Temperatura em Lisboa

Muita gente nos pergunta sobre como é a temperatura em Lisboa ao longo do ano.

De fato, é importante, porque, para quem deseja conhecer a Europa, a capital portuguesa serve muitas vezes como porta de entrada.

Lisboa é, em grande parte das vezes, a escolha dos brasileiros que são marinheiros de primeira viagem.

Isso se dá ao fato de ser o país da Europa mais próximo do Brasil, com a mesma língua, e claro, a temperatura em Lisboa agrada todos os seus visitantes.

Então, vamos contar pra você tudo sobre a temperatura em Lisboa, Portugal, para que você possa organizar a sua viagem.

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com 10% de desconto)

Temperatura em Lisboa

Praça do Comércio
Arco da Rua Augusta em Lisboa com o céu totalmente azul!

Portugal é conhecido pelo seu clima temperado, no qual os verões são longos e quentes e o inverno rigoroso com bastante chuva.

Portanto, é importante, antes da sua viagem, obter informações sobre as médias mensais de temperatura em Lisboa para que, assim, consiga aproveitar ao máximo todas as atrações possíveis e, claro, viajar com a mala equipada com as roupas adequadas para a estação.

Pensando em vocês, esse artigo irá abordar detalhadamente as temperaturas e o clima em Lisboa nos diferentes meses do ano, portanto, leia atentamente cada tópico a seguir para fazer uma boa viagem.

Pesquise aqui os melhores hotéis em Lisboa (no Centro)

Médias mensais de temperatura em Lisboa

Quando estamos programando a nossa viagem, é de praxe pesquisar sobre o clima do lugar que vamos viajar, afinal, precisamos montar uma mala com as roupas certas e também definir as atrações que iremos conhecer.

Se você escolhe viajar para um destino em época de chuva e é amante de praia, pouco provável vá conseguir visitá-las e aproveitá-las, não é verdade? Esse é apenas um exemplo de motivo para atentar ao clima e à temperatura do destino.

Por sorte, a capital portuguesa possui estações bem definidas, o que vai facilitar bastante na hora de você escolher qual mês do ano irá visitar Lisboa.

Veja abaixo o mês a mês do clima em Lisboa.

temperaturas em Lisboa
Veja a tabela de temperaturas médias em Lisboa

Janeiro

Normalmente nos meses de janeiro chove e faz frio em Lisboa. Nessa época do ano, a temperatura fica entre 8ºC e 14ºC, com a incidência de fortes ventos que deixam a sensação térmica ainda mais baixa. Portanto, se você vai viajar em janeiro, procure se agasalhar bastante.

Apesar do inverno em Lisboa, você pode encontrar muitos dias de sol em meio a chuva. Nesse mês do ano vale a pena aproveitar as festas populares que acontecem na região para conhecer mais da cultura portuguesa.

É o caso do Dia de Reis, 6 de janeiro, e a celebração a São Sebastião, que acontece em 20 de janeiro.

Fevereiro

Apesar de ter alguns dias chuvosos, fevereiro é um mês bastante alegre, charmoso e repleto de animação em Lisboa.

Com a temperatura começando a subir registrando máxima de 16° C e mínima de 9° C, fevereiro é uma época ideal para quem está fazendo uma viagem romântica ou para quem vai em busca de diversão.

No dia 14 de fevereiro é comemorado o dia dos namorados (dia de São Valentim para os portugueses) e a cidade fica toda charmosa com algumas decorações românticas e o clima frio dá um toque ainda mais especial no romantismo.

E para quem gosta de folia, o clima frio não atrapalha em absolutamente nada, pois é exatamente em fevereiro que acontece o carnaval português e a cidade fica repleta de programações e bailes carnavalescos.

Bairro de Belém em Lisboa

Março

Menos dias de chuvas e a temperatura em Lisboa entre 10° C e 18° C, março é um mês mais ensolarado e já é possível observar por toda a cidade as cores da primavera que tem início do final do mês.

Com o inverno em Lisboa começando a se despedir, os dias ficam mais longos e com bastante sol e são ideais para conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Lisboa – como o Elevador de Santa Justa – com menos movimento por ainda não ser alta temporada na cidade.

Além disso, dia 19 de março é uma data especial para os portugueses, pois é comemorado o dia de São José e também o dia dos pais.

Passeio => Excursão Cidade Velha e Degustação de Vinhos e Tapas

Elevador de Santa Justa em Lisboa
Elevador de Santa Justa em Lisboa

Abril

Apesar de já ter iniciado o período de primavera e ser um mês de sol, em abril as chuvas podem chegar de surpresa a qualquer hora.

A temperatura costuma ser bastante agradável, registrando mínima de 12° C e máxima de 20° C, fazendo com que em alguns dias os casacos grossos não precisem sair do guarda-roupa.

Por ser um país católico, na Semana Santa há muitas missas e romarias, um roteiro ideal para quem é religioso. Outra data importante para a história portuguesa é o feriado de 25 de abril, onde é celebrado o dia da Revolução Portuguesa, quando o país recuperou a democracia.

Veja aqui os passeios em Lisboa que você pode fazer!

Primavera em Lisboa
Primavera em Lisboa

Maio

Com o sol começando a brilhar a partir das 6h da manhã e se despedindo apenas às 20h e pouquíssima incidência de chuvas, o mês de maio é ideal para curtir atividades ao ar livre sem muita agitação de turistas e também é o mês ideal para visitar as praias perto de Lisboa, tendo em vista que ainda não é alta temporada e os dias são longos com bastante sol.

A temperatura durante o dia chega aos 23° C, enquanto durante a noite registra mínima de 15° C.

Então, se a viagem ideal para você é ter clima mais agradável, longo dia de sol, preços mais atrativos e menos movimentação, maio é o mês certo para tudo isso!

Vale a pena => Ônibus Hop on Hop Off

Praia das Maçãs
Praia das Maçãs

Junho

É nesse mês que começa o verão em Lisboa, por isso que junho costuma ser ainda mais quente que maio, com as temperaturas chegando na casa dos 26ºC, podendo atingir até os 30ºC.

Praticamente sem chuva, o clima é bastante agradável e favorável para quem gosta de fazer passeios ao ar livre, caminhar pelo centro histórico, conhecer as praias nos arredores e claro, a festa dos Santos Populares em Lisboa, conhecidas no Brasil por festas juninas.

Em Lisboa, do dia 12 ao dia 13 de junho é onde a festa se concentra com arraias, bandeirinhas coloridas, comida típica, fogueiras e muita música. É pura animação!

Santos Populares em Lisboa
Aproveite a Festa dos Santos Populares em Lisboa

Julho

Viajar para Lisboa em Julho é uma boa pedida para quem quer pegar o auge do verão em Portugal, pois nessa época as temperaturas são bastante altas.

Prepare a roupa mais leve que tiver para pegar até 35ºC na capital portuguesa durante o dia e roupas mais quentinhas para pegar 18ºC quando a noite chegar.

Por sorte, embora o clima seco, os ventos que sopram do mar trazem uma brisa boa para quebrar as altas temperaturas. Em Julho não vai faltar o que fazer em Lisboa, pois a cidade normalmente está bombando nesse período.

Em Julho, várias são as festas tradicionais, festivais de músicas e também as praias perto de Lisboa costumam estar sempre lotadas.

Imperdível => Melhor de Lisboa a pé – Passeio Particular de 3 horas

Clima em Lisboa: verão
Verão em Lisboa – faz calor!

Agosto

Agosto é o mês em que o verão em Lisboa está pipocando! O sol ardente e a alta temporada deixa a cidade mais cheia que todos os meses já citados.

Embora a temperatura máxima permaneça na casa dos 35ºC durante o dia, devido ao forte sol, a sensação térmica faz parecer que a temperatura em Lisboa é muito maior.

Com o ápice do verão e a água do mar com temperatura ideal para os banhistas, normalmente as praias perto de Lisboa estão sempre cheias. Se for viajar nesse período, ande sempre com água na mochila e protetor solar.

Seguro viagem para LisboaSEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Se já está planejando sua viagem para Lisboa, saiba que é fundamental fazer um bom seguro viagem, já que a saúde em Portugal não é gratuita e, além disso, você estará coberto para eventuais problemas com perda ou extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo, auxílio jurídico, entre outras tantos itens. Ninguém quer ter problemas durante as férias, mas vai que acontece! Faça uma cotação aqui, pois os nosso leitores tem um desconto de 10%. Bom, né?!

Setembro

Com o turismo caindo e a temperatura mais amena, o mês de Setembro é um dos mais recomendados para quem deseja conhecer a capital portuguesa longe da agitação.

Além disso, com o auge do verão indo embora, o clima em Lisboa é bastante agradável em setembro, com a temperatura média na casa dos 20ºC e com pouquíssimas precipitações.

Ponde 25 de Abril em Lisboa
A Ponte 25 de Abril em Lisboa vista do MAAT

Outubro

Com o outono se aproximando, já é possível observar as folhas secas como cenário e a temperatura em Lisboa começa aos poucos a baixar.

Em outubro é registrado mínima de 14º C enquanto a máxima pode chegar aos 23° C, além disso, a incidência de chuvas começa a aumentar também, porém ainda não são tão frequentes.

Para quem gosta de curtir e realizar atividades na luz do dia, nesse período do ano o sol permanece brilhando por cerca de 11 horas, geralmente das 8h às 19h.

Confira => Passagens aéreas baratas para Portugal

Hotel na avenida da Liberdade em Lisboa
Avenida da Liberdade em Lisboa

Novembro

A temperatura mais baixa e os dias de chuva começam a ser realidade, assim é o clima em Lisboa no mês de novembro com temperatura mínima de 11º C e máxima de 18° C.

Entretanto, nesse mês de cenários com folhas secas e tempo frio, pode ocorrer um fenômeno meteorológico chamado de Verão de São Martinho, quando os dias ficam mais quentes e dificilmente pode chover. Quem sabe você não presencia esse fenômeno curioso em pleno outono de Lisboa?

>> Descubra aqui os melhores Hostels de Lisboa <<

Dezembro

O mês natalino traz muitos turistas para Lisboa e traz também o inicio do período de inverno na cidade e no país em geral, onde durante a noite a temperatura mínima pode chegar aos 8° C enquanto que durante o dia a máxima é de 14º C. Prepare-se para o frio e também para a chuva, pois dezembro é um dos meses mais úmidos com mais incidência de chuva.

Se você pretende passar o Natal em Lisboa, saiba que no dia 25 de dezembro o movimento da cidade é fraco e as atividades e estabelecimentos geralmente fecham, então a dica é se programar com antecedência. Apesar de não ser celebrado com festas, a decoração e as luzes que colorem e iluminam a cidade e o friozinho dão um charme especial nesse período natalino e a cidade fica ainda mais linda.

Já para quem vai passar o réveillon em Lisboa, a cidade fica mais animada e recheada de programações de virada de ano, com festas, shows e queima de fogos entre família e amigos!

Vale a pena => Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

Réveillon em Lisboa
Ano Novo em Lisboa

Outras dicas sobre temperatura em Lisboa

Além das informações de temperatura mês a mês inseridas no tópico anterior, abaixo vamos falar mais sobre como é Lisboa no inverno, no verão e sobre a pergunta que não quer calar: será que neva na capital portuguesa?

Qual o mês mais frio em Lisboa?

Apesar de não ser um frio tão rigoroso, janeiro é o mês em que a temperatura em Lisboa fica mais baixa.

Com temperatura máxima de 14° C, mínima de 8° C e mais dias de chuva, os casacos mais grossos e as jaquetas impermeáveis são itens indispensáveis para quem planeja uma viagem para Lisboa em janeiro, ainda mais para quem não é acostumado com frio.

Se quiser economizar em Lisboa, faça as contas e avalie se comprar o Lisboa Card não é a melhor opção para você. Ele inclui acesso gratuito a 23 museus da cidade, além de ser um bilhete que dá acesso ilimitado para o transporte público. Ele está disponível para um, dois ou três dias.

Neva em Lisboa?

São poucos os locais que nevam em Portugal, sendo a Serra da Estrela o local mais próximo de Lisboa possível de encontrar neve durante o inverno, com aproximadamente 294 km de distância, possibilitando até mesmo um bate e volta.

Com quase 2000 metros de altitude, a Serra da Estrela proporciona momentos mágicos para os turistas que vão em busca de neve no inverno em Lisboa, com diversas atividades como estação de esqui e snowboard.

Para chegar até lá saindo de Lisboa a melhor e mais rápida opção é utilizar um carro alugado, mas também é possível ir de ônibus (pela empresa Rede Expressos) ou trem (pela empresa Comboios de Portugal). 

Imperdível => Excursão de um dia para a Serra da Estrela (a partir de Lisboa)

 

Como é o verão em Lisboa?

O verão português começa em 21 de junho e termina em 20 de setembro com temperaturas altas e perfeitas para aproveitar ao máximo os dias de sol com atividades ao ar livre e praia com temperaturas ideais para o banho de mar.

Com os dias mais longos, durante o verão em Lisboa, você vai poder apreciar até 12 horas de muito sol e clima seco, qual é quebrado com a brisa do mar refrescante, tornando suportável as temperaturas máximas que em alguns anos já alcançou 40ºC.

Portanto, use e abuse de roupas leves: regatas, saias, shorts, vestidos, sandália, chinelo e tenha sempre um óculos de sol.

Importante destacar que com o verão e os dias mais longos, até o comércio na capital estende o horário de funcionamento. O sol se põe às 22 horas.

Agora que você já sabe tudo sobre o clima e as temperaturas em Lisboa, prepare sua mala de viagem com as roupas adequadas para a estação e faça uma excelente viagem!

Leia também:

Arco da rua Augusta em Lisboa

Organizando sua viagem para Lisboa

Hospedagem em Lisboa

Outra coisa fundamental é escolher bem sua hospedagem em Lisboa. Pesquise bastante, porque dá pra achar bons lugares - desde hostels até hotéis boutiques ou de luxo - a preços razoáveis e de muita qualidade.

Para ajudar você a escolher, fizemos o post onde ficar em Lisboa, em nosso outro blog, o Turista Profissional, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões de hospedagens para todos os perfis e orçamentos.

pontos turísticos de Lisboa

Seguro viagem para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Partindo de Lisboa você pode aproveitar para conhecer diversas cidades lá por perto, pois ha diversas excursões de um dia que vão a uma ou até mesmo a mais de uma cidade no mesmo dia. Sim, é possível.

São cidades como Sintra, Cascais, Fátima, Óbidos, Évora, Serra da Arrábida, Coimbra, Batalha, Alcobaça, Nazaré, algumas vinícolas... Veja algumas opções de passeios abaixo:

 

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here