Convento do Carmo em Lisboa

Se você pensa em realizar uma viagem para Portugal, que tal visitar um dos mais belos e peculiares pontos turísticos de Lisboa?

O local que sugerimos a você é o Convento do Carmo em Lisboa. Este é, sem dúvida, um lugar que vale a pena conhecer, seja por sua história, seja por sua beleza única.

Por trás da estética arrojada e intrigante da edificação, a céu aberto, formada por arcos que mais parecem grandes ogivas, existe uma história um tanto triste que deixou a mais bela igreja gótica da cidade em ruínas.

Abaixo explicaremos o motivo de uma das principais igrejas da capital de Portugal ter adquirido esta arquitetura tão particular e ser uma das grandes atrações de Lisboa

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com 10% de desconto)

Igreja do Convento do Carmo em Lisboa

História do Convento do Carmo em Lisboa

O projeto é datado de 1389 e foi idealizado por Dom Nuno Álvares Pereira,  considerados um dos heróis portugueses da Idade Média que atuou como general do Rei.

Edificada em uma colina de frente para o Castelo de São Jorge, a construção de estilo gótico passou por várias mudanças ao longo dos anos para se adequar aos estilos arquitetônicos adotados em cada época. Isso fez com que fosse considerado um dos templos mais bonitos da cidade. 

No dia 1º de novembro de 1755, um forte terremoto, cuja estimativa de magnitude na escala Richter atingiu de 8.7 a 9.0, devastou grande parte da capital. Você já deve ter ouvido falar do Terremoto de 1755!

Por incrível que pareça, o fato de estar localizado em um lugar alto permitiu que o Convento do Carmo em Lisboa não fosse atingido pelo tsunami que se seguiu ao terremoto e assolou boa parte do centro histórico de Lisboa.

Convento do Carmo
Não se confunda, é um espelho!

Porém, o terremoto, juntamente com os incêndios originados pela catástrofe natural, foram os responsáveis por deixar boa parte do edifício em ruínas. 

As paredes do Convento do Carmo permaneceram em pé, mas seu teto veio todo abaixo, deixando a construção à céu aberto.

Em 1756 foi iniciada a reconstrução do templo. Entretanto, diante da anulação das Ordens Religiosas em Portugal, as obras foram interrompidas em 1834.

No século 19, foi decidido que o prédio permaneceria a céu aberto (que é o seu grande charme), contando somente com a restauração dos arcos e pilares, o que ocorreu até a última interrupção da reforma.

Igreja do Carmo Lisboa

Como é a visita ao Convento e Museu Arqueológico do Carmo

A visita começa pelo que sobrou da igreja a céu a aberto. É linda!

Lá no finalzinho, onde seria o altar da igreja, com o que restou do incidente, o Convento do Carmo em Lisboa montou, em 1863, o Museu Arqueológico do Carmo. Apesar de não ser muito grande, ele é cheio de relíquias que permitem uma viagem para Lisboa antiga, desde a era paleolítica até o século XVI.

O MAC, como também é conhecido, é dividido em 5 salas que abrigam os mais diversos tesouros arqueológicos.

Lá é possível encontrar itens pré-históricos do país, uma maquete da igreja antes do terremoto, estátuas, túmulos (do rei Dom Fernando I e do Dom Fernando Sanches), duas múmias (uma peruana e uma egípcia) e muito mais. 

o que fazer em Lisboa Museu do Carmo

Quando você chegar – ou sair dele – observe a casa de número 18 que fica bem ali na praça do Carmo, pois ela foi uma das residências do poeta Fernando Pessoa.

No mais, ele fica bem ao lado de um dos mais famosos elevadores em Lisboa, o Elevador de Santa Justa, que tem um mirante com um baita visual para a Baixa, para Alfama e com o Castelo de São Jorge dominando a paisagem.

o que fazer em Lisboa: convento do carmo
O prédio do Convento do Carmo visto desde o Elevador de Santa Justa

Informações práticas

✓Endereço do Convento do Carmo em Lisboa: Largo do Carmo, localizado no bairro Rossio, perto da Praça Dom Pedro IV e do Castelo de São Jorge.

✓ Horário de funcionamento
– De 01/junho a 31/setembro (verão): de segunda a sábado das 10h às 19h
– De 01/outubro a 31/maio: de segunda a sábado das 10h às 18h
– Fechado: aos domingos, 1º de Maio, Natal e Ano Novo

✓ Preços de ingressos
– Adulto: €4
– Estudante e idoso: €3
– Até 14 anos: entrada gratuita

Igreja do Carmo em Lisboa
Lateral da Igreja do Carmo

Como chegar ao Convento do Carmo

– Ônibus: linhas 71, 736, 746, 759 ou 738
– Elevador: Subida pelo Elevador Santa Justa, com saída bem ao lado do Convento
– Metrô: linhas verde ou azul para descer na estação mais próxima (Baixa-Chiado)
– Eléctrico: linha 28

Com certeza, essa é uma ótima dica para quem ainda não sabe o que fazer em Lisboa.

Não deixe de inserir este passeio mágico no seu roteiro de viagem para Lisboa. Você vai se surpreender!

Igreja do Carmo por dentro
Parte que não foi destruída e hoje é o Museu Arqueológico do Carmo
Se quiser economizar em Lisboa, faça as contas e avalie se comprar o Lisboa Card não é a melhor opção para você. Ele inclui acesso gratuito a 23 museus da cidade, além de ser um bilhete que dá acesso ilimitado para o transporte público. Ele está disponível para um, dois ou três dias.

Lisboa com crianças
Ah, sim, é super tranquilo levar crianças. As Turistinhas Profissionais foram e adoraram!

Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa

E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!

Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos no nosso outro blog, o Turista Profissional, sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.

dicas de viagem para Lisboa

Seguro Viagem Para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira aqui a que horas os estabelecimentos abrem e fecham, para poder organizar melhor o seu dia em Lisboa, bem como alguns endereços que são bons de você ter anotados, caso precise.

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa. Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.

 

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!


 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here