Martinho da Arcada, o café mais antigo de Lisboa

Você sabia que o Martinho da Arcada é o café mais antigo de Lisboa?

Ele abriu suas portas em 1782, 😱. Isso mesmo! São quase 250 anos de história.

Mais do que um café (e restaurante), o Martinho da Arcada tornou-se também uma atração turística de Lisboa.

Não foi só porque é antigo não! E você quer saber por quê? Então, vem comigo!

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com 10% de desconto)

Café Martinho da Arcada em Lisboa

Café Restaurante Martinho da Arcada

Embora tenha surgido como um café, logo ele sofreu uma ampliação e passou a funcionar também como restaurante, por isso o seu nome ser “Café Restaurante Martinho da Arcada”.

Além, obviamente, de ter o título de café mais antigo e fazer parte do seleto grupo de cafés tradicionais de Lisboa – o que já seria o bastante para lhe garantir um lugar de destaque entre as atrações da cidade -, ele tornou-se particularmente famoso por ser muito frequentado por intelectuais e artistas, e ter, entre seus clientes assíduos, o poeta Fernando Pessoa e o escritor José Saramago.

Fernando Pessoa, em especial, era um cliente tão assíduo do local, que até hoje ainda há lá a mesa que ele se sentava.

A mesa continua “preparada” para recebê-lo e é, como não podia deixar de ser, a mais fotografada e onde todos querem se sentar e fazer uma pose de intelectual, rsrs.

Martinho da Arcada, o café mais antigo de Lisboa
A famosa mesa de Fernando Pessoa

Você vai reparar que boa parte da decoração do Martinho da Arcada é dedicada ao poeta, com muitas fotos e trechos de poesia.

Mas não só a ele, pois outros escritores e intelectuais também figuram nas paredes do lugar.

Não preciso dizer que este é um lugar concorrido, e é até possível que encontre alguma celebridade ou político por lá. Entre alguns frequentadores brasileiros, temos Tony Ramos, Antônio Fagundes e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

☛ Leia também:

Martinho da Arcada, o café mais antigo de Lisboa

E a comida do Martinho da Arcada?

Bom, a conversa está muito boa, mas vamos ao que interessa: e a comida, é boa?

Olha, eu gostei bastante – mesmo – de tudo o que comi lá.

Do lado de fora há uma esplanada, para quem prefere ficar observando o movimento na Praça do Comércio, mas eu acho que o bacana é sentar lá dentro e vivenciar o clima intelectual e a história do lugar.

Café Restaurante Martinho da Arcada

Em geral, ele costuma esta bem cheio, então, se puder, evite os horários de pico.

Nós fomos lá almoçar por voltas das 15h30 e ele já estava quase vazio, só com umas duas mesas ocupadas e em um dado momento só tínhamos nós, o que foi ótimo para tirar fotos dele.

Restaurante em Lisboa

O foco do cardápio no Martinho da Arcada é a cozinha tradicional portuguesa.

Eu pedi um bife de alcatra com molho de cerveja e picles (como minha mãe fazia quando eu era criança) e batatas à portuguesa.

restaurante Martinho da Arcada

Já meu marido pediu “Plumas de Porco Preto Assadas”, que eu experimentei e também estava tudo de bom!

Martinho da Arcada em Lisboa

De sobremesa, fomos de pudim de leite e um doce alentejano de amêndoas, conforme sugerido pelo nosso garçom. Ambos aprovados!

Café mais antigo de Lisboa

Há quem diga que os pratos de bacalhau são os melhores que se pode comer em Lisboa, mas como não cheguei a comer nenhum, não posso afirmar isso.

No entanto, posso dizer que tudo o que comemos estava divino. Procede a lenda de que a comida lá é muito boa!

Ou seja, o bacana aqui é que ele não é “apenas” o café mais antigo de Lisboa ou um lugar “pega turista”, dada a sua popularidade… ele é de fato um lugar que prima pela qualidade do que serve e pelo atendimento impecável de seus funcionários.

E uma coisa que me chamou a atenção é que os preços não são nada abusivos dadas as circunstâncias e a fama do lugar. Sim, eles são um pouco acima da média de seus vizinhos, mas nada demais e, sinceramente, vale o preço!

A nossa conta com os dois pratos, mais uma porção de arroz, uma sopa, um suco, um refrigerante, uma cerveja e duas sobremesa deu 63 euros.

A família toda adorou!

☛ Leia também: Restaurantes com estrela Michelin em Lisboa

Aqui vão as informações, caso queira ir lá conhecer e experimentar os pratos do Martinho da Arcada:

  • Endereço:  Praça do Comércio 3
  • Horário:  Segunda-feira a Sábado 07:00 – 23:00 (sim, ele não abre aos domingos)
  • Mais Info:  http://martinhodaarcada.pt

Você nem vai precisar fazer um desvio em seu roteiro por Lisboa, já que ele fica ali quase ao lado do Arco da rua Augusta, em plena Praça do Comércio, ou seja, um lugar que você passará possivelmente várias vezes, acredite! 😉

Se quiser economizar em Lisboa, faça as contas e avalie se comprar o Lisboa Card não é a melhor opção para você. Ele inclui acesso gratuito a 23 museus da cidade, além de ser um bilhete que dá acesso ilimitado para o transporte público. Ele está disponível para um, dois ou três dias.

Organizando sua viagem para Lisboa

Hospedagem em Lisboa

Outra coisa fundamental é escolher bem sua hospedagem em Lisboa. Pesquise bastante, porque dá pra achar bons lugares - desde hostels até hotéis boutiques ou de luxo - a preços razoáveis e de muita qualidade.

Para ajudar você a escolher, fizemos o post onde ficar em Lisboa, em nosso outro blog, o Turista Profissional, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões de hospedagens para todos os perfis e orçamentos.

pontos turísticos de Lisboa

Seguro viagem para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Partindo de Lisboa você pode aproveitar para conhecer diversas cidades lá por perto, pois ha diversas excursões de um dia que vão a uma ou até mesmo a mais de uma cidade no mesmo dia. Sim, é possível.

São cidades como Sintra, Cascais, Fátima, Óbidos, Évora, Serra da Arrábida, Coimbra, Batalha, Alcobaça, Nazaré, algumas vinícolas... Veja algumas opções de passeios abaixo:

 

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here