Casas de Fado em Lisboa

Fado é um nome que você vai se deparar muitas vezes em Portugal, principalmente em Lisboa.

Mas o que seria isso? É uma comida? Um lugar? Uma pessoa?… rs

Pois bem, todo mundo sabe que o fado português nada mais é do que o estilo de música mais tradicional e característico do país.

Ele faz parte da cultura de uma forma tal que foi considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

E claro que, quem está organizando uma viagem para Portugal, tem que pensar em colocar algum tipo de experiência com fado em Lisboa, né?!

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com 10% de desconto)

Fado em Lisboa

Casas de fado em Lisboa

Origem do Fado

Dizem que o estilo musical do Fado é muito característico por trazer nas melodias a “alma” do artistas, o que faz com que o fado seja até considerado um gênero melancólico, apesar de existirem canções bem alegres.

O motivo para o fado ser tão carregado de sentimento tem a ver justamente com a origem, já que acredita-se que o fado nasceu de forma espontânea na voz de boêmios que cantavam suas dores, alegrias e o que mais o coração mandasse.

O fado é composto sempre por uma cantora ou cantor, que é a pessoa chamada de fadista, acompanhada por dois músicos na guitarra, sendo que uma delas é a guitarra portuguesa (menor e mais gordinha que um violão).

Surgido em Lisboa entre pessoas consideradas de “baixo nível” para a época, no século XIX, como pescadores, prostitutas, marinheiros e artistas, hoje em dia o fado está presente em todo o país, mas é em Lisboa que se encontram os melhores lugares para escutar o fado.

Há, inclusive, o Museu do Fado no bairro de Alfama em Lisboa, contando a história desse estilo musical tão tradicionalmente lisboeta.

Confira => Passeios em Lisboa e arredores

Museu do Fado em Lisboa, Portugal

Na década de 30, as casas de fado se popularizaram em Lisboa e a imagem de música marginal praticamente foi mudando.

Hoje em dia, os cantores de fado são conhecidos também por fazer parcerias musicais com artistas de outros estilos, fazendo com que o fado se mantenha presente nas novas gerações, mas sem perder a autenticidade!

Onde ouvir fado em Lisboa?

São inúmeras casas de fado em Lisboa, mas não é em todas que você vai ter uma experiência de fado de verdade. É igual à salsa em Cuba, ao tango na Argentina e por aí vai.

Existem lugares para “pegar turistas”, onde acontece de fato as apresentações, mas é muito menos autêntico, e existem os lugares mais “verdadeiros” e locais.

É no Bairro Alto onde ficam muitas das casas de Fado em Lisboa, mas também há boas opções em Alfama e Mouraria.

Geralmente, uma casa de fado consiste simplesmente em um restaurante ou boteco, onde os músicos fazem as apresentações. Os preços para entrar variam e podem incluir a comida+couvert artístico.

Seguro viagem para LisboaSEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Se já está planejando sua viagem para Lisboa, saiba que é fundamental fazer um bom seguro viagem, já que a saúde em Portugal não é gratuita e, além disso, você estará coberto para eventuais problemas com perda ou extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo, auxílio jurídico, entre outras tantos itens. Ninguém quer ter problemas durante as férias, mas vai que acontece! Faça uma cotação aqui, pois os nosso leitores tem um desconto de 10%. Bom, né?!

As melhores Casa de Fado em Lisboa

As mais famosas e recomendadas casas de fado em Lisboa são as seguintes:

✓ A Severa: Rua das Gáveas 51, Bairro Alto

✓ O Faia: Rua da Barroca 54, Bairro Alto

✓ Canto dos Camões: Travessa da Espera 38, Bairro Alto

✓ Adega Machado: Rua do Norte 91, Bairro Alto

✓ Café Luso: Travessa da Queimada, 10 Bairro Alto

✓ A Tasca do Chico: Rua dos Remédios 83, Alfama

✓ Mesa de Frades: Rua dos Remédios 139, Alfama

✓ Casa de Linhares: Beco Armazéns do Linho 7, Alfama

✓ A Parreirinha de Alfama: Beco do Espírito Santo 1, Alfama

✓ Clube de Fado: Rua de São João da Praça 86, Alfama

✓ Dragão de Alfama: Rua Guilherme Braga 8,  Alfama

  Maria da Mouraria: Largo da Severa 2, Mouraria

 

 

Fadistas portugueses importantes

O Fado surgiu entre as consideradas classe mais baixas e à margem da sociedade durante o século XIX e foi na voz da fadista Maria Severa que o fado começou a dar as caras. Ela foi uma das primeiras fadistas e encantou ouvintes durante sua breve vida. Ela faleceu no ano de 1846, com apenas 26 anos.

Alfredo Marceneiro também é da época do fado das antigas, ainda do século XIX. Nascido em 1891, foi na década de 20 que ganhou um concurso de fado. Ele dividia a arte do fado junto com a profissão de marceneiro, daí o nome.

Fado em Lisboa
Foto de locationscout.net

Um pouco mais tarde, Amália Rodrigues, nascida na década de 20, é outra artista que teve uma sólida carreira de mais de 50 anos no fado. De tão importante, em sua morte, o governo fez uma homenagem à fadista.

Outra mulher fadista que precisa ser citada é Mariza. A origem musical da artista não foi no fado, no entanto, foi neste estilo que ela ganhou diversos prêmios no mundo da música.

Já mais próximo dos dias atuais, Ana Moura, nascida em 1970, começou a vida artística em clubes noturnos e é uma das fadistas mais famosas dos dias de hoje. Ela chegou a fazer parceria até mesmo como os Rollings Stones em 2007.

Museu relacionados ao Fado em Lisboa

Casa-Museu Amália Rodrigues

  • Endereço: Rua de São Bento, 193
  • Preço: 5 €
  • Funcionamento: de terça a domingo, das 10h-13h e das 14h-18h
  • Como chegar: metrô Rato – ônibus 28E, 709, 727

Museu do Fado

  • Endereço: Largo do Chafariz de Dentro, 1 – Alfama
  • Preço: 5 €
  • Funcionamento: de terça a domingo, das 10h-18h
  • Como chegar: metrô Santa Apolónia – ônibus 728, 735, 759 e 794
Se quiser economizar em Lisboa, faça as contas e avalie se comprar o Lisboa Card não é a melhor opção para você. Ele inclui acesso gratuito a 23 museus da cidade, além de ser um bilhete que dá acesso ilimitado para o transporte público. Ele está disponível para um, dois ou três dias.

Dicas extras para uma viagem incrível para Lisboa

Algo que não pode faltar no planejamento da sua viagem para Lisboa é a escolha  da hospedagem. Ninguém quer viajar para ficar num lugar ruim ou mal localizado, né?! E, se puder não ter que pagar uma fortuna para ficar em um bom lugar, melhor ainda.

Desta forma, indicamos a leitura de um post super completo que escrevemos no nosso outro blog, o Turista Profissional, sobre onde ficar em Lisboa. Ali apresentamos os melhores bairros para se hospedar e sugestões de boas hospedagens, sejam hostels, hotéis boutique ou hotéis de luxo.

pontos turísticos de Lisboa

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, saiba que é muito fácil. Há várias excursões de um dia partindo de Lisboa para destinos diversos. Algumas delas vão a mais de um destino no mesmo passeio, o que seria muito difícil fazer usando o transporte público.

Dentre as cidades mais procuradas estão: Sintra, Cascais, Fátima, Óbidos, Évora, Serra da Arrábida, Coimbra, Batalha, Alcobaça, Nazaré, algumas vinícolas...

 

Seguro viagem para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here