Bairro Príncipe Real em Lisboa

O bairro Príncipe Real em Lisboa é uma região residencial da capital portuguesa que vem chamando atenção nos últimos tempos por ter se tornado mais um point cultural, cheio de bons restaurantes e lojas transadinhas.

Em 2018, numa votação internacional da revista Time Out, ele ficou em 5º lugar como o bairro mais cool do mundo. E olha que a galera que votou entende do assunto!

A região se tornou, em especial, um ótimo destinos de compras, cheia de lojas estilosas e diferentes, com um “q” mais sofisticado.

No bairro aconteceu mais ou menos a mesma história da região onde fica a LX Factory: edifícios antigos e meio decadentes foram reaproveitados de uma maneira bem criativa e se tornaram lojas, cafés…

Ele fica coladinho ao Bairro Alto, mas ao meu ver, a grande vantagem aqui é a ausência de muvuca turística, como vemos em outros bairros de Lisboa, por exemplo, no Chiado, que está sempre lotado de gente para todos os lados. 

Príncipe Real - Lisboa

Ainda que ele esteja na moda e já se veja bastante turistas por lá, em nada se compara com seus bairros vizinhos, nos possibilitando um passeio mais tranquilo e podendo conhecer uma Lisboa mais autêntica.

Hoje, o Príncipe Real é um dos pontos interessantes de se visitar em Lisboa e vale a pena dar um pulinho por lá.

bairro Príncipe Real

Bairro Príncipe Real em Lisboa

O nome Príncipe Real é em homenagem ao filho primogênito de D. Maria II e D. Fernando, que ascendeu ao trono aos 16 anos, após a morte da mãe.

O bairro é residencial, mas nem por isso deixa de ter atrativos, aliás, é justamente essa característica menos turística que faz com que o bairro Príncipe Real em Lisboa seja diferente dos demais.

Nele é possível sentir como é o clima da cidade de forma mais autêntica, como se fosse um morador, mas sem perder as atrações que todo turista gosta. Isso porque o local é cheio de parques, lojas, restaurantes e prédios com uma arquitetura de chamar atenção.

Entre as principais ruas do bairro para se bater perna estão a Rua da Escola Politécnica, a Rua Dom Pedro V e a Rua de São Bento.

Veja agora o que fazer no Príncipe Real!

O que visitar no bairro Príncipe Real

O que visitar no Príncipe Real

Vou citar aqui alguns lugares, mas entenda que, no Príncipe Real em Lisboa, o turismo não é lá muito tradicional, pois não há muitas atrações turísticas no sentido pleno da expressão, rsrs.

A proposta é conhecer o bairro de um modo geral: ver seus pomposos edifícios, comer em alguns dos seus restaurantes descolados, entrar para dar uma olhadinha nas suas lojas diferentonas (mesmo que não compre nada)…

☛ Leia também:

Príncipe Real - Lisboa

Jardim do Príncipe Real

Este jardim já tem um ar romântico e fica em cima de um reservatório do século XIX. Ele é coração do bairro, pois quase tudo fica a sua volta.

Na praça em si há dois quiosques, um Ask Me Lisboa (para informações turísticas) e um parquinho para crianças (minhas filhas adoraram brincar lá).

Parquinho no Príncipe Real

Em volta da praça você irá encontrar vários lugares bacanas, como a famosa concept store Embaixada (falo dela mais abaixo) e o restaurante do Jamies Oliver, que é ótimo!

Anote aí: uma outra pracinha do bairro, que se você tiver tempo vale a pena conhecer e curtir a vibe é a Praça da Flores.

Príncipe Real - Lisboa

Palacete dos Anjos

Construído em 1875, já foi residência particular e hoje em dia abriga comércios, mantendo as características arquitetônicas originais.

  • Praça do Príncipe Real, 22

Elevador da Glória

É um dos quatro elevadores em Lisboa e liga a Praça dos Restauradores, na Baixa, ao Jardim de São Pedro de Alcântara no Bairro Alto, bem da “fronteira” com o Príncipe Real.

  • Calçada da Glória 

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Pertence à Universidade de Lisboa. Em sua coleção, é possível encontrar diversos animais preservados, já que é um dos principais museus do país nessa área. A parte dedicada aos dinossauros costuma ser pedida certa para quem viaja com crianças. 😉

Não deixe de reparar, do outro lado da rua e um pouquinho mais a frente, o imponente prédio da Imprensa Nacional.

  • Rua da Escola Politécnica, 56

☛ Leia também: Os melhores museus em Lisboa

Museu de Historia Natural de Lisboa

Jardim Botânico

Ao lado do Museu Nacional de História Natural está o Jardim Botânico de Lisboa, perfeito para um passeio e contato com a natureza. São mais de 4 hectares de plantas de diversas partes do mundo!

  • Rua da Escola Politécnica 56/58

Museu de São Roque

Inaugurado no início século XX, o museu fica bem na divisa com o bairro vizinho (Bairro Alto), com uma coleção de pinturas do século XVI dedicadas a São Roque.

  • Largo Trindade Coelho

Casa Museu Amália Rodrigues

Como o nome já indica, o museu funciona onde era a casa da fadista portuguesa mais famosa, Amália Rodrigues.

As visitas aos cômodos onde a cantora viveu são guiadas e duram cerca de 30 minutos.

  • Rua de São Bento , 193

Miradouro São Pedro de Alcântara

Tecnicamente, ele já fica no Bairro Alto, mas como está super pertinho da Praça do Príncipe Real, vale a pena caminhar até lá, pois este é um dos miradouros de Lisboa que irá te garantir um visual lindo da cidade.

Lisboa

Bares, cafés e restaurantes no Príncipe Real

Uma coisa que rapidamente você irá perceber é que há muitos restaurantes bacanas no Príncipe Real, além de cafés, bares, casas de chá… Difícil é escolher onde ir.

Para facilitar um pouco a sua vida, aqui vão algumas sugestões:

Jamie`s Italian: Restaurante do famoso chef Jamie Oliver, obviamente de comida italiana, mas com toques de ingredientes portugueses, como o queijo da Ilha.

  • Praça do Príncipe Real. 28A

Restaurante Jamie's Oliver em Lisboa

Sumaya: Restaurante novo de comida de origem libanesa.

  • Rua da Escola Politécnica, 40 

Cinco Lounge: Bar com destaque para alguns dos melhores cocktails de Lisboa.

  • Rua Ruben A. Leitão, 17A

Lost In: Este local é um terraço com arquitetura inspirada na Índia. Refeições são servidas durante todo o dia.

  • Rua Dom Pedro V, 56-D

Tease: Se você gosta de cupcakes, precisa passar no Tease.

  • Rua Quintinha, 70B

Zazah: Restaurante comandado por um chef brasileiro e criado com o intuito de trazer os “ares cariocas para Lisboa”.

  • Rua de São Marçal, 111

Pavilhão Chinês: Um bar com cinco salas decoradas pela coleção do próprio dono. O local mais se parece um museu por conta da quantidade e época as peças.

  • Rua Dom Pedro V, 89

The Insólito: Destaque para a vista do terraço.

  • Rua de São Pedro de Alcântara, 83

Os Tibetanos: serve comida vegetariana. Sim, acredite, há ótimos restaurantes vegetarianos em Lisboa.

  • Rua do Salitre, 117

Gin Lovers & Less: Restaurante que fica dentro da galeria Embaixada, com um toque refinado e bem contemporâneo.

  • Praça do Príncipe Real, 26

Restaurante no Príncipe Real

A Cevicheria: Como o próprio nome indica, o local é especializado em ceviche, o famoso prato de peixe regado à limão.

  • Rua Dom Pedro V, 129 

Yakuza: Restaurantes japonês famoso em Lisboa, fica na antiga Real Fábrica das Sedas.

  • Rua da Escola Politécnica, 231

Café Príncipe Real: Pertence ao hotel Memmo Príncipe Real e serve pratos portugueses e internacionais.

  • Rua D. Pedro V, 56 J

Tapisco: Gastronomia espanhola e portuguesa é o que você vai encontrar no restaurante Tapisco.

  • Rua D. Pedro V, 81 

El Clandestino: Com sabores peruanos e mexicanos.

  • Rua da Rosa, 321 

Gelato Mú e Doce Real: Ótimas para quem busca docinhos.

  • Rua Dom Pedro V, 145
Seguro viagem para LisboaSEGURO VIAGEM COM DESCONTO Se já está planejando sua viagem para Lisboa, saiba que é fundamental fazer um bom seguro viagem, já que a saúde em Portugal não é gratuita e, além disso, você estará coberto para eventuais problemas com perda ou extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo, auxílio jurídico, entre outras tantos itens. Ninguém quer ter problemas durante as férias, mas vai que acontece! Faça uma cotação aqui, pois os nosso leitores tem um desconto de 5% usando o cupom VIAGEMLISBOA. E se pagar em boleto, ganha mais 5%. Bom, né?!

Compras no Príncipe Real

Embaixada: É um antigo palácio do século XIX que foi transformado em uma galeria comercial onde é possível encontrar lojas de design, moda e artesanato. O lugar é simplesmente lindo!!!

  • Praça do Príncipe Real, 26

Loja Embaixada

New Black Urban Concept Store: Loja de roupas femininas e acessórios, com marcas renomadas.

  • Rua Dom Pedro V, 120

Mercado Entre Tanto: No Palácio Castilho, datado do século XVIII, o mercado conta com diversas lojas que vendem apenas produtos de marcas e designers brasileiros.

  • Rua da Escola Politécnica, 42

Lojas do Príncipe Real - Lisboa

Lidija Kolovrat: Uma das loja de design mais conhecidas do bairro.

  • Rua Dom Pedro V, 79

Amazingstore: É uma mistura de loja e cafeteria com produtos de design, incluindo de material reciclável.

  • Rua Dom Pedro V, 77

Solar: O Solar faz parte do seleto grupo de lojas que ganharam o “selo” Lojas com História. Trata-se de um antiquário especializado em azulejos datados desde  século XV.

  • Rua Dom Pedro V, 70

Loja Solar em Lisboa

E saiba que existe Tax Free em Portugal, portanto, sempre pergunte na loja se eles têm, pois isso significa uma economia nas suas compras, já que receberá parte do imposto pago de volta.

Hospedagem no Príncipe Real em Lisboa

Hotel Memmo Princípe Real é um dos hotéis mais famosos do bairro Príncipe Real em Lisboa. Com 5 estrelas, a hospedagem é membro da Design Hotels e a construção dá de cara com um mirante da cidade, fazendo com que a estadia seja mais maravilhosa ainda.

Além dele, você também tem como opções:

Como chegar ao Príncipe Real? 

Há várias maneiras de chegar ao bairro usando os transportes públicos de Lisboa

A opção mais charmosa e que te deixa bem na Praça do Príncipe Real é o elétrico 24 (bonde). Esta linha ficou parada por mais de 20 anos, mas, para nossa sorte, desde abril de 2018 o 24 voltou a circular e faz o trajeto entre a Praça Luíz de Camões, no Chiado, até Campolide.

É uma rota bem bonita, o que o torna um dos bondes de Lisboa ótimos para um city tour, junto com o famoso elétrico 28.

Como chegar ao bairro Príncipe Real

Outras opções são usar o metrô de Lisboa e descer na estação Rato e fazer uma pequena caminhada; o ônibus 758 ou ainda o elevador da Glória.

Leia mais: Príncipe Real, em Lisboa: palacetes, compras e boa mesa

Como chegar ao Príncipe Real em Lisboa

Se quiser economizar em Lisboa, faça as contas e avalie se comprar o Lisboa Card não é a melhor opção para você. Ele inclui acesso gratuito a 23 museus da cidade, além de ser um bilhete que dá acesso ilimitado para o transporte público. Ele está disponível para um, dois ou três dias.

Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa

E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!

Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos no nosso outro blog, o Turista Profissional, sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.

dicas de viagem para Lisboa

Seguro viagem para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

Aqui no blog temos uma parceria com a Seguros Promo, e por isso, temo um cupom de desconto, o VIAGEMLISBOA. Basta inserir na hora de fechar o pagamento. 😉

Faça uma cotação aqui!

Seguro Viagem: Europa
GTA 60 EUROMAX GTA 60 EUROMAX Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 23/dia*
TA 40 Especial - Internacional TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 10/dia*
AT 40 INTER AT 40 INTER Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.500 (COMPLEMENTAR) R$ 26/dia*

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira aqui a que horas os estabelecimentos abrem e fecham, para poder organizar melhor o seu dia em Lisboa, bem como alguns endereços que são bons de você ter anotados, caso precise.

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 20:00

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa. Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here