Arco da Rua Augusta em Lisboa

Um dos cartões postais mais famosos de Portugal é o Arco da Rua Augusta em Lisboa. Conhecido também como Arco do Triunfo, o monumento remete aos arcos projetados na época do Império Romano como celebração das conquistas e glórias de um governante.

Por isso, o Arco da Rua Augusta teve sua construção iniciada como comemoração à reconstrução da cidade em 1759 após o terremoto de 1755 causar grande destruição em Lisboa.

Depois de inaugurado em 1875, o Arco hoje é uma das atrações turísticas indispensáveis em sua viagem para Lisboa, tanto pelo simbolismo quanto pela beleza.

Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com 10% de desconto)

História do Arco do Triunfo na Rua Augusta

Arco da rua Augusta em Lisboa

O Arco da Rua Augusta foi desenhado inicialmente por Eugênio dos Santos, mas não com a altura e forma que tem atualmente.

Em 1815 um concurso foi aberto para escolher quem seria o arquiteto responsável por finalizar a obra com o coroamento. Na ocasião, Veríssimo José da Costa foi o vencedor.

A parte superior do arco aborda esculturas de Célestin Anatole Calmels, em que a Glória está coroando o Gênio e o Valor, enquanto a parte inferior possui esculturas de Vítor Bastos, que representam Vasco da Gama, Nuno Álvares Pereira e o Marquês de Pombal.

A escultura da lateral esquerda representa o Rio Tejo e a lateral direita representa o Rio Douro.

No topo do arco é possível ler uma inscrição em latim sobre as virtudes do descobrimento de novas terras e culturas na época do Império Português.

Seguro viagem para LisboaSEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Se já está planejando sua viagem para Lisboa, saiba que é fundamental fazer um bom seguro viagem, já que a saúde em Portugal não é gratuita e, além disso, você estará coberto para eventuais problemas com perda ou extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo, auxílio jurídico, entre outras tantos itens. Ninguém quer ter problemas durante as férias, mas vai que acontece! Faça uma cotação aqui, pois os nosso leitores tem um desconto de 10%. Bom, né?!

O que ver no arco da Rua Augusta?

Logo ao entrar no monumento e antes de chegar no miradouro, há uma Sala do Relógio que abriga o relógio mecânico do monumento e conta um pouco da história da construção do Arco.

No topo do miradouro do Arco, é possível observar, de um lado, a linda vista panorâmica de toda a Baixa de Lisboa e, do outro, a bela vista do Rio Tejo.

vista do Arco Triunfal de Lisboa

Há um elevador para os visitantes, mas ainda assim é necessário subir alguns lances de escada, já que originalmente o monumento não foi projetado para receber visitas. Portanto, a visita ao Arco não é acessível para pessoas com restrições de mobilidade.

Como o arco da Rua Augusta se localiza no centro da Praça do Comércio de Lisboa, você pode aproveitar as cafeterias, restaurantes, e docerias (chamadas de pastelarias em Portugal) durante sua caminhada.

Além disso, o local reúne lojas de roupas masculinas e femininas, souvenirs para turistas e muitos artistas de rua expondo seus trabalhos.

Arco da Rua Augusta Lisboa
Passar por lá à noite também vale a pena, porque ele iluminado fica super bonito.

Preços e horários do Arco da Rua Augusta

O arco da Rua Augusta em Lisboa funciona todos os dias, de 9h às 21h, mas é bom verificar na bilheteria do monumento para conferir o horário, pois ele pode variar em algumas épocas do ano.

Para subir ao topo do Arco é cobrado um ingresso de € 3 para adultos e entrada grátis para crianças de até 5 anos.

O arco se localiza na Rua Augusta, 2, e, para chegar até lá, pegue a linha L (azul) do metrô e saia na estação Terreiro do Paço.

=> Leia: Lisboa Card vale a pena?

Clima em Lisboa: verão
Olha ele lá no final da rua Augusta!

Dicas para sua visita à Rua Augusta

Para se programar melhor e ter conforto na sua visita à Rua Augusta em Lisboa, algumas dicas são fundamentais.

Os melhores horários para visitar o arco são: antes das 11h, em que não há tanto calor e concentração de pessoas (em especial se for para Lisboa no verão) ou ao fim do dia, ideal para observar o pôr do sol.

Além disso, se você quer realmente experimentar a culinária portuguesa, a Rua Augusta não é o melhor lugar, já que os restaurantes do calçadão são, em geral, mais caros (devido à grande movimentação de turistas) e não incluem os melhores pratos.

Mas, nessa regra há exceções, como é o caso do Martinho da Arcada, que é o café restaurante mais antigo de Lisboa, cujos preços e pratos valem a pena.

O restaurante A Licorista é outra opção próxima à Rua Augusta, com pratos a preço justo. 

Ah, ambos eram frequentados pelo poeta Fernando Pessoa.

Martinho da Arcada, o café mais antigo de Lisboa
A mesa do poeta no Martinho da Arcada

O que mais visitar perto do Arco Triunfal de Lisboa

Como o Arco do Triunfo se localiza em uma área central de grande movimentação, no mesmo dia de visita você pode conhecer outros pontos turísticos.

O Museu do Design e da Moda (MUDE), por exemplo, é considerado um dos melhores museus de design da Europa e se tornou um espaço de debate, educação e expressões de design e moda.

Atualmente o MUDE está fechado para obras, mas ainda há uma extensa programação cultural com exposições temporárias.

=> Leia também: Os melhores museus em Lisboa

Quem ama degustar vinhos pode conhecer a Sala de Provas Vinhos, localizada na Praça do Comércio, que oferece uma seleção com cerca de 16 vinhos de todo o país para você conhecer o sabor da vinicultura portuguesa.

Outro ponto turístico de Lisboa interessante é o Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, um museu de visita gratuita que fica no edifício do banco Millenium, próximo à Rua Augusta. É uma verdadeira viagem ao passado com suas estruturas arqueológicas das outras civilizações que viveram em Lisboa.

O museu é ideal para os amantes de história que querem conhecer um pouco mais da evolução histórica de Lisboa e descobrir os resquícios do período romano na capital.

Arco da rua Augusta em Lisboa
É lá que acontecem shows de luz na época do natal e onde é comemorado o ano novo em Lisboa

Fora isso, ele fica em frente a Praça do Comércio, uma das mais bonitas da Europa, e à beira do rio Tejo.

Aproveitando que está por ali, vá visitar o Mercado da Ribeira, ali pertinho, um dos vários Mercados Gastronômicos em Lisboa.

Gostou das nossas dicas sobre o Arco da Rua Augusta? 

Se quiser economizar em Lisboa, faça as contas e avalie se comprar o Lisboa Card não é a melhor opção para você. Ele inclui acesso gratuito a 23 museus da cidade, além de ser um bilhete que dá acesso ilimitado para o transporte público. Ele está disponível para um, dois ou três dias.

Organizando sua viagem para Lisboa

Hospedagem em Lisboa

Outra coisa fundamental é escolher bem sua hospedagem em Lisboa. Pesquise bastante, porque dá pra achar bons lugares - desde hostels até hotéis boutiques ou de luxo - a preços razoáveis e de muita qualidade.

Para ajudar você a escolher, fizemos o post onde ficar em Lisboa, em nosso outro blog, o Turista Profissional, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões de hospedagens para todos os perfis e orçamentos.

pontos turísticos de Lisboa

Seguro viagem para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Partindo de Lisboa você pode aproveitar para conhecer diversas cidades lá por perto, pois ha diversas excursões de um dia que vão a uma ou até mesmo a mais de uma cidade no mesmo dia. Sim, é possível.

São cidades como Sintra, Cascais, Fátima, Óbidos, Évora, Serra da Arrábida, Coimbra, Batalha, Alcobaça, Nazaré, algumas vinícolas... Veja algumas opções de passeios abaixo:

 

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here