Lojas curiosas no Chiado, em Lisboa

Hoje vamos apresentar algumas lojas no Chiado, bairro antigo e tradicional de Lisboa, que mantém um comércio ainda bem curioso.

Para que, não sabe, Lisboa tem mais de 80 lojas históricas e curiosas espalhadas por toda a cidade. São lojas muito antigas, familiares, que passam de geração a geração há 100-200 anos.

E existem lojas de todos os tipos: livrarias, tabacarias, barbearias, drogarias, bares, chapelarias e muitas outras.

Então, além das 10 lojas curiosas de Lisboa que já apresentamos no Turista Profissional, nosso outro blog, aqui nós vamos explorar mais algumas, separadas por bairros.

E vamos começar pelas lojas do Chiado, um dos bairros de Lisboa que mais gostamos.

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com 10% de desconto)

Lojas no Chiado com história

lojas com história em Lisboa

Barbearia Campos

Fundada em 1886 como “Cabelleireiro”, ainda tem o letreiro na fachada. √Č a barbearia mais antiga do pa√≠s ainda em funcionamento.

Pelas suas cadeiras passaram muitas personalidades portuguesas, como Eça de Queiroz, Ramalho Ortigão, Almada Negreiros, Aquilino Ribeiro, Vasco Santana e muitos outros.

Como prova, eles ostentam um painel de fotografia dos famosos bem penteados.

A Barbearia Campos se mantém o mais próximo possível do original, com decoração e móveis originais, restaurados, bancada e lavatórios em mármore de Carrara, o chão de mosaico ainda original, As cadeiras são do início do século XX, os espelhos são italianos.

Mas, obviamente, o que não são originais são os aparelhos de trabalho, que foram modificados com a modernidade. De qualquer forma, os antigos estão em exposição para os curiosos.

  • Endere√ßo: Largo do Chiado, n.¬ļ 4¬†
  • Funcionamento: de 2¬™ a s√°bado, das 9h √†s 19h

Leia também:

cabeleireiro em lisboa

Casa das Vellas Loreto

Essa é, nada menos do que a loja que está há mais tempo no mesmo local (desde 1789), produzindo e vendendo o mesmo produto e nas mães da mesma família.

√Č MUITA hist√≥ria!

Naquele tempo ainda nem existia luz el√©trica… e eles vendiam um objeto muito utilizado, a ilumina√ß√£o artificial f√°cil de gerar e port√°til: velas.

Depois do advento da iluminação a gás e elétrica, a Casa das Vellas teve que se reiventar e conseguir um equilíbrio entre a tradição e a modernidade. 

E, sim, eles v√™m conseguindo… sempre h√° novas velas sendo testadas, com cores, cheiros diferentes. L√° dentro o aroma de √≥leos essenciais inunda o ambiente.

A oficina – ou f√°brica de velas – √© ali mesmo, nos fundos, escondido do p√ļblico. As t√©cnicas misturam materiais antigos a novos processos.

f√°brica de velas antigas em lisboa

E a produ√ß√£o segue aos ritmos sazonais, com velas especiais para P√°scoa, Natal, fim de ano… e tamb√©m para eventos especiais, como batizados (muito comemorado por l√°), casamentos, entre outras.

São velas de todos os tamanhos, formas, cores e cheiros. 

Ah, e a loja aceita encomenda!

  • Endere√ßo: Rua do Loreto 53
  • Funcionamento: 2¬™ a 6¬™ , das 9h √†s 19h | S√°bado, das 9:00 √†s 13:00

lojas históricas em Lisboa no Chiado

Pesquise op√ß√Ķes de hot√©is em Lisboa aqui!

Tabacaria Martins

Como o nome diz, começou vendendo tabaco, mas, além disso, cervejas, água, artigos de papelarias, loterias, etc.

Foi aberta em 1916 por Manoel Francisco Nunes Martins.

Hoje, ainda vende tabacaria (tabaco de enrolar, cigarros, charutos…), mas diferenciou para produtos de imprensa, material escolar, jogos did√°ticos, artigos de papelaria e alguns produtos para os turistas que procuram a loja (como n√≥s fizemos… rs), como postais e lembran√ßas da cidade.

lojas antigas em Lisboa Chiado

Ela tem o interior revestido de painéis de madeira originais, além de outros elementos da época antiga.

Por exemplo, nos fundos da loja tem um armarinho cheio de pequenas gavetinhas. Essas gavetas onde eram guardadas as loterias reservadas por clientes cativos da casa. Algumas delas ainda guardam os nomes dos jogadores.

  • Endere√ßo: Largo do Calhariz, 4
  • Funcionamento: 2¬™ a 6¬™ , das 08:30 √†s 20:00 | S√°bado, das 10:00 √†s 20:00

lojas curiosas em Lisboa

Sapataria do Carmo

A Sapataria do Carmo ficou na mesma fam√≠lia ao longo de 3 gera√ß√Ķes, desde sua funda√ß√£o, em 1904, at√© 2012, quando foi vendida a um grupo de empres√°rios.

Ali vendem-se sapatos de excelência, feitos à mão, fabricação portuguesa e materiais de primeira qualidade.

Ao lado da loja original foi aberto, em 2014, um novo espaço, o Shoes You by Sapataria do Carmo, quando a antiga loja passou a ser espaço de exposição.

  • Endere√ßo: Largo do Carmo 26
  • Funcionamento: 2¬™ a s√°bado, das 10h √†s 20h / Domingo, das 11h √†s 19h

Seguro viagem para LisboaSEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Se j√° est√° planejando sua viagem para Lisboa, saiba que √© fundamental fazer um bom seguro viagem, j√° que a sa√ļde em Portugal n√£o √© gratuita e, al√©m disso, voc√™ estar√° coberto para eventuais problemas com perda ou extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo, aux√≠lio jur√≠dico, entre outras tantos itens. Ningu√©m quer ter problemas durante as f√©rias, mas vai que acontece! Fa√ßa uma cota√ß√£o aqui, pois os nosso leitores tem um desconto de 10%. Bom, n√©?!

Aproveite que está por ali e visite o imperdível Convento do Carmo, que na minha opinião, é um dos postos turísticos de Lisboa mais bonitos e super fotogênico.

Igreja do Carmo Lisboa

IMPERD√ćVEL =>¬†Melhor de Lisboa a p√© ‚Äď Passeio Particular de 3 horas

Paris em Lisboa

Olha s√≥ como √© Lisboa e Portugal em geral: esta loja abriu exatamente no ano em que nasceu Fernando Pessoa, ali ao lado, no Largo de S√£o Carlos: 1888 (mesmo ano em que, no Brasil, foi assinada a Lei √Āurea).

Tudo tem muita história, não é?

Claro que na época ela fez um grande sucesso, pois naquela capital tudo o que viesse de Paris fazia sucesso.

E essa foi a primeira loja de Lisboa a se especializar na importa√ß√£o e comercializa√ß√£o de artigos de moda feminina parisiense, sendo a inspira√ß√£o para as mademoiselles lisboetas no in√≠cio do s√©culo XX, quando estavam na chamada Belle √Čpoque, onde encontravam tudo o que precisavam.

O que se vê hoje em dia no piso térreo e no piso superior são originais. O piso intermediário foi, antes, um atelier, com dezenas de costureiras trabalhando no local, trabalho que foi interrompido em 2006.

Paris em Lisboa esteve sempre na mesma fam√≠lia, mas √© uma das lojas no Chiado que foi se adaptando-se aos tempos, nas √ļltimas d√©cadas, a loja introduziu as se√ß√Ķes de perfumaria, meias, artigos de casa e malhas, interrompendo a venda de tecidos a metro – o que continua sendo feito, por√©m, em outras lojas hist√≥ricas, como a Casa Fraz√£o e a Londres Sal√£o.

  • Endere√ßo: Rua Garrett 77
  • Funcionamento: 2¬™ a s√°bado, das 10h √†s 19h

lojas com história no chiado

Floresta Pequeno Jardim

√Č uma floricultura – a √ļltima do Chiado – que fica. literalmente, no v√£o de uma escada na entrada de um pr√©dio. Tamb√©m √© das √ļltimas ‚Äúlojas de v√£o de escada‚ÄĚ do Chiado.

O Pequeno Jardim est√° desde 1922 ali vendendo suas flores diversas e coloridas.

S√£o quase 100 anos envolvendo casais apaixonados, a celebra√ß√£o de nascimentos, batizados, casamentos ou mesmo funerais… imagina quanta hist√≥ria numa pequena lojinha!!

  • Endere√ßo: R. Garrett 61
  • Funcionamento: 2¬™ a 6¬™, das 9h √†s 20h | S√°bado, das 10h √†s 20h | Domingo, das 1oh √†s 18h

floricultura em Lisboa no Chiado

Livraria Ferin

Essa é a segunda livraria mais antiga do país, de 1840. Perde somente para a Livraria Bertrandt, de 1732 que é, inclusive, a mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Falamos dela no post as livrarias mais antigas de Lisboa.

S√£o diversas se√ß√Ķes interessantes e bem servidas, como a de livros de Hist√≥ria, livros em franc√™s, livros de arte, livros raros ou antigos, livros de militaria, genealogia e her√°ldica, e de equita√ß√£o e cavalos.

S√£o seis gera√ß√Ķes cuidado da livraria, desde a sua fundadora, Maria Teresa Ferin.

Al√©m da venda de livros, l√° dentro se realiza diversos eventos, como programas de r√°dio (o ‚ÄúEnsaio Geral‚ÄĚ da antena 1 √© ali gravado) e lan√ßamentos de livros.

  • Endere√ßo: Rua Nova do Almada 72
  • Funcionamento: 2¬™ a 6¬™, das 10h √†s 20h | S√°bado, das 10h √†s 19h
 

Casa Havaneza

Como o nome indica, ela foi aberta para vender charutos de Havana, acessórios para fumador e presentes relacionados.

A abertura prov√°vel foi em 1864, no mesmo ano em que inaugurou a linha de trem entre Lisboa e Porto.

O Chiado era um bairro de elite, de intelectuais e artistas.

Escreveu Eça de Queirós, em Os Maias:

‚ÄúUm lindo Sol dourava o lajedo; batedores de chap√©u √† faia fustigavam as pilecas; tr√™s varinas, de canastra √† cabe√ßa, meneavam os quadris, fortes e √°geis na plena luz. A uma esquina, vadios em farrapos fumavam; e na esquina defronte, na Havanesa, fumavam tamb√©m outros vadios, de sobrecasaca, politicando.‚ÄĚ

Ainda hoje a loja atrai amantes do charuto e do tabaco, pois sabem que lá se podem encontrar habanos premium, mini cubanos, e marcas como Cohiba, Montecristo, Romeo y Julieta, Mokambo ou Villiger, cigarrilhas, fleur de Savane e todos os acessórios relativos ao hábito de fumar.

Ah, se quiser dar de presente, você ficará maravilhado com o embrulho e o laço, uma tradição de muitos anos.

  • Endere√ßo: Largo do Chiado 25
  • Funcionamento: Todos os dias, das 10h √†s 20h

o que ver em Lisboa

Casas Pereira

A Casas Pereira é uma pequena mercearia fina que começou suas atividades em 1930, servindo café, chá, chocolates, doces e bebidas diversas. 

Os caf√©s “da casa” s√£o os mais especiais, sendo o Imp√©rio o mais forte; o Cardeal o mediano e o Continentes¬†o mais suave.

o que fazer em Lisboa

Também merecem destaque os biscoitos artesanais de fabricação própria, que, obviamente, não se encontram em mais lugar nenhum.

A partir dos anos 90 passaram também a vender vinho do Porto e licores.

  • Endere√ßo:Rua Garret 38
  • Funcionamento: 2[ a s√°bado, das 9h √†s 19h

mercadinho no chiado

Viu como s√£o interessantes estas lojas no Chiado?

Vale a pena um passeio só passando por elas, não é?

Se quiser economizar em Lisboa, fa√ßa as contas e avalie se¬†comprar o Lisboa Card¬†n√£o √© a melhor op√ß√£o para voc√™. Ele inclui¬†acesso gratuito a 23 museus da cidade, al√©m de ser um bilhete que d√° acesso ilimitado para o transporte p√ļblico. Ele est√° dispon√≠vel para um, dois ou tr√™s dias.

Organizando sua viagem para Lisboa

Hospedagem em Lisboa

Outra coisa fundamental é escolher bem sua hospedagem em Lisboa. Pesquise bastante, porque dá pra achar bons lugares - desde hostels até hotéis boutiques ou de luxo - a preços razoáveis e de muita qualidade.

Para ajudar voc√™ a escolher, fizemos o post¬†onde ficar em Lisboa, em nosso outro blog, o Turista Profissional, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugest√Ķes de hospedagens para todos os perfis e or√ßamentos.

pontos turísticos de Lisboa

Seguro viagem para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem n√£o d√°, n√©?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro sa√ļde √© obrigat√≥rio.

Mas, pode acreditar que um¬†seguro viagem serve para muito mais do que s√≥ problemas de sa√ļde, que ali√°s, ningu√©m quer ter. Ele tem v√°rios outros benef√≠cios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jur√≠dicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que √© melhor? √Č que os¬†leitores aqui do blog tem 10% de desconto¬†para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo.¬†ūüėČ

Pegue o seu desconto aqui!

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Partindo de Lisboa voc√™ pode aproveitar para conhecer diversas cidades l√° por perto, pois ha diversas excurs√Ķes de um dia¬†que v√£o a uma ou at√© mesmo a mais de uma cidade no mesmo dia. Sim, √© poss√≠vel.

S√£o cidades como Sintra, Cascais, F√°tima, √ďbidos, √Čvora, Serra da Arr√°bida, Coimbra, Batalha, Alcoba√ßa, Nazar√©, algumas vin√≠colas... Veja algumas op√ß√Ķes de passeios abaixo:

 

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa:¬†Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 √†s 13:00
  • Consulado Geral do Brasil:¬†rua Ant√≥nio Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 √†s 15:00
  • Bancos:¬†de segunda a sexta, das 8:30 √†s 15:00
  • Metr√ī:¬†todos os dias, das 6:30 √† 1:00
  • Farm√°cias:¬†em geral, de segunda a sexta das 9:00 √†s 19:00 e aos s√°bados das 9:00 √†s 13:00. Nos hor√°rios e dias que est√£o fechadas h√° sempre na porta uma indica√ß√£o de qual √© a farm√°cia de plant√£o 24 horas mais pr√≥xima.
  • Shoppings:¬†todos os dias, das 10:00 √†s 23:00
  • Restaurantes:¬†o almo√ßo costuma ser das 12:00 √†s 15:00 e o jantar das 19:00 √†s 22:00

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

1 COMENT√ĀRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here