A capital de Portugal é um destino procurado por turistas durante o ano inteiro e oferece atrativos para todos os gostos em qualquer época do ano, mas se você está planejando viajar para Lisboa em junho, saiba que não irá se arrepender!
Oferecendo um clima agradável, Lisboa em junho recebe os primeiros sinais da estação mais quente do ano e com ela chegam as festividades mais esperadas da cidade.
Neste post, saiba todas as maravilhas que a capital portuguesa tem para oferecer no mês de junho e prepare-se para uma viagem apaixonante!
Fundamental => Seguro Viagem Portugal (com super desconto!)
Dicas de Lisboa em junho
Se você está planejando visitar Lisboa em junho, saiba que essa é uma das melhores épocas do ano para estar lá!
O mês marca o início do verão, quando as temperaturas começam a subir, mas as atrações ainda não estão abarrotadas de turistas e você consegue curtir bastante a cidade.
Além disso, o mês é marcado por festividades típicas e bastante agitação, já que o calor faz as pessoas ficarem mais animadas.
Os dias de verão são mais longos e muito agradáveis, tornando as atividades ao ar livre bastante atrativas e sendo possível até se aventurar nos banhos de mar.
Confira => Passeios em Lisboa e arredores
Clima em Lisboa em junho
O mês de junho marca o início do verão em Lisboa, que chega no dia 21 e dura até o dia 20 de setembro.
Sendo assim, é quando as temperaturas começam a subir por lá. As temperaturas máximas na capital portuguesa variam entre 24 ºC e 27 ºC, enquanto as mínimas ficam entre 15 ºC e 18 ºC.
O mês de junho não é marcado por grandes nebulosidades ou períodos de chuva, o que facilita bastante os passeios ao ar livre.

Que horas escurece em Lisboa em junho?
Durante o verão, os dias são naturalmente mais longos, e em Lisboa não é diferente. Tendo quase 15 horas de duração, dá para aproveitar bastante a luz solar na capital portuguesa. O pôr-do-sol na cidade costuma acontecer por volta das 21h.
Sendo assim, a oferta de atividades ao ar livre é bem grande em Lisboa em junho, já que os dias são convidativos e alegres.
É fácil encontrar o que fazer, seja qual for o seu tipo de atividade preferida: cultural, esportiva, musical, artística, gastronômica ou simplesmente aproveitar os raios solares e o vento no rosto.
O que levar na mala para Lisboa em junho
As temperaturas em junho em Lisboa são elevadas, então invista em roupas frescas. Blusas de manga curta, regatas, shorts, bermudas e vestidos são bem-vindos.
Para os pés, calçados abertos ou tênis leves e confortáveis são a melhor escolha. Chapéus e bonés também são uma boa pedida.
Para as mulheres, o salto é dispensável, tendo em vista que é bastante desconfortável caminhar pelas calçadas portuguesas se equilibrando em cima deles, fora o estrago nos sapatos.
Não deixe de fora da mala os óculos de sol e o protetor solar em hipótese alguma!
É bom não deixar de fora da mala um casaco leve, caso sinta frio em ambientes fechados com ar condicionado ou até mesmo durante a noite ou madrugada.
Caso planeje visitar as praias perto de Lisboa, coloque na mala também seus trajes de banho.
Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui

Junho em Lisboa é bom para…
…aproveitar tudo de melhor que o verão tem para oferecer! Os dias agradáveis trazem com eles pessoas mais animadas nas ruas e festividades para todos os lados.
Com as temperaturas subindo e os dias mais longos, você já consegue até mesmo curtir as praias da costa de Lisboa, e ainda sem as grandes lotações.
Junho também é o mês das sardinhas em Lisboa, então você terá oportunidade de provar muitas delícias preparadas com elas por lá nesta época, tanto nos restaurantes quanto nas feiras e festas de rua. A sardinha assada é o carro-chefe da culinária portuguesa durante esse período.
Falando em festas de rua, o mês traz os típicos arraias de rua, conhecidos como as Festas dos Santos Populares. Esses eventos são organizados nas ruas da cidade com bastante comida típica portuguesa, bebida, muita música, enfeites e cores.

Mas o santo mais popular de Lisboa é Santo Antônio, padroeiro da cidade, que tem feriado e festividades próprios.
A festa começa no dia 12 de junho, quando são celebrados muitos casamentos por lá, atraindo moradores e turistas. No dia 13, uma enorme procissão sai da igreja para celebrar o santo.
Imperdível => Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais

Leia no blog:
Melhores tours e passeios de junho em Lisboa
Se há um mês em que Lisboa se entrega, inteira e sem reservas, é junho. A cidade se veste de bandeirinhas, cheira a manjerico e vibra com música, sardinhas e festas em cada esquina.
E pra você que chega nessa energia boa, eu separei aqui os passeios mais gostosos pra aproveitar Lisboa em junho – com aquele olhar de quem já viveu muitos junhos por aqui e sabe bem onde mora a magia.
Tour de barco ao pôr do sol no Tejo
Sabe aquele momento em que o céu vira uma aquarela laranja-rosa e o Castelo de São Jorge ganha um contorno dourado? Pois é. Navegar pelo Tejo ao entardecer é uma das experiências mais lindas que você pode ter por aqui. Junho é perfeito: os dias são longos, o vento está mais calmo e o cenário? De filme.
Dica: leve um casaquinho leve (a brisa pode surpreender!) e escolha um tour com vinho a bordo. Sim, isso existe. E sim, é tão bom quanto parece.
Walking tour pelos bairros das festas
Como já disse, junho é mês de Santo António, e isso significa Alfama, Graça e Mouraria em festa. É música, sardinha assada e muita tradição portuguesa pelas ruelas.
Se você não sabe por onde começar, recomendo um walking tour guiado pelos bairros históricos: além de conhecer as histórias e lendas locais, você ainda vai parar nos lugares mais autênticos, onde os arraiais fervem de verdade (e não só para turista ver).
Quer uma dica local? Chegue perto das 18h, quando o sol começa a baixar e as ruas vão se enchendo aos poucos. É o melhor horário.
Que tal? => Free tour pela Lisboa boêmia
Tour gastronômico com sardinha, vinho e pastel de nata
Em junho, a comida portuguesa ganha ainda mais protagonismo. E não tem jeito melhor de se jogar na cultura local do que com um bom tour gastronômico. Tem roteiros que combinam petiscos em tascas escondidas com paradas para vinho do Porto, ginjinha e, claro, sardinha assada na brasa.
E se você for como eu, que não resiste a um pastel de nata quentinho, escolha um tour que termine numa confeitaria tradicional. Simplesmente irresistível.
Passeio de bike do Cais do Sodré a Belém
Nos dias mais ensolarados (e eles são muitos em junho), nada como pedalar com o Tejo ao lado.
O caminho entre o Cais do Sodré e Belém é plano, agradável e cheio de paradas lindas: Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, MAAT… E o cheirinho de mar misturado ao som das gaivotas cria um clima de férias instantâneo.
Se preferir, tem tours guiados com bikes elétricas – uma ótima pra quem quer ver muito sem cansar.
Piquenique no Jardim da Estrela com sabores locais
Nem só de tours pagos vive um roteiro incrível.
Em junho, dá para comprar um pão com chouriço ainda quente numa das feirinhas de rua, pegar frutas frescas e vinho verde, e fazer um piquenique no Jardim da Estrela.
Leva uma toalha, senta debaixo de uma árvore frondosa e aproveita como um verdadeiro lisboeta.
Feriados e eventos em Lisboa no mês de junho
Junho é um mês animado em Lisboa!
Costumeiramente, o país não é marcado por feriados, como somos acostumados no Brasil, mas o mês de junho especialmente conta com feriados importantes para a capital de Portugal.
Por lá se comemora:
- no dia 10 de junho – feriado nacional, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, em que relembra a morte do ícone literário português Luís de Camões, em 1580;
- no dia 13 de junho – feriado regional de Lisboa, dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade, data marcada por marchas populares e por casamentos, além da tradição de enfeitar as casas e os bairros históricos com cores coloridas e colocar manjericão nas janelas;
- eventualmente o feriado de corpus christi cai no mês de junho, mas a data não é fixa;
- o mês de junho também é marcado pelos arraias de rua, festas feitas em homenagem aos santos populares, abarrotados de comidas típicas portuguesas, bebidas, muita música e diversão!
Preparado para passar um delicioso início de verão europeu pelas terras da capital portuguesa?
Esteja preparado também para se apaixonar por Lisboa em junho e querer voltar todos os anos para curtir as festas incríveis desta época do ano por lá.
Dicas para curtir mais a sua viagem para Lisboa
E na hora de planejar sua viagem algo que é fundamental é escolher bem onde irá se hospedar. Ninguém merece ficar num lugar ruim, mal localizado e, se bobear, ainda pagar caro, né?!
Por isso, te aconselho a ler um post super completo que escrevemos no nosso outro blog, o Turista Profissional, sobre onde ficar em Lisboa, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões que vão desde hostels super transadinhos até hotéis boutique e de luxo. Tem opções para diferentes perfis e orçamentos.
Seguro Viagem Para Portugal
Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.
Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.
E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉
Pegue o seu desconto aqui!
Endereços importantes e horários em Lisboa
Confira aqui a que horas os estabelecimentos abrem e fecham, para poder organizar melhor o seu dia em Lisboa, bem como alguns endereços que são bons de você ter anotados, caso precise.
- Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
- Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
- Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
- Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
- Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
- Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
- Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00
Passeios bate e volta a partir de Lisboa
Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, mas não se anima a fazer sozinho(a), uma boa opção são aquelas excursões de um dia partindo de Lisboa. Muitas vezes, elas ainda conseguem juntar mais de um destino no mesmo passeio, coisa que, se você fosse tentar fazer usando o transporte público, seria inviável.
Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!
E não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“, que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.
Boa viagem!