairro da Graça são o Miradouro da Graça e o Miradouro Senhora do Monte, de onde se tem uma bela vista da cidade.

Leia: Miradouros de Lisboa

Vistas do Miradouro de Nossa Senhora do Monte
Vistas do Miradouro de Nossa Senhora do Monte

São Vicente

O Panteão Nacional e a Igreja de São Vicente de Fora estão no bairro de São Vicente em Lisboa.

É um bairro histórico, que fica pertinho de Alfama e Graça. Outro ponto de destaque do bairro é o Mosteiro de São Vicente de Fora, construído em 1147 e que tem esse nome porque, no momento de construção, a área não pertencia à jurisdição de Lisboa na época.

Panteão Nacional de Lisboa
Panteão Nacional de Lisboa

Mouraria

Mouraria é um bairro multicultural em Lisboa que tem esse nome devido a sua origem. Foi em Mouraria que os mouros se fixaram após conquistarem Lisboa, em 1147, até serem expulsos séculos depois. Até hoje dá pra perceber alguns vestígios da passada deles pelo bairro, que também abriga bastante pessoas de diversas nacionalidades.

Largo do Intendente é uma das atrações do bairro, assim como o Colégio dos Meninos Órfãos; ambos têm destaque nos azulejos portugueses. Há também uma das casas mais antigas de Lisboa, que fica nas proximidades do Largo da Achada, atrás da Igreja de São Cristóvão.

Estrela

A Estrela é uma região mais tranquila de Lisboa por ser uma zona residencial. É também um bairro rico e de ares mais aristocráticos.

Os pontos turísticos mais conhecidos do bairro são a Basílica da Estrela e o Jardim da Estrela.

Outro ponto turístico de Lisboa interessante fica no bairro vizinho, o Campo de Ourique, com o famoso Mercado do Campo de Ourique.

quais são os bairros de Lisboa

Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa

E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!

Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos no nosso outro blog, o Turista Profissional, sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.

dicas de viagem para Lisboa

Seguro viagem para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

Aqui no blog temos uma parceria com a Seguros Promo, e por isso, temo um cupom de desconto, o VIAGEMLISBOA. Basta inserir na hora de fechar o pagamento. 😉

Faça uma cotação aqui!

Seguro Viagem: Europa
GTA 60 EUROMAX Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 22/dia*
TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 10/dia*
AT 40 INTER Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.500 (COMPLEMENTAR) R$ 54/dia*

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira aqui a que horas os estabelecimentos abrem e fecham, para poder organizar melhor o seu dia em Lisboa, bem como alguns endereços que são bons de você ter anotados, caso precise.

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 20:00

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa. Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.

Dentre os passeios mais desejados e indicados para se fazer estão: Sintra, Cascais, Fátima, Óbidos, Évora, Serra da Arrábida, Coimbra, Batalha, Alcobaça, Nazaré, algumas vinícolas... Veja algumas opções abaixo:

 

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ana . me chamo Roberto Curra,moro em Novo Hamburgo Rio grande do Sul. Estou pretendendo passar uma semana em agosto em Portugal. Estou estudando teu blog e fiquei interessado no teu roteiro de Lisboa ao Porto de carro, mas ficaria 3 dias inteiros em Lisboa. Gostaria de uma opinião sua sobre a hospedagem em Lisboa, ou seja um bairro que durante a noite seja bem calmo e tranquilo pra realmente descansar e conseguir dormir,sem badalações. Mas ao mesmo tempo este bairro seja bem localizado quanto aos pontos turísticos, metro e tudo mais, fácil de se locomover. Pelos seus relatos sobre os bairros, achei interessante a Baixa, e Alfama, não sei se este seria muito longe. Também a hospedagem custo benefício que vc poderia indicar além da Pensão da Praça da Figueira, neste bairro que vc me indicaria juntamente com a pensão.
    Uma outra dúvida seria quanto ao dirigir neste roteiro até o Porto, é tranquilo? como é o trânsito em Lisboa pra sair da cidade a estrada, e no Porto, achegada na cidade, quais os cuidados que tenho que ter? Pretendo fazer o roteiro que vc indica no blog, incluindo na viagem passar por Sintra, Cascais e Cabo do Roca, o que vc acha?
    No Porto pretendo ficar um dia e meio inteiro, já que meu voo pra Barcelona seria á noite, então eu sairia do hotel bem cedo pra também aproveitar este meio dia antes de ir pro aeroporto.
    Se vc puder me ajudar, ficarei muito grato. Se quiseres atravéz do email. Muito obrigado Ana. Estou adorando teu blog, muito legal

    • Olá Roberto! Se quer localização excelente e sem tanta barulheira, eu ficaria na região na Baixa/Rossio. Sobre hotel barato, depende das datas, mas nessa região há várias pensões, que são simples, mas em geral boazinhas.
      Sobre a estrada, elas são ótimas! Fique tranquilo em relação a isso! 🙂
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here