LX Factory, o lado cool de Lisboa

Imagine uma área industrial de Lisboa abandonada. Agora imagine a região se tornando um dos pontos mais legais de cultura e arte e gastronomia da cidade. Tudo isso é a LX Factory em Lisboa.

As transformações do local começaram em 2005 e hoje a LX Factory é literalmente uma fábrica artística!

Diversas empresas de design, artes e publicidades, além de lojas, restaurantes e livrarias se instalaram no local, que fica no bairro de Alcântara. Este é um dos bairro de Lisboa que está entre os mais antigos da cidade.

Além das lojas e empresas, a LX Factory conta com uma programação cultural intensa. Não há dúvidas de que você vai esbarrar com alguma exposição, apresentação musical ou qualquer outra demonstração artística pelas ruas “hypster” da antiga fábrica.

Conheça um pouco mais deste cantinho diferente da Lisboa tradicional e, quando você fizer a sua viagem para Lisboa, passa lá!

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com 10% de desconto)

LX Factory em Lisboa

LX Factory em Lisboa

História da LX Factory

O surgimento da antiga fábrica se deu em 1846, pela Companhia de Fiação e tecidos Lisbonense. A empresa era grande e o complexo fabril tomou uma área espaçosa em Alcântara. Depois foi a vez da Companhia Industrial de Portugal e Colónias, da tipografia Anuário Comercial de Portugal e da Gráfica Mirandela ocuparem o local.

Porém, ao longo dos anos, as empresas foram saindo da região e o espaço acabou ficando abandonado. Mas, em 2005, a Mainsite – uma empresa do ramo imobiliário – resolveu comprar e revitalizar o lugar. O resultado deu super certo e, hoje, a LX Factory de abandonada não tem nada!

O que fazer em Lisboa: LX Factory

Algumas características do ambiente industrial, como os prédios e armazéns, por exemplo, foram preservadas, justamente para dar um ar diferente na arquitetura local e fazer alusão à “fabricação” de cultura e arte.

A região começou a atrair empresas jovens e descoladas que fomentaram o local, que é hoje um espaço colorido, animado, cheio de gente produzindo e consumindo todo tipo de arte.

Seguro viagem para LisboaSEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Se já está planejando sua viagem para Lisboa, saiba que é fundamental fazer um bom seguro viagem, já que a saúde em Portugal não é gratuita e, além disso, você estará coberto para eventuais problemas com perda ou extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo, auxílio jurídico, entre outras tantos itens. Ninguém quer ter problemas durante as férias, mas vai que acontece! Faça uma cotação aqui, pois os nosso leitores tem um desconto de 10%. Bom, né?!

O que fazer na LX Factory

Não tenha dúvida de que, se você quiser ir a um lugar moderno e alternativo, onde arte, criatividade e sustentabilidade se encontram tudo junto e misturado, vá à LX Factory em Lisboa!

A LX Factory possui uma livraria muito linda, que fica exatamente onde antigamente era a Gráfica Mirandela. A antiga máquina da gráfica continua no local e as paredes possuem livros até o teto. Entre na livraria nem que seja só para observar tudo e tomar um cafezinho.

café em Lisboa LX Factory

Não deixe de ir também ao mirante do restaurante Rio Maravilha. O nome é justamente porque a vista é o incrível Rio Tejo e também por conta da decoração, inspirada no Rio de Janeiro.

Observe a arte urbana dos grafites pelas paredes dos edifícios da Lx Factory, mas atenção especial para a grande abelha logo na entrada da fábrica. Ela foi feita com material proveniente do lixo.

Abelha no LX Factory em Lisboa

Se puder, vá na LX Factory em Lisboa aos domingos, assim você também aproveita para conhecer a feirinha livre. Nela você encontra artesanato, brechó e produtos orgânicos de produtores da região.

Feirinha da LX FActory

Há diversos cafés na LX Factory em Lisboa, mas um é considerado mais especial por conta do famoso bolo de chocolate: o Café Landeau. A sobremesa já foi premiada por várias revistas famosas. Acho que vale experimentar, não é?

Uma “fábrica criativa” não deixaria de lado a arte de fabricar conhecimento também. Dentro do espaço existe um local que se chama FICA e é onde acontecem as oficinas.

painel de grafite na LX Factory

Entre elas, a arte da cerâmica, serigrafia, marcenaria, bordado, entre outras, estão sempre presentes na agenda.

Nós, quando fomos, andamos pelas ruas observando tudo, entramos em algumas lojas, admiramos as pinturas, caminhamos calmamente e paramos para almoçar em um restaurante super descolado, com ótimas opções de comida a preço justo (1300 Taberna).

onde comer em Lisboa no LX FActory

É um passeio bem interessante, que você não pode deixar de fazer!

LX Factory – Informações úteis

  • Endereço: Rua Rodrigues Faria, 103 – Alcântara
  • Como chegar: use os transportes públicos de Lisboa para ir até lá, como o eléctrico (bonde) 15 ou os autocarros (ônibus) 714, 727
  • Funcionamento: todos os dias, das 6h às 4h (estabelecimentos lá dentro têm horários variados)
  • Custo: para entrar é gratuito, paga-se o que comer, beber, comprar…
  • Site: http://www.lxfactory.com (ruinzinho, não tem muita informação e é desatualizado)

Painel pintado na LX Factory

Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa

E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!

Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos no nosso outro blog, o Turista Profissional, sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.

dicas de viagem para Lisboa

Seguro Viagem Para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira aqui a que horas os estabelecimentos abrem e fecham, para poder organizar melhor o seu dia em Lisboa, bem como alguns endereços que são bons de você ter anotados, caso precise.

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 20:00

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa. Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.

 

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here