MAAT Lisboa, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Quem está com viagem marcada para a cidade, terá muito o que conhecer por lá. Um dos lugares que precisam ser colocados na programação de viagem é o MAAT Lisboa.

Você já ouviu falar? 

Trata-se do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, que existe desde 2016 e recebe exposições de artistas variados.

Além das obras, ao visitar esse, que é um dos mais importantes dentre os museus em Lisboa, você também irá poder apreciar a beleza da sua arquitetura futurista. 

Por isso, em sua listinha de o que fazer em Lisboa, separe um espaço para visitar esse local, que enriquecerá ainda mais a sua viagem à Lisboa. 

MAAT - museu em Lisboa
MAAT e sua arquitetura futurista

O que é o MAAT Lisboa?

Destaque entre os museus de Lisboa, o MAAT foi projetado por Amanda Levete Architects e reúne exposições nacionais e internacionais em seu amplo espaço. 

O museu está localizado no meio dos 38 mil m² ocupados pela Fundação EDP. O local fica às margens do rio Tejo, no norte.

Perto do MAAT Lisboa está também a central elétrica do início do séc. XX, um dos pontos turísticos da cidade. 

Para receber as exposições temporárias, que mostram artes dos mais variados locais do mundo, o edifício conta com 3 mil m² e quatro espaços distintos para que as exposições sejam feitas. 

Confira => Passeios em Lisboa e arredores

MAAT em Lisboa

Quando você for fazer a sua viagem para Lisboa e reservar um tempinho para conhecer o museu, poderá conhecer também o belíssimo jardim, que há ao lado dele. 

O ambiente foi planejado pelo paisagista Vladimir Djurovic e vem tornar o local ainda mais agradável para a visitação. 

Uma curiosidade sobre a obra futurista do museu, é o piso superior. A cobertura é um imenso terraço ao ar livre (com acesso gratuito), que pode ser visitada e oferecer uma vista panorâmica de 360º. É um lindo local para apreciar a vista, tirar fotos, em especial se o clima em Lisboa estiver bom – e geralmente está! 

Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui

MAAT Lisboa

Se possível, opte por subir para a cobertura durante o pôr do sol e tenha uma das mais bonita finais de tarde da sua viagem para Lisboa.

As primeiras exposições foram feitas em 30 de junho de 2016 e, de lá para cá, o MATT Lisboa conta com uma agenda grande e diversificada, que atrai a visitantes dos mais diferentes idades e estilos. 

Coleção do MAAT Lisboa

A coleção teve início no ano 2000 e pretende reunir obras de artistas portugueses contemporâneos.

Como a década de 60 do século XX foi marcante para a arte portuguesa e considerada uma grande fase de transição de estilos, ela foi a escolhida para ser a referência de início da coleção do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.

Essa marca também recorda a criação da Companhia Portuguesa de Electricidade, que antecedeu o grupo EDP.

A cada ano, a coleção fica ainda mais completa. Em 2015, por exemplo, um dos marcos foi a aquisição da Coleção Pedro Cabrita Reis. Nela, são encontrados trabalho de 74 artistas que somados chegam a 388 obras.

Até o momento, a coleção já conta com peças de mais de 250 artistas de Portugal, em diferentes épocas da história. 

Imperdível => Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais

Como chegar ao MAAT

Usando os transportes públicos em Lisboa é super fácil chegar lá. Veja as opções:

  • Ônibus: 728, 714, 727, 729, 751
  • Bonde: 15
  • Trem: Linha de Cascais, descer na Estação de Belém
  • Barco: Estação Fluvial de Belém

Informações para visitar o MAAT

– Endereço: Av. Brasília, Central Tejo – Lisboa

– Horários: diariamente, das 11h às 19h. Terça-feira é fechado. Também não funciona nos dias 25 de dezembro, 1 de janeiro e 1 de maio. Possui horário especial de funcionamento nos dias 24 de dezembro e 31 de janeiro, quando abre às 11h e fecha às 15h.

– Preço: 5 €. Estudantes e maiores de 64 anos conseguem 50% de desconto. No primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita. 

– Site: https://www.maat.pt/pt

Aproveite esse dia para fazer outras visitas próximas, como o Museu do Coches, o Pilar 7, a LX Factory, além de todas as atrações clássicas de Belém.

Deixe um comentário