LX Factory, o lado cool de Lisboa

Imagine uma área industrial de Lisboa abandonada. Agora imagine a região se tornando um dos pontos mais legais de cultura e arte e gastronomia da cidade. Tudo isso é a LX Factory em Lisboa.

As transformações do local começaram em 2005 e hoje a LX Factory é literalmente uma fábrica artística!

Diversas empresas de design, artes e publicidades, além de lojas, restaurantes e livrarias se instalaram no local, que fica no bairro de Alcântara. Este é um dos bairro de Lisboa que está entre os mais antigos da cidade.

Além das lojas e empresas, a LX Factory conta com uma programação cultural intensa. Não há dúvidas de que você vai esbarrar com alguma exposição, apresentação musical ou qualquer outra demonstração artística pelas ruas “hypster” da antiga fábrica.

Conheça um pouco mais deste cantinho diferente da Lisboa tradicional e, quando você fizer a sua viagem para Lisboa, passa lá!

LX Factory em Lisboa

LX Factory em Lisboa

História da LX Factory

O surgimento da antiga fábrica se deu em 1846, pela Companhia de Fiação e tecidos Lisbonense. A empresa era grande e o complexo fabril tomou uma área espaçosa em Alcântara. Depois foi a vez da Companhia Industrial de Portugal e Colónias, da tipografia Anuário Comercial de Portugal e da Gráfica Mirandela ocuparem o local.

Porém, ao longo dos anos, as empresas foram saindo da região e o espaço acabou ficando abandonado. Mas, em 2005, a Mainsite – uma empresa do ramo imobiliário – resolveu comprar e revitalizar o lugar. O resultado deu super certo e, hoje, a LX Factory de abandonada não tem nada!

O que fazer em Lisboa: LX Factory

Algumas características do ambiente industrial, como os prédios e armazéns, por exemplo, foram preservadas, justamente para dar um ar diferente na arquitetura local e fazer alusão à “fabricação” de cultura e art