Como assim, Museu do Teatro Romano em plena Lisboa??, vocês podem me perguntar…
Muita gente não sabe, mas a região de Portugal era antigamente parte do Império Romano e por isso existem vários vestígios dessa passagem dos romanos pelas terras hoje portuguesas.
Um desses vestígios é o Museu do Teatro Romano em Lisboa.
Localizado numa das colinas da cidade, com certeza o teatro tinha uma linda vista para o rio.
Quer conhecer? Vem com a gente!
Museu do Teatro Romano
O teatro foi construído por volta do século I d.C., com a estrutura semicircular da arquibancada aproveitando o declive do terreno. Inclusive, muitas partes dele – como a parte central, onde se sentava a elite, e os degraus inferiores – foram construídos e talhados na própria pedra.
Com certeza, qualquer um que chegasse pelo rio poderia ver o teatro, que constituía uma importante marca da cidade e da ocupação, pois os teatros romanos eram, em geral, símbolos do poder de Roma à época.
Este também era o caso do teatro de Lisboa, ou, melhor: Felicitas Iulia Olisipo, como ela era chamada na época romana.
O Teatro de Olisipo tinha capacidade para 4 mil pessoas.
- Veja essa Dica de hotel boutique em Lisboa
Descoberta do Teatro Romano
O Teatro Romano de Lisboa foi descoberto em 1798. Nesta época, a cidade ainda estava sendo reconstruída, arrasada após o grande terremoto de 1755.
Foi neste terremoto, inclusive, que o Convento do Carmo em Lisboa perdeu o seu teto, que sucumbiu com o terremoto.
Apesar da importância histórica da descoberta, as ruínas foram esquecidas – talvez pelo momento de reconstrução da cidade – e foram construídos prédios para moradias por sobre elas.
Excursão 5 estrelas => Lisboa: Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais
Somente em 1964 foram iniciados os trabalhos de escavação do teatro e, então, a Câmara Municipal de Lisboa inicia o processo de desapropriação e compra dos edifícios que se sobrepunham às ruínas, com o intuito de demoli-los e fazer a escavação completa.
Entre os anos de 1989 e 1993 dois edifícios sofreram intervenção e as escavações foram mais afundo, descobrindo-se mais uma parte do teatro, justamente a parte das bancadas, dos assentos dos espectadores, denominadas cavea.
- Você já viu se o Lisboa Card vale a pena?
Para se ter uma ideia da grandiosidade, essa parte ocupa cerca de 1.500 m².
Em 2001 descobriu-se o post scaenium, ou o muro de suporte do cenário, que servia também de muro de contenção da encosta.
O Museu do Teatro Romano foi, então, criado nesta época, dedicado a preservar, estudar e apresentar aos visitantes essa importante obra histórica.
Que tal? => Passeio Particular de 3 horas a pé por Lisboa com guia
O Museu do Teatro Romano hoje
O museu hoje ocupa dois edifícios de épocas distintas: um do século XVII e outro dos finais do séc. XIX.
Este último, onde funcionou uma tipografia e uma fábrica de malas, foi recuperado e adaptado para as primeiras instalações do Museu do Teatro Romano, em 2001.
Depois, em 2013, ele ficou fechado por dois anos para remodelação, acessibilidade (tem um elevador para cadeirantes) e remodelação da coleção museográfica, o Museu do Teatro Romano abriu ao público em 30 de Setembro de 2015.
Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui!
Quem o visita pode apreciar o campo arqueológico – onde ainda se fazem escavações em busca de novas descobertas – e uma exposição permanente, com peças diversas encontradas no local, desde peças do antigo teatro até peças das habitações dos séculos XVII e XVIII.
Afinal, nas escavações foram encontrados as bases e resquícios das casas que existiam ali anteriores ao terremoto de 1755, inclusive com vestígios do incêndio decorrente do grande tremor.
Confira => Passeios em Lisboa e arredores

Museu do Teatro Romano em Lisboa – Informações úteis
- Endereço: Rua de São Mamede, nº 3 A, 1100-532 Lisboa
- Como chegar: Metro: Terreiro do Paço ou Baixa-Chiado | Autocarro: 714, 732, 736, 737, 760 | Bonde: 12E e 28E – Uma vez na Rua Augusta Rosa, suba a ladeira da Rua Da Saudade e vire à esquerda na Rua de São Mamede. Veja abaixo o mapa.
- Funcionamento: de 3ª a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h). Fecha às 2as, 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.
- Custo: 3 euros
- Telefone: +351 215 818 530
- Email: teatroromano@museudelisboa.pt