Arco da Rua Augusta em Lisboa

Um dos cartões postais mais famosos de Portugal é o Arco da Rua Augusta em Lisboa. Conhecido também como Arco do Triunfo, o monumento remete aos arcos projetados na época do Império Romano como celebração das conquistas e glórias de um governante.

Por isso, o Arco da Rua Augusta teve sua construção iniciada como comemoração à reconstrução da cidade em 1759 após o terremoto de 1755 causar grande destruição em Lisboa.

Depois de inaugurado em 1875, o Arco hoje é uma das atrações turísticas indispensáveis em sua viagem para Lisboa, tanto pelo simbolismo quanto pela beleza.

Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

Importante => Seguro Viagem Lisboa (dicas + desconto)

História do Arco do Triunfo na Rua Augusta

Arco da rua Augusta em Lisboa

O Arco da Rua Augusta foi desenhado inicialmente por Eugênio dos Santos, mas não com a altura e forma que tem atualmente.

Em 1815 um concurso foi aberto para escolher quem seria o arquiteto responsável por finalizar a obra com o coroamento. Na ocasião, Veríssimo José da Costa foi o vencedor.

A parte superior do arco aborda esculturas de Célestin Anatole Calmels, em que a Glória está coroando o Gênio e o Valor, enquanto a parte inferior possui esculturas de Vítor Bastos, que representam Vasco da Gama, Nuno Álvares Pereira e o Marquês de Pombal.

A escultura da lateral esquerda representa o Rio Tejo e a lateral direita representa o Rio Douro.

No topo do arco é possível ler uma inscrição em latim sobre as virtudes do descobrimento de novas terras e culturas na época do Império Português.

O que ver no arco da Rua Augusta?

Logo ao entrar no monumento e antes de chegar no miradouro, há uma Sala do Relógio que abriga o relógio mecânico do monumento e conta um pouco da história da construção do Arco.

No topo do miradouro do Arco, é possível observar, de um lado, a linda vista panorâmica de toda a Baixa de Lisboa e, do outro, a bela vista do Rio Tejo.

Confira => Passeios em Lisboa e arredores

vista do Arco Triunfal de Lisboa

Há um elevador para os visitantes, mas ainda assim é necessário subir alguns lances de escada, já que originalmente o monumento não foi projetado para receber visitas. Portanto, a visita ao Arco não é acessível para pessoas com restrições de mobilidade.

Como o arco da Rua Augusta se localiza no centro da Praça do Comércio de Lisboa, você pode aproveitar as cafeterias, restaurantes, e docerias (chamadas de pastelarias em Portugal) durante sua caminhada.

Além disso, o local reúne lojas de roupas masculinas e femininas, souvenirs de Lisboa para turistas e muitos artistas de rua expondo seus trabalhos.

Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui

Arco da Rua Augusta Lisboa
Passar por lá à noite também vale a pena, porque ele iluminado fica super bonito.

Preços e horários do Arco da Rua Augusta

O arco da Rua Augusta em Lisboa funciona todos os dias, de 9h às 21h, mas é bom verificar na bilheteria do monumento para conferir o horário, pois ele pode variar em algumas épocas do ano.

Para subir ao topo do Arco é cobrado um ingresso de € 3 para adultos e entrada grátis para crianças de até 5 anos.

O arco se localiza na Rua Augusta, 2, e, para chegar até lá, pegue a linha L (azul) do metrô e saia na estação Terreiro do Paço.

=> Leia: Lisboa Card vale a pena?

Clima em Lisboa: verão
Olha ele lá no final da rua Augusta!

Dicas para sua visita à Rua Augusta

Para se programar melhor e ter conforto na sua visita à Rua Augusta em Lisboa, algumas dicas são fundamentais.

Os melhores horários para visitar o arco são: antes das 11h, em que não há tanto calor e concentração de pessoas (em especial se for para Lisboa no verão) ou ao fim do dia, ideal para observar o pôr do sol.

Além disso, se você quer realmente experimentar a culinária portuguesa, a Rua Augusta não é o melhor lugar, já que os restaurantes do calçadão são, em geral, mais caros (devido à grande movimentação de turistas) e não incluem os melhores pratos.

Mas, nessa regra há exceções, como é o caso do Martinho da Arcada, que é o café restaurante mais antigo de Lisboa, cujos preços e pratos valem a pena.

O restaurante A Licorista é outra opção próxima à Rua Augusta, com pratos a preço justo. 

Ah, ambos eram frequentados pelo poeta Fernando Pessoa.

Imperdível => Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais

Martinho da Arcada, o café mais antigo de Lisboa
A mesa do poeta no Martinho da Arcada

O que mais visitar perto do Arco Triunfal de Lisboa

Como o Arco do Triunfo se localiza em uma área central de grande movimentação, no mesmo dia de visita você pode conhecer outros pontos turísticos.

O Museu do Design e da Moda (MUDE), por exemplo, é considerado um dos melhores museus de design da Europa e se tornou um espaço de debate, educação e expressões de design e moda.

Atualmente o MUDE está fechado para obras, mas ainda há uma extensa programação cultural com exposições temporárias.

=> Leia também: Os melhores museus em Lisboa

Quem ama degustar vinhos pode conhecer a Sala de Provas Vinhos, localizada na Praça do Comércio, que oferece uma seleção com cerca de 16 vinhos de todo o país para você conhecer o sabor da vinicultura portuguesa.

Outro ponto turístico de Lisboa interessante é o Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, um museu de visita gratuita que fica no edifício do banco Millenium, próximo à Rua Augusta. É uma verdadeira viagem ao passado com suas estruturas arqueológicas das outras civilizações que viveram em Lisboa.

O museu é ideal para os amantes de história que querem conhecer um pouco mais da evolução histórica de Lisboa e descobrir os resquícios do período romano na capital.

Vale a pena => Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

Arco da rua Augusta em Lisboa
É lá que acontecem shows de luz na época do natal e onde é comemorado o ano novo em Lisboa

Fora isso, ele fica em frente a Praça do Comércio, uma das mais bonitas da Europa, e à beira do rio Tejo.

Aproveitando que está por ali, vá visitar o Mercado da Ribeira, ali pertinho, um dos vários Mercados Gastronômicos em Lisboa.

Gostou das nossas dicas sobre o Arco da Rua Augusta? 

Deixe um comentário