Panteão Nacional de Lisboa

Todo viajante que quer aproveitar ao máximo um passeio precisa ter uma listinha completa dos principais pontos turísticos do destino. Por isso, quando for programar o que fazer em Lisboa é importante não esquecer de colocar o Panteão Nacional de Lisboa em sua lista.

O prédio, que inicialmente foi construído para abrigar a Igreja de Santa Engrácia, hoje conta muito da história de Portugal.

Nele, você vai encontrar desde um anfiteatro voltado para a entoação de cânticos religiosos, até túmulos de pessoa importantes.

Preparado para conhecer esse local surpreendente em sua viagem para Lisboa?

Então, conheça aqui os detalhes para aproveitar o passeio da melhor forma possível!

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com 10% de desconto)

História do Panteão Nacional de Lisboa

Inverno em Lisboa

O Panteão Nacional foi fundado na 2ª metade do século XVI, mas foi reconstruído pelo arquiteto João Antunes. Inicialmente, a obra deveria abrigar a Igreja de Santa Engrácia, mas ela enfrentou uma fase complicada e acabou não sendo finalizada.

Panteão Nacional de LisboaJá no ano de 1682, o projeto de João Antunes começou a caminhar. Contudo, mesmo assim, a obra ficou sem telhado por muitos anos. Apenas no início da década de 1960 o Estado Novo resolveu terminar a obra, que já tinha ficado famosa na região, por nunca ter sido terminada. Foi também nessa época que o local, que seria uma igreja, foi transformado no Panteão Nacional.

O projeto ganhou duas cúpulas e o interior da obra foi revestido com pedrarias. A data escolhida para a inauguração da construção foi a do quadragésimo aniversário do Estado Novo, em 7 de dezembro de 1966.

Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui!

O espaço, desde então, é usado para homenagear grandes nomes da história portuguesa. Na nave central estão homenageados:
  • Camões;
  • Vasco da Gama;
  • D. Nuno Álvares Pereira;
  • Afonso de Albuquerque;
  • Pedro Álvares Cabral e o Infante D. Henrique.

Panteão Nacional de Lisboa

Nesses casos, não há os restos mortais das pessoas no ambiente. Foi feito um memorial fúnebre para homenageá-los.

Já para as salas tumulares foram transferidas algumas pessoas que estavam sepultadas no Mosteiro dos Jerónimos. Dentre as personalidades que agora estão no local, o visitante pode encontrar:

  • Os ex-presidentes da República: Teófilo Braga, Óscar Carmona e Sidónio Pais;
  • Os escritores Almeida Garrett, Guerra Junqueiro e João de Deus;
  • O General Humberto Delgado;
  • A fadista Amália Rodrigues;
  • O primeiro presidente da República, Manuel de Arriaga;
  • A escritora Sophia de Mello Breyner Andresen;
  • O escritor Aquilino Ribeiro;
  • O futebolista Eusébio da Silva Ferreira, entre outros.

Vale a pena => Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

Panteão Nacional de Lisboa

Leia também:

Como é a visita ao Panteão Nacional de Lisboa

O passeio é inesquecível, pois o ambiente reserva muito da história e da cultura portuguesa. Além disso, o prédio barroco está em frente ao Tejo, o que proporciona uma vista única da cidade e das águas.

Os mármores coloridos da decoração, aliados à cúpula moderna dão um charme a mais ao prédio, que é considerado como Monumento Nacional.

Durante a visita, será possível observar as belas paredes onduladas da cúpula central, bem como as particularidades das salas tumulares, que recebem os restos mortais de figuras importantes.
Ainda dentro do Panteão Nacional é possível visitar:
  • Coro-Alto: local no qual há cânticos religiosos;
  • Centro de Interpretação: onde foi celebrada a missa de inauguração;
  • Salas de Exposição: abriga exposições temporárias;
  • Terraço: onde você poderá ver uma das paisagens mais bonitas de Lisboa.
Panteão Nacional de Lisboa
Panteão Nacional de Lisboa

Informações práticas

Endereço: Campo de Santa Clara, 1100-471, Lisboa

Horário: abre das 10h às 17h, de outubro até março. Já de abril a setembro o horário de funcionamento se estende até 18h.

Ele fica fechado às segundas e também nos dias:

  • 1º de janeiro;
  • Domingo de Páscoa;
  • 1º de maio;
  • 13 de junho e 24 e 25 de dezembro

Preço: 4 Euros

Site: http://www.panteaonacional.gov.pt

Seguro viagem para LisboaSEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Se já está planejando sua viagem para Lisboa, saiba que é fundamental fazer um bom seguro viagem, já que a saúde em Portugal não é gratuita e, além disso, você estará coberto para eventuais problemas com perda ou extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo, auxílio jurídico, entre outras tantos itens. Ninguém quer ter problemas durante as férias, mas vai que acontece! Faça uma cotação aqui, pois os nosso leitores tem um desconto de 10%. Bom, né?!

Como chegar ao Panteão Nacional

Há várias opções, tais como:
  • ônibus: 712, 728, 734, 735, 704, 745, 759, 781, 782
  • Elétrico (bonde): 28
  • Metrô: estação de Santa Apolónia (+ pequena caminhada)

Esse é um passeio incrível, para quem quer ter uma vista bonita da cidade de Lisboa, tirar lindas fotos do terraço e ainda adquirir conhecimento sobre a história de Portugal. Não deixe de visitar!

Se for fazer essa visita numa terça-feira ou num sábado, aproveite para conhecer também a Feira da Ladra, que acontece bem lá ao lado e é uma das atrações de Lisboa que as pessoas costumam gostar bastante. 😉

Imperdível => Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais

feira da Ladra em Lisboa

Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa

E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!

Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos no nosso outro blog, o Turista Profissional, sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.

dicas de viagem para Lisboa

Seguro Viagem Para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira aqui a que horas os estabelecimentos abrem e fecham, para poder organizar melhor o seu dia em Lisboa, bem como alguns endereços que são bons de você ter anotados, caso precise.

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa. Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.

 

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here