Passear pela Europa é ter a oportunidade de visitar diversas culturas e povos que convivem próximos. Alguns destinos tendem a ser mais caro que outros, mas, no final, todos valem a pena de ser visitados.
A grande vantagem de Lisboa, neste caso, é que ela não está na lista das cidades mais caras de se visitar na Europa, é um dos destinos mais encantadores e valorizados do continente e ainda tem a grande vantagem de ter muitos lugares para visitar em Lisboa grátis.
Então, neste post vamos te apresentar 18 opções de passeios e o que fazer de graça em Lisboa, mas já sabendo que existem outras muitas opções. 😉
O que fazer em Lisboa de graça?
Parque Eduardo VII
Logo no centro da capital portuguesa, você tem a chance de visitar o Parque Eduardo VII.
Esse passeio é gratuito e oferece oportunidades de momentos memoráveis. Lá, você encontrará um ambiente a céu aberto, um belo visual, com um clima maravilhoso e terá a garantia de ótimas fotos.
Você pode ir descendo os seus jardins e, naturalmente, chegará à Avenida da Liberdade, outra atração gratuita em Lisboa.
Confira => Passeios em Lisboa e arredores
Avenida da Liberdade
Você pode ter acesso ao centro de Lisboa por meio da Avenida da Liberdade, uma das avenidas mais famosas de Portugal e importante ponto turístico de Lisboa.
Muitos dizem ser a Champs-Élysées portuguesa, por conta de todo o seu glamour e lojas de grifes internacionais.
Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui
Parque das Nações
Diante das opções do que fazer de graça em Lisboa, você tem a opção de visitar o Parque das Nações.
Esse é um complexo a céu aberto, mas com ambientes fechados, como o Oceanário de Lisboa, que se encontra dentro do parque e é uma atração paga. No entanto, quase todas as atrações por ali são gratuitas.
> Compre aqui seu ingresso para o Oceanário de Lisboa

Largo do Carmo
O Largo do Carmo em Lisboa é um local histórico repleto de atrações que podem ter um custo ou não, como é o caso da Igreja e Convento do Carmo, um monumento histórico que custa € 3,00 para entrar. Mas a praça e os arredores podem ser visitada de graça, em pleno bairro do Chiado.
E ali ao lado ainda tem o mirante do Elevador de Santa Justa, com uma belo visual da cidade.
Alfama
Sendo um dos bairros de Lisboa mais bonitos para se visitar, Alfama possui ruas e construções de grande importância histórica para Portugal.
É quase um bairro museu e, ainda que você não entre em nenhuma das atrações que existem no bairro, só de bater perna por suas ruas e ladeiras já vale a pena e garante lindas fotos.
Lá existem alguns dos melhores miradouros de Lisboa, como o Portas do Sol e o Santa Luzia.
Imperdível => Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais
Rua Augusta
Essa é uma das ruas mais famosas de Lisboa, feita para circulação somente de pedestres.
Ela fica no coração do centro histórico e liga a Praça do Rossio à Praça do Comércio, tendo o lindo Arco Triunfal no seu final (ou começo, dependendo do ponto de vista).
Praça do Comércio
Após visitar a rua Augusta, recomendamos que você visite a Praça do Comércio (Terreiro do Paço). Essa é considerada uma das praças mais importantes e bonitas de toda a Europa.
Ela fica bem na beira do rio Tejo e é onde costumam ser as principais celebrações de ano novo em Lisboa.
Praça Rossio
Coração da Baixa lisboeta, é uma das mais bonitas da cidade e cercada de grandes atrações.
Nela está uma estátua de D. Pedro IV (o D. Pedro I do Brasil) e, em uma de suas pontas, o Teatro Nacional.
Imperdível => Melhor de Lisboa a pé – Passeio Particular de 3 horas
Sé de Lisboa
Faça uma visita gratuita à Catedral (Sé) de Lisboa, construção do século XII. Ali, paga-se apenas para visitar as criptas e o Tesouro, mas a catedral em si não.
Além disso, é em frente a ela que se faz uma das fotos mais tiradas em Lisboa, quando o bonde está passando.
Quem resiste a fazer uma foto igual?
Cripta da Igreja de Santo António
Você sabia que Santo Antônio nasceu em Lisboa? Isso foi exatamente no bairro de Alfama, ao lado da Sé Catedral.
Uma curiosidade: durante o famoso terremoto de 1755, que devastou boa parte da cidade, o quarto onde ele nasceu manteve-se intacto e hoje é possível visitá-lo gratuitamente.
Jardins da Torre de Belém
Tombado pelo Patrimônio Histórico, o monumento é um dos principais pontos turístico de Lisboa.
Para entrar e subir na Torre de Belém é preciso pagar, mas para visitá-la de fora e tirar um das fotos mais clássicas de Lisboa não se paga nada.
Acreditam que só há bem pouco tempo eu entrei na torre?! Durante anos eu só ia vê-la de fora.
Igreja Santa Maria de Belém
Uma vez estando no bairro de Belém, uma visita imperdível e gratuita é a igreja do Mosteiro dos Jerónimos, onde estão os túmulos de Camões e Vasco da Gama.
Para visitar o restante das dependências do Mosteiro paga-se, mas para sua igreja, que é linda e guarda esses dois túmulos famosos, não.

Museu do Dinheiro
Uma das atrações gratuitas de Lisboa, bem pertinho do Arco da rua Augusta, é o museu que conta a história do dinheiro em Portugal.
Lá, além da história do dinheiro, claro!, você poderá tocar numa barra de outro e até cunhar virtualmente uma moeda com seu rosto.
LX Factory
Chamado de centro de criatividade, a LX Factory é um espaço alternativo, com lojas, comidas, galerias de arte, feirinha e que está super na moda.
É dos lugares mais legais da cidade, na minha opinião. É é uma ótima pedida, em especial para que tem viagem marcada para Lisboa no verão.
Fundação Millennium bcp
No Núcleo Arqueológico você poderá visitar uma Lisboa antiga e em ruínas. Ele também fica ali pertinho do Arco da rua Augusta e é de graça!
Como todas as visitas são guiadas, é preciso reservar com antecedência.
Ponte 25 de Abril
Para os adoradores de pontes famosas, a Ponte 25 de Abril é um marco na histórico de Lisboa e é considerada uma das pontes mais lindas do mundo.
Ela rende lindas fotos, em especial se você estiver ali perto do MAAT, em Belém.
Embora não seja de graça, um passeio bem legal para fazer nela é o Experiência Pilar 7, no qual você entra na estrutura da ponte e vai até um mirante que tem lá no alto.
Mercados Gastronômicos
Há vários mercados gastronômicos em Lisboa, sendo os dois mais famosos o Mercado da Ribeira e o Mercado Campo de Ourique.
Recentemente, mais um abriu na cidade, o Mercado Oriental, na Praça Martim Moniz.
São lugares onde se come bem e barato, mas mesmo que não esteja com fome, é legal conhecê-los. 😉
Descubra => Excursão para Sesimbra e Serra da Arrábida
Feira da Ladra
A feira da Ladra Trata-se de uma curiosa feira de antiguidades, pertinho do Panteão Nacional, que acontece às terças-feiras e aos sábados.
Ainda que você não vá comprar nada (mas é possível achar ótimos souveniers lá, viu?!), vale a pena bater perna por lá, pois é a feira mais famosa de Lisboa.
Não ache que se encera por aqui as opções do que fazer de graça em Lisboa. Não! Tem mais coisas.
E aqui vai uma dica extra (dependendo de quando planeja fazer sua viagem para Lisboa, pode ser que você use): no primeiro domingo do mês vários museus e atrações da cidade são gratuitos, como o Panteão Nacional, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, entre outros.