Bairro do Chiado em Lisboa

Um dos bairros de Lisboa mais conhecidos é o Chiado, vizinho de outro bairro igualmente famoso, o Bairro Alto.

O Chiado se localiza em uma colina e, justamente por isso, suas ruas contam com  muitas ladeiras; portanto, entenda que vai ter que encarar um sobe e desce ao caminhar pelas ruas do Chiado.

Mas não se assuste, o charmoso bairro do Chiado encanta aos viajantes e tem que estar em seu roteiro por Lisboa.

=> Leia mais:

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com 10% de desconto)

Bairro do Chiado em Lisboa

Dicas para visitar o Chiado

A principal característica do Chiado é sua quantidade de bares, cafés, restaurantes e efervescência artística, que tem origem no passado, quando a região era bastante frequentada por artistas, intelectuais e boêmios.

Além de vida noturna animada, o bairro possui construções históricas, datadas do século XVIII, fazendo com que uma visita seja interessante tanto de dia quanto de noite.

Uma curiosidade do bairro é que ele passou por um terrível incêndio em 1988 que praticamente destruiu a região, mas uma força tarefa envolvendo governo e doações fizeram com que o Chiado fosse reconstruído, mantendo-se da melhor forma possível a arquitetura original.

O bairro também é bastante conhecido por ser um ótimo destino para compras em Lisboa, afinal, são inúmeras as lojas do Chiado espalhadas pelas suas ladeiras.

Conheça os principais pontos e o que fazer no bairro Chiado em Lisboa!

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com 10% de desconto)

O que fazer no Chiado

Livraria Bertrand

A Livraria Bertrand virou atração turística da cidade por conta de sua origem, datada de 1732.

Ela está até no livro dos recordes, porque ela não só é umas das livrarias mais antigas de Lisboa, mas também a mais antiga livraria ainda em funcionamento em todo mundo.

A idade avançada do estabelecimento proporcionou à livraria Bertrand visitas ilustres como Eça de Queiroz, entre outras figuras famosas. A Livraria Bertrand fica na Rua Garret.

Livraria Bertrand Lisboa

Café A Brasileira

Quase vizinho à livraria encontra-se o Café A Brasileira, bem conhecido em Lisboa por proporcionar excelentes cafés oriundos do Brasil.

A cafeteria também é antiga, fundada em 1905, e, assim como a Livraria, era reduto de intelectuais e artistas, incluindo Fernando Pessoa.

O escritor ia tanto no Café, que existe uma estátua em tamanho real em sua homenagem na porta do estabelecimento. Point de turistas, claro!

=> Para ler mais: 7 cafés tradicionais em Lisboa

Estátua de Fernando Pessoa Café A Brasileira
Estátua de Fernando Pessoa em frente ao Café A Brasileira

Praça Luís de Camões no Chiado

Praças são sempre lugares que acabamos passando durante as andanças em viagens, e às vezes nem damos a devida importância.

No caso do bairro Chiado em Lisboa, você vai se deparar com a Praça Luís de Camões, em homenagem ao escritor português, que também conta com uma estátua do artista no centro da praça.

Praça Luis de Camões Choado Lisboa

Museu de São Roque

Outro ponto de visitação que entra para a lista de “mais antigos de Lisboa” e que também fica no bairro Chiado.

Já deu pra perceber que o Chiado é realmente rico em história, né?

O Museu de São Roque foi fundado em 1905 e conta com um acervo sobre arte sacra.

Convento do Carmo

Inaugurado no século XV, o Convento do Carmo foi a principal igreja gótica da cidade durante um período, mas teve parte de sua construção destruída no terremoto que devastou Lisboa em 1755.

É por isso que a construção até hoje possui uma parte sem o teto, somente com os arcos da igreja. E é justamente isso que faz do Convento do Carmo um lugar lindo para se visitar.

Igreja do Carmo Lisboa

Elevador de Santa Justa

Outra atração turística de Lisboa se encontra no Chiado. É o elevador de Santa Justa, que é conhecido como Elevador Do Carmo.

Construído há mais de 100 anos e feito de ferro, ele liga a Cidade Baixa à Cidade Alta e oferece uma vista incrível da região.

=> Leia mais: Conheça os 4 elevadores em Lisboa

Elevador de Santa Justa Chiado Lisboa

Compras no Chiado

Além das atrações históricas, o bairro do Chiado é conhecido por ser um destino de compras em Lisboa.

São diversas lojas de produtos diversos e preços variados que se encontram pelas ruas do charmoso bairro português, tanto marcas mais chiques quanto artesanato e coisas antigas.

Um dos espaços mais conhecidos, que é também um dos principais shoppings em Lisboa, é o centro comercial Armazéns do Chiado, que conta com três andares de lojas, incluindo artesanato local.

Armazéns do Chiado em Lisboa

=> Leia mais: Como funciona o Tax Free em Portugal

Hospedagem no Chiado

Se hospedar no Chiado é uma boa opção para quem vai a Lisboa e gosta de fazer coisas a pé, já que muitas atrações ficam por ali mesmo.

É também ótimo para sentir o clima em Lisboa, pois é um bairro histórico e muito charmoso.

Só tenha em mente que existem muitas ladeiras pelas ruas do bairro, embora nada absurdo, em geral.

O bairro conta com hotéis de ótima qualidade, de todas as estrelas, e também hostel para quem busca algo mais barato e descontraído. Aliás, você sabia que muitos hostels de Lisboa estão entre os melhores do mundo?

Se quiser economizar em Lisboa, faça as contas e avalie se comprar o Lisboa Card não é a melhor opção para você. Ele inclui acesso gratuito a 23 museus da cidade, além de ser um bilhete que dá acesso ilimitado para o transporte público. Ele está disponível para um, dois ou três dias.

 

Tem também opções de apartamentos para alugar.

Agora, é importante se atentar que, por ser um bairro famoso e histórico, os preços acompanham a localidade, então, dê uma boa pesquisada nos preços, há diversas opções de hospedagem no Chiado e com certeza você vai encontrar um preço com qualidade de acordo com o que procura.

=> Leia mais: Onde ficar em Lisboa

Gastronomia

Não tenha dúvida que você vai comer bem no Chiado, já que o bairro boêmio tem cafés e restaurantes espalhados por todo canto de suas ruas. Saia caminhando e veja qual lugar te apetece mais!

No entanto, alguns nomes chamam atenção.

Além do já citado e famosíssimo Café A Brasileira, o Chiado também conta com o Fábulas, um dos clássicos cafés do bairro, que servem pratos também. Outro lugar recomendado para comer é o Das Flores, um dos restaurantes famosos.

Café A Brasileira em Lisboa

A Cervejaria Trindade oferece pratos típicos portugueses em um ambiente onde antigamente funcionava um convento. A construção original do local é datada em 1294, ou seja, comer na Cervejaria Trindade é como se fosse visitar um museu!

Para sobremesa, a sorveteria Santini é uma das indicadas no Chiado (existem algumas espalhadas por Lisboa), assim como a Manteigaria, conhecida pelos típicos pastéis de nata.

Organizando sua viagem para Lisboa

Hospedagem em Lisboa

Outra coisa fundamental é escolher bem sua hospedagem em Lisboa. Pesquise bastante, porque dá pra achar bons lugares - desde hostels até hotéis boutiques ou de luxo - a preços razoáveis e de muita qualidade.

Para ajudar você a escolher, fizemos o post onde ficar em Lisboa, em nosso outro blog, o Turista Profissional, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões de hospedagens para todos os perfis e orçamentos.

pontos turísticos de Lisboa

Seguro viagem para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Partindo de Lisboa você pode aproveitar para conhecer diversas cidades lá por perto, pois ha diversas excursões de um dia que vão a uma ou até mesmo a mais de uma cidade no mesmo dia. Sim, é possível.

São cidades como Sintra, Cascais, Fátima, Óbidos, Évora, Serra da Arrábida, Coimbra, Batalha, Alcobaça, Nazaré, algumas vinícolas... Veja algumas opções de passeios abaixo:

 

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here