Lojas curiosas no Chiado, em Lisboa

Hoje vamos apresentar algumas lojas no Chiado, bairro antigo e tradicional de Lisboa, que mantém um comércio ainda bem curioso.

Para que, não sabe, Lisboa tem mais de 80 lojas históricas e curiosas espalhadas por toda a cidade. São lojas muito antigas, familiares, que passam de geração a geração há 100-200 anos.

E existem lojas de todos os tipos: livrarias, tabacarias, barbearias, drogarias, bares, chapelarias e muitas outras.

Então, além das 10 lojas curiosas de Lisboa que já apresentamos no Turista Profissional, nosso outro blog, aqui nós vamos explorar mais algumas, separadas por bairros.

E vamos começar pelas lojas do Chiado, um dos bairros de Lisboa que mais gostamos.

Economia => Seguro Viagem Portugal Barato (com até 20% de desconto)

Lojas no Chiado com história

lojas com história em Lisboa

Barbearia Campos

Fundada em 1886 como “Cabelleireiro”, ainda tem o letreiro na fachada. É a barbearia mais antiga do país ainda em funcionamento.

Pelas suas cadeiras passaram muitas personalidades portuguesas, como Eça de Queiroz, Ramalho Ortigão, Almada Negreiros, Aquilino Ribeiro, Vasco Santana e muitos outros.

Como prova, eles ostentam um painel de fotografia dos famosos bem penteados.

A Barbearia Campos se mantém o mais próximo possível do original, com decoração e móveis originais, restaurados, bancada e lavatórios em mármore de Carrara, o chão de mosaico ainda original, As cadeiras são do início do século XX, os espelhos são italianos.

Mas, obviamente, o que não são originais são os aparelhos de trabalho, que foram modificados com a modernidade. De qualquer forma, os antigos estão em exposição para os curiosos.

  • Endereço: Largo do Chiado, n.º 4 
  • Funcionamento: de 2ª a sábado, das 9h às 19h

Leia também:

cabeleireiro em lisboa

Casa das Vellas Loreto

Essa é, nada menos do que a loja que está há mais tempo no mesmo local (desde 1789), produzindo e vendendo o mesmo produto e nas mães da mesma família.

É MUITA história!

Naquele tempo ainda nem existia luz elétrica… e eles vendiam um objeto muito utilizado, a iluminação artificial fácil de gerar e portátil: velas.

Depois do advento da iluminação a gás e elétrica, a Casa das Vellas teve que se reiventar e conseguir um equilíbrio entre a tradição e a modernidade. 

E, sim, eles vêm conseguindo… sempre há novas velas sendo testadas, com cores, cheiros diferentes. Lá dentro o aroma de óleos essenciais inunda o ambiente.

A oficina – ou fábrica de velas – é ali mesmo, nos fundos, escondido do público. As técnicas misturam materiais antigos a novos processos.

fábrica de velas antigas em lisboa

E a produção segue aos ritmos sazonais, com velas especiais para Páscoa, Natal, fim de ano… e também para eventos especiais, como batizados (muito comemorado por lá), casamentos, entre outras.

São velas de todos os tamanhos, formas, cores e cheiros. 

Ah, e a loja aceita encomenda!

  • Endereço: Rua do Loreto 53
  • Funcionamento: 2ª a 6ª , das 9h às 19h | Sábado, das 9:00 às 13:00

lojas históricas em Lisboa no Chiado

Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui!

Tabacaria Martins

Como o nome diz, começou vendendo tabaco, mas, além disso, cervejas, água, artigos de papelarias, loterias, etc.

Foi aberta em 1916 por Manoel Francisco Nunes Martins.

Hoje, ainda vende tabacaria (tabaco de enrolar, cigarros, charutos…), mas diferenciou para produtos de imprensa, material escolar, jogos didáticos, artigos de papelaria e alguns produtos para os turistas que procuram a loja (como nós fizemos… rs), como postais e lembranças da cidade.

Confira => Passeios em Lisboa e arredores

lojas antigas em Lisboa Chiado

Ela tem o interior revestido de painéis de madeira originais, além de outros elementos da época antiga.

Por exemplo, nos fundos da loja tem um armarinho cheio de pequenas gavetinhas. Essas gavetas onde eram guardadas as loterias reservadas por clientes cativos da casa. Algumas delas ainda guardam os nomes dos jogadores.

  • Endereço: Largo do Calhariz, 4
  • Funcionamento: 2ª a 6ª , das 08:30 às 20:00 | Sábado, das 10:00 às 20:00

lojas curiosas em Lisboa

Sapataria do Carmo

A Sapataria do Carmo ficou na mesma família ao longo de 3 gerações, desde sua fundação, em 1904, até 2012, quando foi vendida a um grupo de empresários.

Ali vendem-se sapatos de excelência, feitos à mão, fabricação portuguesa e materiais de primeira qualidade.

Ao lado da loja original foi aberto, em 2014, um novo espaço, o Shoes You by Sapataria do Carmo, quando a antiga loja passou a ser espaço de exposição.

  • Endereço: Largo do Carmo 26
  • Funcionamento: 2ª a sábado, das 10h às 20h / Domingo, das 11h às 19h

Seguro viagem para LisboaSEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Se já está planejando sua viagem para Lisboa, saiba que é fundamental fazer um bom seguro viagem, já que a saúde em Portugal não é gratuita e, além disso, você estará coberto para eventuais problemas com perda ou extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo, auxílio jurídico, entre outras tantos itens. Ninguém quer ter problemas durante as férias, mas vai que acontece! Faça uma cotação aqui, pois os nosso leitores tem um desconto de até 20%. Bom, né?!

Aproveite que está por ali e visite o imperdível Convento do Carmo, que na minha opinião, é um dos postos turísticos de Lisboa mais bonitos e super fotogênico.

Vale a pena => Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

Igreja do Carmo Lisboa

IMPERDÍVEL => Melhor de Lisboa a pé – Passeio Particular de 3 horas

Paris em Lisboa

Olha só como é Lisboa e Portugal em geral: esta loja abriu exatamente no ano em que nasceu Fernando Pessoa, ali ao lado, no Largo de São Carlos: 1888 (mesmo ano em que, no Brasil, foi assinada a Lei Áurea).

Tudo tem muita história, não é?

Claro que na época ela fez um grande sucesso, pois naquela capital tudo o que viesse de Paris fazia sucesso.

E essa foi a primeira loja de Lisboa a se especializar na importação e comercialização de artigos de moda feminina parisiense, sendo a inspiração para as mademoiselles lisboetas no início do século XX, quando estavam na chamada Belle Époque, onde encontravam tudo o que precisavam.

O que se vê hoje em dia no piso térreo e no piso superior são originais. O piso intermediário foi, antes, um atelier, com dezenas de costureiras trabalhando no local, trabalho que foi interrompido em 2006.

Paris em Lisboa esteve sempre na mesma família, mas é uma das lojas no Chiado que foi se adaptando-se aos tempos, nas últimas décadas, a loja introduziu as seções de perfumaria, meias, artigos de casa e malhas, interrompendo a venda de tecidos a metro – o que continua sendo feito, porém, em outras lojas históricas, como a Casa Frazão e a Londres Salão.

  • Endereço: Rua Garrett 77
  • Funcionamento: 2ª a sábado, das 10h às 19h

lojas com história no chiado

Floresta Pequeno Jardim

É uma floricultura – a última do Chiado – que fica. literalmente, no vão de uma escada na entrada de um prédio. Também é das últimas “lojas de vão de escada” do Chiado.

O Pequeno Jardim está desde 1922 ali vendendo suas flores diversas e coloridas.

São quase 100 anos envolvendo casais apaixonados, a celebração de nascimentos, batizados, casamentos ou mesmo funerais… imagina quanta história numa pequena lojinha!!

  • Endereço: R. Garrett 61
  • Funcionamento: 2ª a 6ª, das 9h às 20h | Sábado, das 10h às 20h | Domingo, das 1oh às 18h

Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui

floricultura em Lisboa no Chiado

Livraria Ferin

Essa é a segunda livraria mais antiga do país, de 1840. Perde somente para a Livraria Bertrandt, de 1732 que é, inclusive, a mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Falamos dela no post as livrarias mais antigas de Lisboa.

São diversas seções interessantes e bem servidas, como a de livros de História, livros em francês, livros de arte, livros raros ou antigos, livros de militaria, genealogia e heráldica, e de equitação e cavalos.

São seis gerações cuidado da livraria, desde a sua fundadora, Maria Teresa Ferin.

Além da venda de livros, lá dentro se realiza diversos eventos, como programas de rádio (o “Ensaio Geral” da antena 1 é ali gravado) e lançamentos de livros.

  • Endereço: Rua Nova do Almada 72
  • Funcionamento: 2ª a 6ª, das 10h às 20h | Sábado, das 10h às 19h
 

Casa Havaneza

Como o nome indica, ela foi aberta para vender charutos de Havana, acessórios para fumador e presentes relacionados.

A abertura provável foi em 1864, no mesmo ano em que inaugurou a linha de trem entre Lisboa e Porto.

O Chiado era um bairro de elite, de intelectuais e artistas.

Escreveu Eça de Queirós, em Os Maias:

“Um lindo Sol dourava o lajedo; batedores de chapéu à faia fustigavam as pilecas; três varinas, de canastra à cabeça, meneavam os quadris, fortes e ágeis na plena luz. A uma esquina, vadios em farrapos fumavam; e na esquina defronte, na Havanesa, fumavam também outros vadios, de sobrecasaca, politicando.”

Ainda hoje a loja atrai amantes do charuto e do tabaco, pois sabem que lá se podem encontrar habanos premium, mini cubanos, e marcas como Cohiba, Montecristo, Romeo y Julieta, Mokambo ou Villiger, cigarrilhas, fleur de Savane e todos os acessórios relativos ao hábito de fumar.

Ah, se quiser dar de presente, você ficará maravilhado com o embrulho e o laço, uma tradição de muitos anos.

  • Endereço: Largo do Chiado 25
  • Funcionamento: Todos os dias, das 10h às 20h

o que ver em Lisboa

Casas Pereira

A Casas Pereira é uma pequena mercearia fina que começou suas atividades em 1930, servindo café, chá, chocolates, doces e bebidas diversas. 

Os cafés “da casa” são os mais especiais, sendo o Império o mais forte; o Cardeal o mediano e o Continentes o mais suave.

o que fazer em Lisboa

Também merecem destaque os biscoitos artesanais de fabricação própria, que, obviamente, não se encontram em mais lugar nenhum.

A partir dos anos 90 passaram também a vender vinho do Porto e licores.

  • Endereço:Rua Garret 38
  • Funcionamento: 2[ a sábado, das 9h às 19h

mercadinho no chiado

Viu como são interessantes estas lojas no Chiado?

Vale a pena um passeio só passando por elas, não é?

Se quiser economizar em Lisboa, faça as contas e avalie se comprar o Lisboa Card não é a melhor opção para você. Ele inclui acesso gratuito a 23 museus da cidade, além de ser um bilhete que dá acesso ilimitado para o transporte público. Ele está disponível para um, dois ou três dias.

Organizando sua viagem para Lisboa

Hospedagem em Lisboa

Outra coisa fundamental é escolher bem sua hospedagem em Lisboa. Pesquise bastante, porque dá pra achar bons lugares - desde hostels até hotéis boutiques ou de luxo - a preços razoáveis e de muita qualidade.

Para ajudar você a escolher, fizemos o post onde ficar em Lisboa, em nosso outro blog, o Turista Profissional, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões de hospedagens para todos os perfis e orçamentos.

pontos turísticos de Lisboa

Seguro viagem para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 20% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Partindo de Lisboa você pode aproveitar para conhecer diversas cidades lá por perto, pois ha diversas excursões de um dia que vão a uma ou até mesmo a mais de uma cidade no mesmo dia. Sim, é possível.

São cidades como Sintra, Cascais, Fátima, Óbidos, Évora, Serra da Arrábida, Coimbra, Batalha, Alcobaça, Nazaré, algumas vinícolas... Veja algumas opções de passeios abaixo:

 

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

1 comentário em “Lojas curiosas no Chiado, em Lisboa”

Deixe um comentário