Festas dos Santos Populares em Lisboa

Se você fizer uma viagem para Lisboa no meio do ano, mais precisamente no mês de junho, vai se surpreender com a animação do povo português.

Isso porque, os turistas vão presenciar uma cidade alegre, com muitas cores pelas ruas e festa por toda parte. Com vários arraiás, marchinhas tradicionais, comidas típicas e muita folia, pois os bairros comemoram os Santos Populares em Lisboa em um tom de mistura de Carnaval com Festas Juninas.

Cada município de Portugal tem o seu padroeiro, sendo as festas de Santo António em Lisboa, a mais famosa delas.

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com 10% de desconto)

Santos Populares em Lisboa

Inspiradas no santo mais venerado na cidade, a comemoração iniciou-se no ano de 1932. Desde então, é celebrada anualmente por toda a capital, misturando lazer, cultura, música e gastronomia. 

Santos Populares em Lisboa

As festividades ocorrem de forma separada, ou seja, cada bairro prepara e comemora o seu próprio “arraial”.

Os mais tradicionais bairros são o da Alfama, Graça e Mouraria.

Em particular, a Alfama, pode-se dizer que é mais movimentada, e, se você for o tipo de turista que gosta de ver muitas pessoas, esse é o lugar certo.

Já se for o caso de querer um lugar mais tranquilo, existem ótimas opções de bairros um pouco mais afastados do centro, com um ambiente mais de quermesse de interior.

Em outras palavras, tem muito o que fazer em Lisboa, para todos os tipos de público. 

Festa de Santo Antonio em Lisboa

O dia 12 de junho é uma data especial para os portugueses, pois é neste dia que iniciam-se oficialmente as comemorações dos Santos Populares em Lisboa, em especial Santo António.

Durante a tarde, é tradição em Portugal que 16 casais apaixonados se casem em um grande evento que é transmitido para o país. As noivas recebem um vaso de manjerico, um parente do manjericão, como uma forma de pedido de casamento um ano antes da data, ou seja, consolidando o noivado.

A tradição diz que as mulheres devem cuidar da planta por um ano e colocá-las nas janelas no dia 12. Portanto, é comum vermos vários desses vasos espalhados pelos bairros.

Se quiser economizar em Lisboa, faça as contas e avalie se comprar o Lisboa Card não é a melhor opção para você. Ele inclui acesso gratuito a 23 museus da cidade, além de ser um bilhete que dá acesso ilimitado para o transporte público. Ele está disponível para um, dois ou três dias.

O grande ápice das festas dos Santos Populares em Lisboa acontece na noite do dia 12 para o dia 13 de junho, feriado pelo Dia de Santo António.

O desfile das marchas tem início nesta noite tão especial. É um show de apresentações musicais, danças, cheio de cores e muita cultura presente.

Um dos ritmos mais marcantes é o das músicas “pimbas”, com letras a princípio inocentes, mas com duplo sentido e que levam humor em suas canções. 

As comemorações costumam ir até o sol raiar e, para isso, é necessário muita energia e disposição para manter esse agito todo.

As sardinhas na brasa são as grandes estrelas da festa e o cheiro toma conta de toda a cidade.

sardinhas em Lisboa

Não a toa, as sardinhas estilizadas são o símbolo que marca o evento.

Inclusive, todos os anos uma empresa promove um concurso para escolher as novas sardinhas ilustradas que vão enfeitar toda a cidade durante o mês de junho e até viram souvenier.

souvenier em Lisboa

Já as bebidas, os imperiais (famosas cervejas de pressão) e as minis (200 ml) são os líquidos mais consumidos. Para quem não gosta desse tipo, sangria, vinhos branco ou verde geladinhos também são boas opções para se refrescar do calor. 

As celebrações dos Santos Populares em Lisboa é uma experiência que você deve ter pelo menos uma vez na vida.

De alguma forma, embora as festas juninas no Brasil sejam, na sua essência, multiculturais, o formato originou-se nas comemorações dos Santos Populares em Portugal.

Misture a isso um pouco do agito do Carnaval brasileiro e você tem um evento imperdível que acontece todos os anos, regado a muita tradição.

Vale lembrar que a prefeitura da cidade divulga panfletos com a programação completa, para que você se oriente e escolha a opção que mais lhe agradar. 

Leia também:

Organizando sua viagem para Lisboa

Hospedagem em Lisboa

Outra coisa fundamental é escolher bem sua hospedagem em Lisboa. Pesquise bastante, porque dá pra achar bons lugares - desde hostels até hotéis boutiques ou de luxo - a preços razoáveis e de muita qualidade.

Para ajudar você a escolher, fizemos o post onde ficar em Lisboa, em nosso outro blog, o Turista Profissional, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões de hospedagens para todos os perfis e orçamentos.

pontos turísticos de Lisboa

Seguro viagem para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Partindo de Lisboa você pode aproveitar para conhecer diversas cidades lá por perto, pois ha diversas excursões de um dia que vão a uma ou até mesmo a mais de uma cidade no mesmo dia. Sim, é possível.

São cidades como Sintra, Cascais, Fátima, Óbidos, Évora, Serra da Arrábida, Coimbra, Batalha, Alcobaça, Nazaré, algumas vinícolas... Veja algumas opções de passeios abaixo:

 

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here