7 cafés tradicionais em Lisboa

Como resistir a dar uma paradinha em um dos cafés tradicionais em Lisboa?! Existem vários na cidade, todos cheios de charme e história!

É tradição já dos turistas que viajam para Europa visitar os cafés de cada cidade ou capital que está se visitando, e em Lisboa não é diferente.

O estilo clássico, elegante e único conquista a todos os visitantes que se deparam com cenas que parecem de filmes quando entram em um café europeu.

Então, conheça algumas de Lisboa e coloque em sua lista!

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com 10% de desconto)

Cafeteiras de Lisboa

As cafeterias em Lisboa

Com tantos pontos turísticos e opções de passeios, o que não pode ficar de fora da lista  de o que fazer em Lisboa é conhecer o melhor da gastronomia de Portugal.

Quando o assunto é gastronomia, Portugal é rico em pratos típicos (doces e salgados), restaurantes elegantes e cafeterias com conceitos clássicos.

Os portugueses dizem que é preciso caminhar por Lisboa, experimentar os mais belos vinhos e finalizar o dia em uma boa cafeteria.

Com tantas opções de cafés em Lisboa, como são chamados, fica quase impossível escolher apenas uma para se visitar, dá vontade de fazer um tour por todos, rsrs. Cada um tem sua autenticidade, história, além de decorações únicas que rendem muitas fotos.

Aventure-se nos melhores cafés de Lisboa. Abaixo separamos uma lista imperdível de cafeterias para se visitar na cidade.

7 cafés clássicos em Lisboa

Já é de tradição visitar alguma cafeteria em Portugal e ter alguns momentos em um cenário de filme europeu antigo. Para você conhecer melhor, separamos uma lista com cafés imperdíveis em Lisboa, assim você poderá programar melhor sua viagem e adicionar alguns desses cafés em sua lista de passeios.

Passeios gastronômicos são essenciais em Portugal, muitas pessoas viajam para o país especialmente para conhecer a culinária, visitando restaurantes, bares, lanchonetes ou cafés.

Pastelaria Versailles em Lisboa

Sua viagem para Lisboa pode ficar com um sabor a mais por conta das cafeterias e confeitarias da capital, onde se pode encontrar café moído na hora, doces dos mais típicos da culinária portuguesa, como também pratos salgados que fazem um café da manhã ou café da tarde por lá muito mais gostoso.

Mas vamos ao que interessa: conheça algumas das confeitarias e cafés tradicionais em Lisboa:

Confeitaria Nacional

Fundada em 1829 a Confeitaria Nacional é uma das mais antigas de Lisboa, o local é histórico, com uma decoração que chama a atenção dos visitantes e toda arquitetura do local é preservada.

A confeitaria é bem caseira e familiar, mas o atendimento é informal e isso agrada muitos os clientes, além do preço ser ótimo.

É possível tomar café da manhã, almoçar e lanchar no período da tarde, o funcionamento da cafeteria é extenso ao longo do dia e toda a semana o estabelecimento trabalha com um cardápio diferente no almoço que é disponibilizado no próprio site – http://confeitarianacional.com/pt/

O local não é tão espaçoso, mas isso traz um charme único no lugar, as mesas são sempre concorridas e, como a localização é próxima de muitos pontos turísticos, entre a praça do Rossio e a praça da Figueira, raramente o café fica vazio.

É possível pegar qualquer ônibus que passe na região do Rossio para ir até o café, ou mesmo o metrô, além dos famosos ônibus vermelhos – o hop on hop off – que sempre fazem paradas pelo região.

  • Endereço: Praça da Figueira 18B – Baixa
  • Funcionamento: das 8h às 20h
  • Como chegar: metrô Rossio

onde comer em Lisboa: Confeitaria Nacional

Pastéis de Belém

A confeitaria chamada Pastéis de Belém surgiu em 1837 e sempre ficou localizada no mesmo endereço, na famosa Rua de Belém, e é quase impossível deixar de experimentar o famoso doce em uma viagem para Lisboa.

A confeitaria faz o melhor pastel de natas da capital, aquele famoso doce de massa folheada, com recheio cremoso à base de leite, ovos e açúcar, com canela polvilhada por cima. Imagina ele sendo servido quentinho e crocante?! É do outro mundo!!! Hummmmmm!!!

Pasteis de Belém

O local funciona o dia todo, cafés e almoços são servidos diariamente. não se espante com a fila enorme que quase sempre existe em sua porta, pois, em geral, ela é para quem está comprando no balcão para levar para casa.

Lá para dentro existem vários salões com lugares para sentar.

  • Endereço: Rua Belém nº 84 a 92 – Belém
  • Funcionamento: das 8h às 23h
  • Como chegar: bonde 15

Pastelaria Versailles

A cafeteria foi fundada no ano de 1922, mas, apesar deste café ser tradicional em Lisboa, ela chegou a falir, porém foi recuperada após ganhar novos donos.

O local serve cafés, almoço e jantar, fica aberto em horários que agradam muitos aos turistas que gostam de comer uma comida típica portuguesa e finalizar a refeição com uma bela sobremesa e café.

O ambiente é elegante e com uma decoração requintada que impressiona a todos que passam por lá.

  • Endereço: Avenida da República, 15A – Avenidas Novas
  • Funcionamento: das 7h às 00h
  • Como chegar: metrô Saldanha

Cafés clássicos de Lisboa

A Brasileira

A cafeteria A Brasileira também é conhecida como – A Brazileira do Chiado. Fundada em 1905, o local é um dos pontos mais conhecidos e emblemáticos de Lisboa, todos os turistas que visitam a capital passar por ali.

O café, bar e restaurante é versátil e essa peculiaridade do local agrada muito os visitantes. Um dos pontos mais fotografados de Lisboa é uma famosa estátua que fica na porta do café A Brasileira.

Estátua de Fernando Pessoa Café A Brasileira

A estátua é do conhecido poeta Fernando Pessoa, pois o poeta frequentava tanto o local que ganhou essa homenagem. Os turistas são atraídos por esse ponto turístico, mas também aproveitam para conhecer o café, aproveitar um estilo clássico da Europa em sua arquitetura, com muitas pinturas modernistas, janelas com molduras clássicas e espelhos.

O café funciona o dia todo, até o começo da madrugada, por isso muitos turistas visitam o local para tomar alguns drinks e aproveitar a noite.

  • Endereço: Rua Garrett 120 – Chiado
  • Funcionamento: das 8h às 2h
  • Como chegar: metrô Baixa-Chiado (pegue a saída pelo Largo do Chiado)
Café A Brasileira em Lisboa
Interior da cafeteria A Brasileira, em Lisboa

Pastelaria Benard

Quando o assunto são cafés que representam a cultura de Lisboa, não podemos deixar de citar a Pastelaria Benard, fundada em 1868, que iniciou seus trabalhos como uma casa de chá no século XIX e hoje é um dos cafés mais tradicionais da capital portuguesa.

Pastelaria Benard em Lisboa

Quem gosta de beber um bom vinho pode aproveitar as mesas que ficam do lado de fora da cafeteria. Dentro do estabelecimento a decoração é clássica e o cardápio tem belos cafés, uma carta boa de vinhos, chás e chocolate quente, e há a opção de pratos feitos na hora, comida caseira e típica portuguesa. Ela fica ao lado do café A Brasileira.

  • Endereço: Rua Garrett 104 – Chiado
  • Funcionamento: das 8h às 23h
  • Como chegar: metrô Baixa-Chiado (pegue a saída pelo Largo do Chiado)

Pastelaria Benard no Chiado

Pastelaria São Roque

O espaço pequeno e charmoso é um dos cafés tradicionais de Lisboa, e quem passa só na frente nem imagina que o interior do local é de encher os olhos.

A decoração com colunas de mármore, teto com detalhes de época e diversos pormenores dourados espalhados no ambiente fazem os turistas terem uma experiência de viagem no tempo.

Fundada em 1961, a Pastelaria São Roque possui diversas lojas por Lisboa especializadas em pães, bolos e cafés. Bom atendimento e preço são pontos positivos do local também.

Cafés tradicionais de Lisboa

Sua sede principal fica na conhecida Rua de Dom Pedro, símbolo marcante de Portugal. Você pode encontrar informações sobre todas as lojas da rede diretamente no site oficial deles – https://panifsroque.pt/

  • Endereço: Rua Dom Pedro V 57 – Príncipe Real
  • Funcionamento: das 6:30h às 19h

Café Restaurante Martinho da Arcada

O Martinho da Arcada é outro café super importante na cidade, pois ele é nada mais nada menos do que o café mais antigo de Lisboa, cujas portas abriram em 1782.

Localizado na Praça do Comércio, bem ali pertinho do Arco da rua Augusta, o local foi muito frequentado por Fernando Pessoa e José Saramago. Atualmente, o Martinho da Arcada ainda mantém sempre uma mesa reservada para cada um dos artista. Aliás, fotos e reproduções de textos deles fazem parte da decoração.

Além de ser um dos cafés tradicionais em Lisboa, ele também é considerado um dos melhores restaurantes da cidade. Há quem diga que os pratos de bacalhau servidos ali são impagáveis!

  • Endereço:  Praça do Comércio 3
  • Funcionamento:  de segunda-feira a sábado 7h às 23h
  • Como chegar: metrô Terreiro do Paço

Martinho Arcada em Lisboa

Leia também: Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

Faça uma viagem no tempo ou se sinta fazendo parte de um filme clássico Europeu e não deixe de visitar alguns dos cafés tradicionais em Lisboa. Você vai gostar, acredite!

Organizando sua viagem para Lisboa

Hospedagem em Lisboa

Outra coisa fundamental é escolher bem sua hospedagem em Lisboa. Pesquise bastante, porque dá pra achar bons lugares - desde hostels até hotéis boutiques ou de luxo - a preços razoáveis e de muita qualidade.

Para ajudar você a escolher, fizemos o post onde ficar em Lisboa, em nosso outro blog, o Turista Profissional, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões de hospedagens para todos os perfis e orçamentos.

pontos turísticos de Lisboa

Seguro viagem para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Partindo de Lisboa você pode aproveitar para conhecer diversas cidades lá por perto, pois ha diversas excursões de um dia que vão a uma ou até mesmo a mais de uma cidade no mesmo dia. Sim, é possível.

São cidades como Sintra, Cascais, Fátima, Óbidos, Évora, Serra da Arrábida, Coimbra, Batalha, Alcobaça, Nazaré, algumas vinícolas... Veja algumas opções de passeios abaixo:

 

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here