Como é a imigração em Lisboa

Muita gente – especialmente quem nunca fez uma viagem internacional – nos pergunta como que é a imigração em Portugal ou em outros países para onde está indo. Aqui vamos falar especificamente da imigração em Lisboa, ou seja, para quem chega ao país usando o aeroporto da capital.

Apesar de ter que seguir determinadas regras, a imigração em Portugal é, de modo geral, bem mais simples e fácil do que em outros países europeus.

Pra ajudar aqueles que pretendem ir para Europa entrando por Portugal, aqui vão nossas dicas para a hora da chegada à Lisboa.

  • Documentos necessários
  • Procedimentos no aeroporto
  • Perguntas comuns na imigração
  • Alfândega em Lisboa

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com 10% de desconto)

aeroporto de Lisboa

Imigração de brasileiros em Lisboa

Em primeiro lugar, leia este post que mostra por onde será a sua imigração na Europa.

Sabendo, então, que você chegará realmente por Portugal, no aeroporto de Lisboa, por exemplo, vamos ver quais os documentos são necessários e outros detalhes.

☛ Leia: Ask Me Lisboa 

Documentos necessários para imigração em Portugal

A imigração em Portugal, especificamente em Lisboa, é tranquila, mas é preciso estar com todos os documentos necessários conforme recomenda a embaixada. Eles podem pedi-los ou não, mas é importante tê-los à mão.

☛ Leia mais: Aumento de brasileiros barrados em Portugal

São eles:

Passaporte válido

Oficialmente, para entrar em Portugal o passaporte precisa ter uma validade de no mínimo um período de 3 meses até a data da volta.

Muitos outros países, contudo, pedem um mínimo de 6 meses de validade, então, observe isso, especialmente se você pretende ir a outros países na mesma viagem. Se seu passaporte estiver com pouco tempo de validade, vale a pena fazer um novo para não ter problemas.

Imperdível => Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais

Viagem para Portugal

Comprovante de seguro viagem

É fundamental e obrigatório, quando se quer viajar pela Europa, ter um seguro viagem que tenha cobertura de pelo menos € 30 mil em saúde.

Em Portugal, por conta de um acordo com o Brasil, o seguro viagem não é exatamente obrigatório, mas vale a pena fazer, porque o seguro saúde – este sim obrigatório – sai até mais caro e é super burocrático para conseguir.

Além disso, se você vai a outros países da Comunidade Europeia, o seguro viagem é sim obrigatório.

Lembre-se também de que a saúde em Portugal, apesar de barata, não é totalmente grátis. Não vale a pena arriscar ir sem um bom seguro viagem.

Pesquise aqui o melhor e mais barato seguro viagem

Bilhete aéreo

Deixe sua passagem de volta ao Brasil acessível, seja impressa, seja em meio digital. Ela que vai mostrar ao agente de imigração que você tem a intenção de voltar, e não de ficar como imigrante ilegal.

Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui!

Comprovante de hospedagem

É importante ter um comprovante de onde você vai ficar em Lisboa, pode ser o comprovante da reserva de hotéis, aluguel de apartamento, ou mesmo uma carta-convite feita por amigos ou parentes residentes em Lisboa, ou outra cidade de Portugal, se for o seu caso.

Se você ainda está procurando hospedagem em Lisboa, leia também:

Comprovante de renda e trabalho

Também é importante ter em mãos algum documento que comprove que você trabalha, um contra-cheque ou algo assim. Se você for dono de alguma empresa ou profissional liberal, algo que comprove seu trabalho.

E também documentos que comprovem que você tem renda para se manter durante a viagem, como o próprio contra-cheque, extratos de conta bancária, declaração do Imposto de Renda, seus cartões de crédito…

Visto

Não é necessário visto para brasileiros entrarem como turistas na União Europeia e, claro, em Portugal – isso se o período da visita for de até 90 dias.

Se você pretende se mudar para Portugal, seja para estudar, seja para trabalhar ou qualquer outro motivo, você terá que ver os tipos de visto para morar em Portugal.

imigração em Lisboa

Procedimentos no aeroporto de Lisboa

Ao pousar no aeroporto e sair do avião, você chegará primeiro ao setor de imigração, para passar pela polícia imigratória.

Lá, há filas diferentes para quem é da Comunidade Europeia e quem é de outros países. Veja qual é o seu caso e vá para a fila certa.

Leia mais: Como ir do aeroporto de Lisboa ao centro da cidade

Perguntas comuns na imigração em Lisboa

Chegando a sua vez, dirija-se ao agente imigratório no balcão e entregue a ele/ela somente o passaporte, estando com os outros documentos à mão, para caso precise.

Eles costumam fazer algumas perguntas padrão, responda a todas com calma e mostre algum documento, se ele pedir comprovação.

Em geral eles perguntam:

  • Quanto tempo vai ficar?
  • Qual o motivo da viagem?
  • Onde vai ficar, na casa de alguém ou hotel?
  • O que faz no Brasil, seu trabalho?
  • Se vai ficar só em Portugal ou vai visitar outros países.

Como em outros países, se eles não ficarem satisfeitos podem fazer uma espécie de entrevista (conhecido também como interrogatório) em algumas situações, mas isso é bem raro de acontecer.

Vale a pena => Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

Viagem para Lisboa

Alfândega de Lisboa

Sendo liberado na imigração, você já está oficialmente dentro de Portugal. Agora, tem que se dirigir às esteiras de bagagem para pegar suas malas.

Antes da saída, como em todos os aeroportos, você deve passar pela Alfândega, onde eles podem pedir para ver sua mala para verificar se não leva nada proibido ou além dos limites.

Isso também é raro, é como uma espécie de sorteio, eles não param todo mundo.

Mas, se você for parado e estiver tudo certinho, não há o que temer: basta abrir a mala e mostrar o que você leva lá dentro.

Veja no site da alfândega portuguesa tudo o que pode ou não pode entrar no país.

viagem para Portugal

Pronto, você já está na parte de fora do aeroporto! Para saber o que fazer agora, leia também sobre como ir do aeroporto de Lisboa até o centro da cidadeonde pegar o Uber no aeroporto de Lisboa.

Viu, não tem nenhum bicho de sete cabeças na imigração em Lisboa. É só seguir as orientações que sua viagem para Lisboa será bem confortável e segura.

Leia também:

Organizando sua viagem para Lisboa

Hospedagem em Lisboa

Outra coisa fundamental é escolher bem sua hospedagem em Lisboa. Pesquise bastante, porque dá pra achar bons lugares - desde hostels até hotéis boutiques ou de luxo - a preços razoáveis e de muita qualidade.

Para ajudar você a escolher, fizemos o post onde ficar em Lisboa, em nosso outro blog, o Turista Profissional, com dicas dos melhores bairros para se hospedar e sugestões de hospedagens para todos os perfis e orçamentos.

pontos turísticos de Lisboa

Seguro viagem para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Partindo de Lisboa você pode aproveitar para conhecer diversas cidades lá por perto, pois ha diversas excursões de um dia que vão a uma ou até mesmo a mais de uma cidade no mesmo dia. Sim, é possível.

São cidades como Sintra, Cascais, Fátima, Óbidos, Évora, Serra da Arrábida, Coimbra, Batalha, Alcobaça, Nazaré, algumas vinícolas... Veja algumas opções de passeios abaixo:

 

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

25 COMENTÁRIOS

  1. Olá, tenho uma dúvida. No caso da comprovação de renda na imigração, se eu tiver comprovantes de renda do Brasil, como extrato bancário, cartões, contra cheque, ainda assim eu preciso ter em euros (espécie) a quantia média de €40,00 Por dia?
    Ficaria imensamente grata se pudesse me responder, estou procurando sobre isso e não acho resposta em lugar nenhum.
    Desde já agradeço.

    • Dificilmente a imigração pede para ver dinheiro ou meios de sustento, mas fato é que não é preciso ter esse montante todo em espécie, pode ser em cartão de crédito. Mas atenção, uma coisa é sua comprovação de renda no Brasil e outra é a comprovação de ter o dinheiro para se manter na viagem (dinheiro + cartão). Boa viagem!

  2. UMA DUVIDA. POSSO LEVAR 10 MIL REAIS NO MAXIMO SEM TER QUE DECLARAR NA RECEITA MAS VOU VIAJAR COM MINHA ESPOSA E FILHA DE 3 ANOS POSSO LEVAR 30 MIL REFERENTE A 10 MIL PRA CADA UM?

  3. Olá, boa tarde, estou com uma dúvida, eu fiz reserva apenas em um hotel, depois quero passear em outras cidades , como Porto, e lá escolher o hotel, serei barrada por isso? Poderia por gentileza me responder logo, vou semana que vem, muito obrigada!

    • Em princípio não, mas não podemos garantir nada sobre decisões da imigração. Em 99% dos casos eles nem pedem para ver, mas se pedirem, mostre as que tem e diga que as demais vai fazer durante a viagem, já que não tem um roteiro fixo. Fale a verdade, sempre! Boa viagem!

  4. Boa noite! Eu iria como estudante para Portugal, mas meu visto não saiu no prazo determinado e minha viagem é essa semana, entrei em contato com a universidade e eles me informaram que estão autorizando a matrícula sem o visto já que muitos estudantes estão passando por esse mesmo problema. Gostaria de saber o que fazer na imigração nesse caso, devo apresentar a documentação que comprova que fui aceita em universidade portuguesa ou devo juntar a documentação pra passar como turista? Eu acredito que o certo seria dizer a verdade, pois existem muitas pessoas nessa mesma situação então não faria sentido eles nos barrarem, mas estou preocupada se puder me ajudar quanto a isso agradeço

    • Marina, o melhor é ver o melhor procedimento com a universidade ou o consulado de Portugal, pois se entrar como turista, em 90 dias terá que deixar o país. Tente usar a documentação da universidade, mas não sei se é garantia. Infelizmente, não tenho como te ajudar muito. Boa sorte e me diga se correu tudo bem.

  5. Olá, boa tarde!
    Eu estou indo estudar 6 meses em Lisboa com o visto de estadia temporária. A questão é que quando dei entrada no meu processo de visto no Brasil eu reservei um hotel para minha primeira semana de hospedagem mas, como a emissão do meu visto atrasou, tive que alterar as datas da reserva e o quarto que eu havia bookado não estava mais disponível, ou seja, tive que pegar um novo quarto cujo valor é 4x maior. Por questão de custo X benefício, gostaria de alterar a minha hospedagem para um apartamento e gostaria de entender então quais documentos são necessários para apresentação na imigração que comprove a hospedagem.
    Eu já liguei para o consulado português mas eles não conseguiriam me ajudar com essa informação. Você sabe o que deve ser feito nesse caso?

    Obrigada!

  6. Então pra ir a Portugal preciso apenas do PB4. O seguro viagem não é obrigatório. Te pergunto pq a maioria nós grupos falam que se o sef pedir o seguro e não tiver, a pessoa pode até ser deportada, isso é verídico? Desde já te agradeço

  7. Estou com uma dúvida quanto a imigração!Vou com a família pra Portugal,vou a passeio e tenho tudo que um turista precisa…Tenho também o pb4 apostilado,pois fui ao consulado português na minha cidade no Brasil. Umas pessoas dizem que preciso do pb4 pra passar na imigração,outros não. Minha dúvida é:o pb4 me ajuda ou atrapalha na imigração.

  8. Nesse caso, se estou indo viajar para Portugal, preciso ter mesmo o seguro saúde e o seguro viagem, mesmo que eles nem cheguem a pedir?

  9. Estou com uma dúvida, vou para Portugal para morar, mas estou levando só uma mala de mão, gostaria de saber se posso levar todos os documentos, como certificado de graduação, carteira de vacinação entre outros, corro risco de ser barrada na imigração? Será que eles podem sacar que irei para morar e me deportarem???
    Obrigada!!!

  10. Boa tarde, meu marido está em Portugal trabalhando com contrato, e agr me organizo para ir, só que ele não conseguiu a residência ainda.. o que eu falo na imigração? Falo que vou visitá-lo? Ou pessoa falar a verdade, que vou ficar com meu esposo pq ele trabalha lá.. obs tenho dois filhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here