Uma das atrações mais conhecidas de Lisboa é a Torre de Belém, que fica pertinho do Mosteiro dos Jerónimos, outro ponto turístico igualmente famoso na capital portuguesa.
Situada em um dos bairros de Lisboa que tem o mesmo nome, o Belém, a Torre foi classificada pela UNESCO em 1907 como Monumento Nacional e em 1983 ela também entrou pro hall dos Patrimônios Mundiais.
O bairro de Belém tem uma ligação forte com a Era dos Descobrimentos, período de ouro da navegação portuguesa, quando navios saíram do país para colonizar outras terras do globo. A Torre de Belém faz parte desta história, já que foi naquela região o local de partida das naus.
Torre de Belém em Lisboa
Construída em 1514 pelo arquiteto Francisco Arruda, o projeto da Torre de Belém tinha como principal função servir como defesa da cidade.
Erguida dentro das águas do rio Tejo, seu apogeu foi no reinado de Manuel I, monarca em exercício no período da grande expansão marítima.
Confira => Passeios em Lisboa e arredores
Por conta dos tempos de ouro das grandes navegações, a Torre de Belém acabou se tornando um marco na história portuguesa e é por isso que representa o nacionalismo de maneira tão forte.
É interessante reparar no formato da construção da torre, que lembra as caravelas da época.
Apesar do triunfo, a Torre de Belém também teve seu período de baixa. Após ser utilizada como torre de defesa, a construção perdeu a função e passou a funcionar como aduaneiro (espécie de alfândega), como farol e até mesmo como masmorra para presos políticos.
- Leia também: O que fazer em Lisboa
O que ver na Torre de Belém
O passeio já começa na parte externa, observando a arquitetura da Torre, que conta com influências islâmicas no chamado estilo manuelino.
Diversos detalhes fazem referência à época das grandes navegações, reforçando a importância histórica dela.
Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui
Procure prestar atenção também na fachada, onde fica a imagem de um rinoceronte. O que pode parecer estranho em um primeiro momento (o que um rinoceronte está fazendo ali?), nada mais é do que a representação do animal que veio diretamente da Índia para ser dado de presente ao rei, em 1513.

São 5 andares a serem visitados, a sala do Governador, a sala dos Reis, a sala de Audiências, a Capela e o Terraço, que faz parte da lista dos mais belos miradouros de Lisboa (mirantes).
Todos os aposentos são conectados por uma escada estreita em caracol, por isso é comum se deparar com filas no sobe e desce durante os dias mais lotados. Repare que no alto das portas que dão acesso às escadas há um sinal verde/vermelho que indica quando você está autorizado a subir ou descer, para evitar acidentes e congestionamentos.
Vale a pena => Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré
Após o passeio, aproveite também que está pelo bairro de Belém e prove o famoso Pastel de Belém, iguaria portuguesa e, claro, visite ali perto Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos e o Museus dos Coches, uma dos principais museus em Lisboa.
Informações práticas:
- Endereço: Praça do Império, 1400
- Funcionamento: Outubro a abril: de terça a domingo, das 10h às 17:30h | Maio a setembro: de terça a domingo, das 10h às 18:30h
- Custo: €6 para adultos e grátis no 1º domingo de cada mês. Aconselho a comprar o ingresso com antecedência para evitar filas, que em geral são grandes, pois assim você entra direto.
- Site: http://www.torrebelem.gov.pt/
Confira => Passagens aéreas baratas para Portugal