Cristo Rei em Lisboa

Se você está planejando viajar para a capital portuguesa, com certeza deve se perguntar o que fazer em Lisboa. Mas não se preocupe, a resposta é muito fácil: dentre tantas atrações turísticas que se pode visitar, o Santuário Nacional do Cristo Rei em Almada, ou apenas Cristo Rei, como é conhecido popularmente, deverá ser parada obrigatória.

Embora o Santuário não esteja situado exatamente em Lisboa, mas sim na sua margem Sul, do outro lado do Rio Tejo, na região de Almada em Setúbal, é a partir do Monumento Cristo Rei que você terá uma das melhores vistas de Lisboa, uma vez que o Cristo se debruça de braços abertos para a linda capital portuguesa.

A partir do Cristo Rei, com o céu limpo, além de vislumbrar o Rio Tejo em toda sua imensidão, é possível vislumbrar a Baía do Seixal, o Mar da Palha, a Serra da Arrábida, o Castelo de Palmela e a Serra da Sintra.

Então, se você quer juntar história com uma das melhores vistas de Lisboa, veja agora tudo o que você precisa saber para visitar o Santuário Nacional do Cristo Rei em Almada.

Economia => Seguro Viagem Para Portugal (com 10% de desconto)

História do Cristo Rei em Lisboa

Cristo Rei em Lisboa
O Cristo no alto do seu pedestal, de olho para o Rio Tejo e Lisboa

Em 1934 surgiu a ideia de construir o Cristo Rei durante uma visita do Cardeal Cerejeira, então Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, ao Rio de Janeiro. O mesmo ficou encantado ao vislumbrar o Cristo Redentor do Corcovado e quis construir uma figura semelhante na capital portuguesa.

Com o despertar da Segunda Guerra Mundial, o desejo de construir ficou ainda mais aflorado, até que em 20 de abril de 1940, na região de Fátima, os bispos nacionais fizeram uma espécie de promessa, onde dizia

Se Portugal fosse poupado da Guerra, erguer-se-ia sobre Lisboa um monumento ao Sagrado Coração de Jesus, sinal visível de como Deus, através do Amor, deseja conquistar para Si toda a humanidade”.

E assim foi feito! Um ano depois o terreno foi comprado e a primeira pedra foi lançada em 1946.

Na sua construção foram utilizadas aproximadamente 40 mil toneladas de betão. A figura do Cristo Rei foi esculpida à mão na própria estrutura, a mais de cem metros do chão e utilizando moldes de gesso.

Apenas em 1959, após dez anos do início da sua construção, o Cristo Rei estava de pé! Sua inauguração se deu no dia de Pentecostes e perante à imagem da Nossa Senhora de Fátima, ao Episcopado português, aos Cardeais do Rio de Janeiro, às autoridades civis e toda a população.

Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui

Cristo Rei em Lisboa
Esculturas em frete ao monumento do Cristo Rei. Ao fundo, a ponte 25 de Abril e Lisboa

Como é a visita ao Cristo Rei

Além de proporcionar uma ampla visão da cidade de Lisboa, a visita ao Santuário Nacional do Cristo Rei em Almada proporciona belas surpresas aos visitantes.

No salão de entrada, antes de acessar o elevador para iniciar o percurso de subida ao monumento, encontra-se uma sala em homenagem e agradecimento ao Papa Beato João XXIII onde é possível apreciar algumas obras de arte e também a Capela de Nossa Senhora da Paz, onde é possível observar as 14 estações da Via Sacra.

Já no percurso para chegar aos pés do Cristo Rei, após utilizar elevador e algumas escadas para subir, avista-se uma lojinha de souvenir e a Capela dos Confidentes do Divino Coração de Jesus, onde em seu altar é possível contemplar relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque, Santa Faustina Kowalska, Beata Maria do Divino Coração e São João Eudes.

Próximo da lojinha está uma estreita passagem e, com mais alguns degraus chega-se ao final do percurso, o terraço onde está o monumento Cristo Rei.

Lá é possível apreciar mais de perto o Cristo Rei e o seu Divino Coração em seu peito, além de ter uma vista espetacular do Rio Tejo, da Ponte 25 de Abril e de Lisboa.

Confira => Passeios em Lisboa e arredores

Cristo Rei

Horário de funcionamento do Santuário Nacional de Cristo Rei

Embora Santuário do Cristo Rei esteja aberto todos os dias, seus horários de abertura e fechamento variam de acordo com a época do ano. Vejamos:

De 1 a 14 de julho: das 9h30min às 18h45min;

De 15 de julho a 31 de agosto: das 9h30min às 19h30min;

De 1 a 20 de setembro: das 9h30min às 18h45min;

De 21 de setembro a 30 de junho: das 9h30min às 18h.

No dia 24/12 o Santuário encerra as atividades às 17h e só reabre dia 25/12 às 14h30min.

No dia 31/12 o Santuário encerra as atividades às 18h e só reabre no dia 01/01 às 10h.

Confira eventuais alterações no site oficial do Cristo Rei.

Imperdível => Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais

Cristo Rei em Lisboa
Entrada do Santuário visto lá de cima do pedestal

Ingressos para visitar o Santuário

Os ingressos para conhecer de perto o Santuário Nacional do Cristo Rei podem ser adquiridos diretamente no local e possuem valores diferentes para alta e baixa temporada. Confira abaixo os detalhes:

  • Baixa temporada: 5 €
  • Alta temporada: 6 €
  • Crianças de até 7 anos: gratuito
  • Crianças de 8 até 12 anos: meia entrada

Descubra => Excursão para Sesimbra e Serra da Arrábida

vistas do Cristo Rei
Vista de Almada, Portugal

Como chegar ao Cristo Rei

O trajeto para chegar ao Cristo Rei é bem fácil, porém não é tão rápido. Há a possibilidade de ir com carro particular (há um estacionamento gratuito à disposição), Táxi, Uber e também de transporte público, a maneira mais econômica e mais utilizada pelos turistas.

No Cais de Sodré, em Lisboa, basta comprar um ticket para a barca que atravessa o Rio Tejo e vai até o Cais de Cacilhas e lá pegar um ônibus da linha 101 que vai direto até a entrada do monumento

Outra maneira de chegar utilizando o transporte público é utilizando o comboio (trem). Chegando na estação Pragal basta pegar um ônibus com destino a Cacilhas e por fim pegar o ônibus da linha 101 que vai até o Santuário Nacional do Cristo Rei em Almada.

Leia também:

o que fazer em Lisboa

Percebeu o quanto o Cristo Rei é importante para Lisboa?

A história é simplesmente espetacular e, embora seja uma atração religiosa, valerá muito a pena fazer parte do seu roteiro. Afinal, visitar o Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor é a mesma coisa que não visitar o Rio. Igual acontece ao visitar Lisboa e não conhecer o Santuário Nacional de Cristo Rei em Almada, é a mesma coisa que não visitar a capital portuguesa!

Então… aproveite ao máximo uma das melhores vistas de Lisboa!

Vale a pena => Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

Cristo Rei em Lisboa
Vista do Cristo Rei

Dicas extras para uma viagem incrível para Lisboa

Algo que não pode faltar no planejamento da sua viagem para Lisboa é a escolha  da hospedagem. Ninguém quer viajar para ficar num lugar ruim ou mal localizado, né?! E, se puder não ter que pagar uma fortuna para ficar em um bom lugar, melhor ainda.

Desta forma, indicamos a leitura de um post super completo que escrevemos no nosso outro blog, o Turista Profissional, sobre onde ficar em Lisboa. Ali apresentamos os melhores bairros para se hospedar e sugestões de boas hospedagens, sejam hostels, hotéis boutique ou hotéis de luxo.

pontos turísticos de Lisboa

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, saiba que é muito fácil. Há várias excursões de um dia partindo de Lisboa para destinos diversos. Algumas delas vão a mais de um destino no mesmo passeio, o que seria muito difícil fazer usando o transporte público.

Dentre as cidades mais procuradas estão: Sintra, Cascais, Fátima, Óbidos, Évora, Serra da Arrábida, Coimbra, Batalha, Alcobaça, Nazaré, algumas vinícolas...

 

Seguro viagem para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here