O que fazer em Cascais

Se você quer uma dica de um belo passeio bate e volta de Lisboa, eu te digo: vá para Cascais!

Esta charmosa cidade de praia está localizada a apenas meia hora de Lisboa e é super fácil de chegar usando os transportes públicos de Lisboa.

Confira neste post o que fazer em Cascais, onde comer onde se hospedar, caso resolva ficar uns dias por lá (e olha, vale pena!)

O que fazer em Cascais

Bate e volta de Lisboa para Cascais

Cascais é uma de nossas dicas para quem quer explorar os arredores de Lisboa e se surpreender com o melhor de Portugal.

Você terá muito o que fazer em Cascais, e alguns pontos turísticos acabam sendo obrigatórios para quem visita o local. São belíssimas paisagens, boa comida e um povo hospitaleiro que você terá a oportunidade de conhecer comigo agora!

Confira => Passeios em Cascais

Baía e Marina de Cascais

A Baía de Cascais fica no centro da cidade. No local você encontrará restaurantes típicos, muitas lojas e uma paisagem acolhedora com um caminho que vai te levar até a Cidadela de Cascais, que é onde fica a Marina, local que, além da bela vista do mar, oferece aos visitantes uma ampla gama de opções de comércios e de bares.

Pela Baía também ocorrem vários eventos importantes ao longo do ano, que vão de um evento de Natal ou Ano Novo, até festas típicas e festivais de música.

viagem para Cascais

Mercado da Vila de Cascais

O Mercado da Vila de Cascais é uma espécie de mercadão, semelhante aos que existem em grande parte das capitais brasileiras. No local você encontrará lojas de flores, hortifrúti fresquinho, carnes, queijos e peixes.

De segunda a sexta, o funcionamento do local vai até a meia noite, já aos sábados, o mercado encerra atendimento às duas da manhã e existe, ainda, uma feira interna só com produtos regionais dentro do mercado.

  • Endereço: Rua Padre Moisés da Silva
o que visitar em Cascais
Foto de visitcascais.com

Centro Cultural de Cascais

Localizado em um prédio histórico onde funcionou um convento, o Centro Cultural de Cascais oferece cursos de música e artes para crianças, jovens e famílias locais, além de ser palco de várias ações de incentivo a arte, como apresentações musicais, teatrais e de dança.

O local também oferece sessões de filmes e exposições. A maior parte dos eventos abertos ao público são gratuitos, com exceção do cinema que tem um valor simbólico do ingresso.

  • Endereço: Av. Rei Humberto II de Itália
  • Horário: 3ª a domingo das 10h00 às 18h00

Centro Cultural de Cascais

Boca do Inferno

Não subestime o local pelo seu nome. A Boca do Inferno é um verdadeiro espetáculo da natureza.

As ondas imponentes batendo nas rochas criaram várias cavernas no local ao longo dos anos e uma, em especial, se destaca na paisagem: a Boca do Inferno.

Imperdível => Passeio de um dia para Cascais e Sintra (de Lisboa)

o que fazer em Cascais
Foto de Rafael Batista

Museu do Mar

Esse museu encontra-se em um prédio centenário, que atualmente pertence a Câmara Municipal de Cascais, e é perfeito tanto para quem é formado em ciências marítimas ou biológicas, como para os amantes do fundo do mar.

Lá você encontrará tudo sobre espécies, itens resgatados de naufrágios, exposições, acesso a uma videoteca sobre o mar e muito mais.

  • Endereço: Rua Júlio Pereira de Mello
  • Horário: de 3ª feira a 6ª feira – das 10h às 17h – Sábados e Domingos das 10h às 13h e das 14h às 17h.
 

Praias de Cascais

Apesar de se tratar de uma cidade pequena, Cascais tem 18 praias, que ficam bem próximas umas das outras, sendo possível acessá-las a pé. E o melhor: todas elas possuem excelente infraestrutura para atender aos milhares de turistas que recebem anualmente.

Elas estão entre as melhores praias perto de Lisboa que você poderá visitar.

A primeira delas é a Praia do Ribeira, localizada pertinho do centro de Cascais. É a mais popular, logo, está sempre cheia, seja de moradores, seja de turistas. É uma boa opção para quem quer apenas tomar sol e dar um mergulho, mas se você procura um local mais tranquilo, é melhor escolher outra praia.

Uma boa opção de praia mais calma é a Praia da Rainha. O local ganhou esse nome porque era onde a Rainha D. Amélia frequentava durante as hospedagens da família real na cidade.

Um destaque especial vai para a Praia da Conceição e a Praia da Duquesa. Apesar de visualmente aparentar ser apenas uma praia, tratam-se de duas praias pequenas que estão interligadas. No verão, essas praias costumam ficar lotadas e quiosques com salva vidas são colocados no local.

Dica => Seguro Viagem Portugal (os 5 mais contratados)

o que fazer em Cascais

Por lá você ainda encontra estacionamento, muitos restaurantes e bares, ducha, banheiro e acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Essas praias também ficam pertinho da estação de trem, sendo ótimas opções para quem está fazendo um bate e volta de Lisboa.

A Praia do Guincho é uma ótima alternativa de o que fazer em Cascais, pois além de um local agradável, você pode alugar uma bicicleta e aproveitar uma ciclovia de 7 km. É considerada a praia mais bonita da cidade. Lá também tem uma escola de surfe.

A Praia Moitas é a última opção. Por ser a mais distante do centro, cerca de 20 minutos, é a menos movimentada, exceto durante a alta temporada, ocasião em que todas as praias recebem elevado fluxo de turistas.

Dica => Excursão Sintra, Cascais e Cabo da Roca saindo de Lisboa

Onde comer em Cascais

Além das atrações de Cascais, você precisa ter boas opções gastronômicas para aproveitar ainda mais sua viagem. Mesmo que esteja fazendo só um bate e volta de Lisboa, saiba que há boas opções de restaurantes.

Por se tratar de um local litorâneo, a maior parte dos estabelecimentos gastronômicos servem frutos do mar, mas também há bares, lanchonetes e alguns restaurantes diversificados.

Uma opção que vale muito a pena é o Fortaleza do Guincho. Esse restaurante oferece mais do que pratos deliciosos: dispõe de uma vista privilegiada, uma vez que foi construído sobre o mar e é um dos restaurantes com estrela Michelin em Lisboa e arredores.

Fortaleza do Guincho

O Estoril Mandarim, Monte Mare e Moules&Gin, também possuem um cardápio de dar água na boca. Todos eles servem frutos do mar com uma pitada da culinária típica de Portugal.

Não se esqueça de, no final, passar pelas sorveterias Bijou de Cascais ou Santini, para garantir uma sobremesa geladinha de dar água na boca.

Onde ficar em Cascais

Apesar de ser uma cidade dos bate e volta de Lisboa mais tradicionais, para quem tem tempo, eu sugiro se hospedar por lá por 2 ou 3 noites.

Além de poder curtir melhor o que Cascais tem a oferecer, poderá fazer vários passeios ali por perto, além de pegar uma prainha, caso vá no verão. 😉

Algumas das sugestões de hotéis em Cascais com bom custo x benefício são:

Onde ficar em Cascais

Pelo que deu para perceber por este texto, há muito o que fazer em Cascais, não é?

E se você se animou em visitá-la, leia o nosso post sobre como ir de Lisboa a Cascais, com todas as dicas para chegar até lá.

Deixe um comentário