Tudo pronto para a sua viagem para Lisboa?
Não se esqueça de preparar a mala com roupas que atendam à estação e que proporcionem conforto durante o passeio. Além disso, garanta que incluiu tudo o que precisa em sua listinha de o que fazer em Lisboa, para não deixar de visitar nenhum ponto importante.
Você se lembrou de anotar sobre o Café A Brasileira?
Esse local não pode faltar em seu passeio. Café tradicional, é considerado um dos principais pontos da cidade.
O dono da cafeteria foi pioneiro nesse tipo de negócio em Portugal. Você não vai deixar de visitá-la, não é?
Saiba mais sobre o café A Brasileira
Tudo começou em 1903, quando Adriano Teles, que tinha vindo para o Brasil como imigrante, voltou para Portugal e resolveu inovar.
Na época, os portugueses não tinham o costume de sair de casa para ir a uma cafeteria, ou seja, A Brasileira foi pioneira.
Para lançar o que era novidade no seu país de origem, Adriano decidiu abrir uma loja que era especializada em café produzido no estado de Minas Gerais e assim nasceram “As Brasileiras”.
A primeira foi no Porto e gerou um grande desafio ao dono. Afinal, se os portugueses não estavam acostumados a sair de casa para beber café, ele teria que introduzir esse costume.
Foi então que decidiu oferecer uma xícara da bebida para todos os que iam comprar os grãos de café em sua loja. Ele passou 13 anos fazendo isso, para poder atrair a população.
Confira => Passeios em Lisboa e arredores
Pouco a pouco, o café de Teles foi ficando famoso e ele expandiu. Em 1905 abriu a loja de café importado do Brasil em Lisboa, no Chiado. Depois teve outra cafeteria no Rossio e expandiu o negócio para Braga, Aveiro, Coimbra e Sevilha.
Leia também: Lojas curiosas no Chiado
Com o slogan que marcou gerações, que dizia “O melhor café é o d’A Brasileira”, Adriano fez sucesso no empreendimento. Hoje, a sua loja é uma das principais atrações de Lisboa.
Há também quem revele que foi na cafeteria de Teles que o termo “bica”, que é usado por portugueses para pedir um cafezinho, teria nascido. A palavra teria sido originada da abreviação de “Beba Isto Com Açúcar”. Essa foi mais uma campanha feita por Adriano, para popularizar a bebida em seu país de origem.
- Leia mais: Cafés tradicionais em Lisboa
Por que visitar o café A Brasileira do Chiado?
Além da tradição e da história, que você já conheceu, a cafeteria precisa estar em sua lista de atrações de Lisboa também por sua fachada. A do Chiado foi feita em 1922 pelo arquiteto Norte Júnior e conta muito da história.
O café também conta com Arte Déco no interior, que usa madeira, mármore e muitos espelhos. A decoração é espetacular.
Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui
Como toda boa cafeteria, ela também recebeu amigos que se encontravam para debater sobre diversos assuntos.
Dentre eles, escritores e artistas que faziam as chamadas tertúlias literárias, que eram encontros para discutir sobre literatura. Isso fez com que o café seja considerado um ponto importante para o desenvolvimento intelectual e cultural de Portugal.
Alguns dos participantes das tertúlias literárias também deixaram lindas telas, que faziam parte da decoração da cafeteria, transformando o local em um museu de arte moderna em Lisboa. As obras permaneceram lá até o ano de 1971, quando foram levadas para museus.
Imperdível => Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais
Dentre os frequentadores do A Brasileira estava Fernando Pessoa, que em 1980 recebeu uma estátua de bronze em sua homenagem. Ao visitar o local, você poderá vê-la em frente à cafeteria do Chiado.
Descubra => Excursão para Sesimbra e Serra da Arrábida

Além de todos esses atrativos para colocar esse café em sua lista de atrações em Lisboa, vale lembrar que se você é apaixonado pela bebida, encontrará um local especial para degustá-la se for até A Brasileira.
Ela está localizada à Rua Garret, nº 122, no Largo do Chiado. De metrô, você pode descer na estação Baixa-Chiado e caminhar um pouquinho.
Gostou da dica? Então aproveite o passeio e deguste uma boa bica!