Festas dos Santos Populares em Lisboa

Se você fizer uma viagem para Lisboa no meio do ano, mais precisamente no mês de junho, vai se surpreender com a animação do povo português.

Isso porque, os turistas vão presenciar uma cidade alegre, com muitas cores pelas ruas e festa por toda parte. Com vários arraiás, marchinhas tradicionais, comidas típicas e muita folia, pois os bairros comemoram os Santos Populares em Lisboa em um tom de mistura de Carnaval com Festas Juninas.

Cada município de Portugal tem o seu padroeiro, sendo as festas de Santo António em Lisboa, a mais famosa delas.

Santos Populares em Lisboa

Inspiradas no santo mais venerado na cidade, a comemoração iniciou-se no ano de 1932. Desde então, é celebrada anualmente por toda a capital, misturando lazer, cultura, música e gastronomia. 

Santos Populares em Lisboa

As festividades ocorrem de forma separada, ou seja, cada bairro prepara e comemora o seu próprio “arraial”.

Os mais tradicionais bairros são o da Alfama, Graça e Mouraria.

Em particular, a Alfama, pode-se dizer que é mais movimentada, e, se você for o tipo de turista que gosta de ver muitas pessoas, esse é o lugar certo.

Já se for o caso de querer um lugar mais tranquilo, existem ótimas opções de bairros um pouco mais afastados do centro, com um ambiente mais de quermesse de interior.

Em outras palavras, tem muito o que fazer em Lisboa, para todos os tipos de público. 

Confira => Passeios em Lisboa e arredores

Festa de Santo Antonio em Lisboa

O dia 12 de junho é uma data especial para os portugueses, pois é neste dia que iniciam-se oficialmente as comemorações dos Santos Populares em Lisboa, em especial Santo António.

Durante a tarde, é tradição em Portugal que 16 casais apaixonados se casem em um grande evento que é transmitido para o país. As noivas recebem um vaso de manjerico, um parente do manjericão, como uma forma de pedido de casamento um ano antes da data, ou seja, consolidando o noivado.

A tradição diz que as mulheres devem cuidar da planta por um ano e colocá-las nas janelas no dia 12. Portanto, é comum vermos vários desses vasos espalhados pelos bairros.

O grande ápice das festas dos Santos Populares em Lisboa acontece na noite do dia 12 para o dia 13 de junho, feriado pelo Dia de Santo António.

O desfile das marchas tem início nesta noite tão especial. É um show de apresentações musicais, danças, cheio de cores e muita cultura presente.

Um dos ritmos mais marcantes é o das músicas “pimbas”, com letras a princípio inocentes, mas com duplo sentido e que levam humor em suas canções. 

As comemorações costumam ir até o sol raiar e, para isso, é necessário muita energia e disposição para manter esse agito todo.

As sardinhas na brasa são as grandes estrelas da festa e o cheiro toma conta de toda a cidade.

Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui

sardinhas em Lisboa

Não a toa, as sardinhas estilizadas são o símbolo que marca o evento.

Inclusive, todos os anos uma empresa promove um concurso para escolher as novas sardinhas ilustradas que vão enfeitar toda a cidade durante o mês de junho e até viram souvenier.

souvenier em Lisboa

Já as bebidas, os imperiais (famosas cervejas de pressão) e as minis (200 ml) são os líquidos mais consumidos. Para quem não gosta desse tipo, sangria, vinhos branco ou verde geladinhos também são boas opções para se refrescar do calor. 

As celebrações dos Santos Populares em Lisboa é uma experiência que você deve ter pelo menos uma vez na vida.

De alguma forma, embora as festas juninas no Brasil sejam, na sua essência, multiculturais, o formato originou-se nas comemorações dos Santos Populares em Portugal.

Misture a isso um pouco do agito do Carnaval brasileiro e você tem um evento imperdível que acontece todos os anos, regado a muita tradição.

Vale lembrar que a prefeitura da cidade divulga panfletos com a programação completa, para que você se oriente e escolha a opção que mais lhe agradar. 

Imperdível => Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais

Leia também:

1 comentário em “Festas dos Santos Populares em Lisboa”

Deixe um comentário