Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa

Não se pode pensar em uma viagem para Lisboa e deixar de fora uma das atrações mais famosas e importantes na história da cidade: o Mosteiro dos Jerónimos.

Localizado em uma região igualmente conhecida, que é o bairro de Belém, o Mosteiro é uma das construções lisboetas que simboliza o auge do período das grandes navegações.

Ele é considerado Patrimônio Mundial da Unesco e também uma das Grandes Maravilhas de Portugal.

Importante => Seguro Viagem Portugal (é obrigatório?)

Mosteiro dos Jerónimos em Belém, Lisboa

História do Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos teve sua construção iniciada em 1501, mas só foi finalizado quase um século depois!

A obra foi a mando do rei Dom Manuel I e sua arquitetura, com uma mistura de elementos do renascimento e também da arquitetura gótica,  leva o nome do rei: arquitetura manuelina.

Confira => Passeios em Lisboa e arredores

Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa

As obras foram custeadas em grande parte pelo lucro do comércio de especiarias com o Oriente.

Foi durante o reinado de Dom Manuel que Portugal viveu o seu auge no período da expansão marítima, incluindo as expedições de Pedro Álvares

Cabral e Vasco da Gama, que fizeram com que os portugueses chegassem às Américas.

O Mosteiro simboliza essa época na história portuguesa e foi construído a mando do rei para perpetuar a glória do momento.

Painel do Museu da Marinha
Painel na entrada do Museu da Marinha mostrando as conquistas marítimas dos portugueses

A localização do Mosteiro também não é à toa. Ele fica às margens do Rio Tejo, exatamente onde as naus partiram rumo às novas terras.

Além disso, em terra, o Mosteiro dos Jerónimos foi erguido no lugar da Igreja de Santa Maria de Belém, que era frequentada pelos marinheiros. Ou seja, todo o projeto do Mosteiro tem ligação com o auge do período das navegações portuguesas!

O Mosteiro foi doado pelo rei à Ordem dos Frades de São Jerónimo, daí o nome também, e ficou sob a guarda dos religiosos durante muitos anos.

Vale a pena => Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

Mosteiro dos Jerônimos em Belém, Lisboa

Porém, houve uma época em Lisboa em que as ordens eclesiásticas foram extintas e diversos mosteiros foram desfeitos (inclusive, essa parte da história tem a ver com a origem do famoso Pastel de Belém).

Após a extinção, e até hoje, o local funciona como uma instituição de caridade e é chamado de Real Casa Pia de Lisboa, além de funcionar também, claro, como um dos mais famosos pontos turísticos de Lisboa!

Economia => Seguro Viagem Portugal Barato (com até 20% de desconto)

O que visitar no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa

A visitação completa ao mosteiro inclui diversas “partes” da grande construção manuelina.

Apesar de a entrada oficial ser na Porta Principal, é a Portal Sul, na lateral do rio Tejo, que chama atenção pela arquitetura mais detalhada.

Começa pela Igreja Santa Maria de Belém, dentro do Mosteiro, que é uma das igrejas mais importantes de toda a Europa. Neste local é que estão sepultados Vasco da Gama e Luís de Camões.

Que tal?! => Tour guiado por Belém

Túmulo Vasco da Gama no Mosteiro

O grande salão da igreja possui cerca de 30 metros de comprimento, representando a qualidade da arquitetura do local, já que não há colunas para sustentar o enorme vão.

Igreja do Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa

O Coro Alto, datado do século XIV, é outro ponto que chama atenção, pois era onde os monges faziam as orações e cânticos.

É possível também visitar o claustro, recinto onde os monges se isolavam dentro do Mosteiro para meditação. Na ala norte encontra-se o túmulo de Fernando Pessoa.

A Sala do Capítulo, com destaque para sua porta datada de 1518, é outro ponto de visitação. Assim como o refeitório, com azulejos do século XVIII e a Livraria, construída em 1640.

Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui

Mosteiro em Belém, Lisboa

O Confessionário, a Sacristia e a Capela-Mor, que é onde se encontra o túmulo do rei D. Manuel I, responsável pela construção do Mosteiro,  também fazem parte da visitação.

E ainda, dentro do grande edifício que é o Mosteiro dos Jerónimos, estão alguns dos melhores museus em Lisboa, o Museu da Marinha e o Museu de Arqueologia.

Entrada do Museu de Arqueologia
Entrada do Museu de Arqueologia

Informações práticas:

  • Endereço: Praça do Império, Belém
  • Funcionamento: De outubro a abril, das 10h às 17h30. De maio a setembro, das 10h às 18h30.
  • Custo:  € 10 para adultos
  • Como chegar ao Mosteiro dos Jerónimos: elétrico (bonde) 15, ônibus 28, 714, 727, 729 ou 751 e trem para a estação Belém 
  • Site: http://www.mosteirojeronimos.gov.pt
Se quiser economizar em Lisboa, faça as contas e avalie se comprar o Lisboa Card não é a melhor opção para você. Ele inclui acesso gratuito a 23 museus da cidade, além de ser um bilhete que dá acesso ilimitado para o transporte público. Ele está disponível para um, dois ou três dias.

Organizando sua viagem para Lisboa

Hospedagem em Lisboa

Outra coisa fundamental é escolher bem sua hospedagem em Lisboa. Pesquise bastante, porque dá pra achar bons lugares - desde hostels até hotéis boutiques ou de luxo - a preços razoáveis e de muita qualidade.

Para ajudar você a escolher, fizemos o post onde ficar em Lisboa, em nosso outro blog, o Turista Profissional, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões de hospedagens para todos os perfis e orçamentos.

pontos turísticos de Lisboa

Seguro viagem para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 20% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Partindo de Lisboa você pode aproveitar para conhecer diversas cidades lá por perto, pois ha diversas excursões de um dia que vão a uma ou até mesmo a mais de uma cidade no mesmo dia. Sim, é possível.

São cidades como Sintra, Cascais, Fátima, Óbidos, Évora, Serra da Arrábida, Coimbra, Batalha, Alcobaça, Nazaré, algumas vinícolas... Veja algumas opções de passeios abaixo:

 

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

1 comentário em “Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa”

Deixe um comentário