Museu do Teatro Romano em Lisboa

Como assim, Museu do Teatro Romano em plena Lisboa??, vocês podem me perguntar…

Muita gente não sabe, mas a região de Portugal era antigamente parte do Império Romano e por isso existem vários vestígios dessa passagem dos romanos pelas terras hoje portuguesas.

Um desses vestígios é o Museu do Teatro Romano em Lisboa.

Localizado numa das colinas da cidade, com certeza o teatro tinha uma linda vista para o rio.

Quer conhecer? Vem com a gente! 

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com 10% de desconto)

Museu do Teatro Romano

museus de Lisboa

O teatro foi construído por volta do século I d.C., com a estrutura semicircular da arquibancada aproveitando o declive do terreno. Inclusive, muitas partes dele – como a parte central, onde se sentava a elite, e os degraus inferiores – foram construídos e talhados na própria pedra.

Com certeza, qualquer um que chegasse pelo rio poderia ver o teatro, que constituía uma importante marca da cidade e da ocupação, pois os teatros romanos eram, em geral, símbolos do poder de Roma à época.

Este também era o caso do teatro de Lisboa, ou, melhor: Felicitas Iulia Olisipo, como ela era chamada na época romana.

O Teatro de Olisipo tinha capacidade para 4 mil pessoas.

pontos turísticos de lisboa

Descoberta do Teatro Romano

O Teatro Romano de Lisboa foi descoberto em 1798. Nesta época, a cidade ainda estava sendo reconstruída, arrasada após o grande terremoto de 1755.

Foi neste terremoto, inclusive, que o Convento do Carmo em Lisboa perdeu o seu teto, que sucumbiu com o terremoto.

Apesar da importância histórica da descoberta, as ruínas foram esquecidas – talvez pelo momento de reconstrução da cidade – e foram construídos prédios para moradias por sobre elas.

Excursão 5 estrelas => Lisboa: Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais

teatro romano em lisboa

Somente em 1964 foram iniciados os trabalhos de escavação do teatro e, então, a Câmara Municipal de Lisboa inicia o processo de desapropriação e compra dos edifícios que se sobrepunham às ruínas, com o intuito de demoli-los e fazer a escavação completa.

Entre os anos de 1989 e 1993 dois edifícios sofreram intervenção e as escavações foram mais afundo, descobrindo-se mais uma parte do teatro, justamente a parte das bancadas, dos assentos dos espectadores, denominadas cavea.

Museu do Teatro Romano em Lisboa

Para se ter uma ideia da grandiosidade, essa parte ocupa cerca de 1.500 m².

Em 2001 descobriu-se o post scaenium, ou o muro de suporte do cenário, que servia também de muro de contenção da encosta.

O Museu do Teatro Romano foi, então, criado nesta época, dedicado a preservar, estudar e apresentar aos visitantes essa importante obra histórica.

Que tal? => Passeio Particular de 3 horas a pé por Lisboa com guia

o que fazer em Lisboa

O Museu do Teatro Romano hoje

O museu hoje ocupa dois edifícios de épocas distintas: um do século XVII e outro dos finais do séc. XIX.

Este último, onde funcionou uma tipografia e uma fábrica de malas, foi recuperado e adaptado para as primeiras instalações do Museu do Teatro Romano, em 2001.

Depois, em 2013, ele ficou fechado por dois anos para remodelação, acessibilidade (tem um elevador para cadeirantes) e remodelação da coleção museográfica, o Museu do Teatro Romano abriu ao público em 30 de Setembro de 2015.

Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui!

teatro romano lisboa horários

o que ver em Lisboa

Quem o visita pode apreciar o campo arqueológico – onde ainda se fazem escavações em busca de novas descobertas – e uma exposição permanente, com peças diversas encontradas no local, desde peças do antigo teatro até peças das habitações dos séculos XVII e XVIII.

Afinal, nas escavações foram encontrados as bases e resquícios das casas que existiam ali anteriores ao terremoto de 1755, inclusive com vestígios do incêndio decorrente do grande tremor.

Museu do Teatro Romano
Escadaria da casa dos século XVII construída por cima do antigo teatro

Museu do Teatro Romano em Lisboa – Informações úteis

  • Endereço: Rua de São Mamede, nº 3 A, 1100-532 Lisboa
  • Como chegar: Metro: Terreiro do Paço ou Baixa-Chiado | Autocarro: 714, 732, 736, 737, 760 | Bonde: 12E e 28E – Uma vez na Rua Augusta Rosa, suba a ladeira da Rua Da Saudade e vire à esquerda na Rua de São Mamede. Veja abaixo o mapa.
  • Funcionamento: de 3ª a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h). Fecha às 2as, 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.
  • Custo: 3 euros
  • Telefone: +351 215 818 530
  • Email: teatroromano@museudelisboa.pt
museu do teatro romano em Lisboa
Clique na imagem para ampliar – fonte: Google maps
teatro romano lisboa preço
Realmente, o teatro à época de Roma tinha uma bela vista!

Organizando sua viagem para Lisboa

Hospedagem em Lisboa

Outra coisa fundamental é escolher bem sua hospedagem em Lisboa. Pesquise bastante, porque dá pra achar bons lugares - desde hostels até hotéis boutiques ou de luxo - a preços razoáveis e de muita qualidade.

Para ajudar você a escolher, fizemos o post onde ficar em Lisboa, em nosso outro blog, o Turista Profissional, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões de hospedagens para todos os perfis e orçamentos.

pontos turísticos de Lisboa

Seguro viagem para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Partindo de Lisboa você pode aproveitar para conhecer diversas cidades lá por perto, pois ha diversas excursões de um dia que vão a uma ou até mesmo a mais de uma cidade no mesmo dia. Sim, é possível.

São cidades como Sintra, Cascais, Fátima, Óbidos, Évora, Serra da Arrábida, Coimbra, Batalha, Alcobaça, Nazaré, algumas vinícolas... Veja algumas opções de passeios abaixo:

 

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here