Café A Brasileira em Lisboa

Tudo pronto para a sua viagem para Lisboa?

Não se esqueça de preparar a mala com roupas que atendam à estação e que proporcionem conforto durante o passeio. Além disso, garanta que incluiu tudo o que precisa em sua listinha de o que fazer em Lisboa, para não deixar de visitar nenhum ponto importante.

Você se lembrou de anotar sobre o Café A Brasileira?

Esse local não pode faltar em seu passeio. Café tradicional, é considerado um dos principais pontos da cidade.

O dono da cafeteria foi pioneiro nesse tipo de negócio em Portugal. Você não vai deixar de visitá-la, não é?

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com 10% de desconto)

A Brasileira em Lisboa

Saiba mais sobre o café A Brasileira

Tudo começou em 1903, quando Adriano Teles, que tinha vindo para o Brasil como imigrante, voltou para Portugal e resolveu inovar.

Na época, os portugueses não tinham o costume de sair de casa para ir a uma cafeteria, ou seja, A Brasileira foi pioneira.

Para lançar o que era novidade no seu país de origem, Adriano decidiu abrir uma loja que era especializada em café produzido no estado de Minas Gerais e assim nasceram “As Brasileiras”.

A primeira foi no Porto e gerou um grande desafio ao dono. Afinal, se os portugueses não estavam acostumados a sair de casa para beber café, ele teria que introduzir esse costume.

Foi então que decidiu oferecer uma xícara da bebida para todos os que iam comprar os grãos de café em sua loja. Ele passou 13 anos fazendo isso, para poder atrair a população.

cafeteria em Lisboa

Pouco a pouco, o café de Teles foi ficando famoso e ele expandiu. Em 1905 abriu a loja de café importado do Brasil em Lisboa, no Chiado. Depois teve outra cafeteria no Rossio e expandiu o negócio para Braga, Aveiro, Coimbra e Sevilha.

Com o slogan que marcou gerações, que dizia “O melhor café é o d’A Brasileira”, Adriano fez sucesso no empreendimento. Hoje, a sua loja é uma das principais atrações de Lisboa.

Há também quem revele que foi na cafeteria de Teles que o termo “bica”, que é usado por portugueses para pedir um cafezinho, teria nascido. A palavra teria sido originada da abreviação de “Beba Isto Com Açúcar”. Essa foi mais uma campanha feita por Adriano, para popularizar a bebida em seu país de origem.

o que fazer em Lisboa Cafeteria A Brasileira

Por que visitar o café A Brasileira do Chiado?

Além da tradição e da história, que você já conheceu, a cafeteria precisa estar em sua lista de atrações de Lisboa também por sua fachada. A do Chiado foi feita em 1922 pelo arquiteto Norte Júnior e conta muito da história.

O café também conta com Arte Déco no interior, que usa madeira, mármore e muitos espelhos. A decoração é espetacular.

o que ver em Lisboa

Como toda boa cafeteria, ela também recebeu amigos que se encontravam para debater sobre diversos assuntos.

Dentre eles, escritores e artistas que faziam as chamadas tertúlias literárias, que eram encontros para discutir sobre literatura. Isso fez com que o café seja considerado um ponto importante para o desenvolvimento intelectual e cultural de Portugal.

Alguns dos participantes das tertúlias literárias também deixaram lindas telas, que faziam parte da decoração da cafeteria, transformando o local em um museu de arte moderna em Lisboa. As obras permaneceram lá até o ano de 1971, quando foram levadas para museus.

onde comer em Lisboa

Dentre os frequentadores do A Brasileira estava Fernando Pessoa, que em 1980 recebeu uma estátua de bronze em sua homenagem. Ao visitar o local, você poderá vê-la em frente à cafeteria do Chiado.

Estátua de Fernando Pessoa Café A Brasileira
Estátua de Fernando Pessoa em frente ao Café A Brasileira

Além de todos esses atrativos para colocar esse café em sua lista de atrações em Lisboa, vale lembrar que se você é apaixonado pela bebida, encontrará um local especial para degustá-la se for até A Brasileira.

Ela está localizada à Rua Garret, nº 122, no Largo do Chiado. De metrô, você pode descer na estação Baixa-Chiado e caminhar um pouquinho.

Gostou da dica? Então aproveite o passeio e deguste uma boa bica!

Dicas extras para uma viagem incrível para Lisboa

Algo que não pode faltar no planejamento da sua viagem para Lisboa é a escolha  da hospedagem. Ninguém quer viajar para ficar num lugar ruim ou mal localizado, né?! E, se puder não ter que pagar uma fortuna para ficar em um bom lugar, melhor ainda.

Desta forma, indicamos a leitura de um post super completo que escrevemos no nosso outro blog, o Turista Profissional, sobre onde ficar em Lisboa. Ali apresentamos os melhores bairros para se hospedar e sugestões de boas hospedagens, sejam hostels, hotéis boutique ou hotéis de luxo.

pontos turísticos de Lisboa

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, saiba que é muito fácil. Há várias excursões de um dia partindo de Lisboa para destinos diversos. Algumas delas vão a mais de um destino no mesmo passeio, o que seria muito difícil fazer usando o transporte público.

Dentre as cidades mais procuradas estão: Sintra, Cascais, Fátima, Óbidos, Évora, Serra da Arrábida, Coimbra, Batalha, Alcobaça, Nazaré, algumas vinícolas...

 

Seguro viagem para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here