Como ir de Lisboa a Sintra

Se há um passeio bate e volta clássico – e quase obrigatório – para quem está em Lisboa, é ir até Sintra, considerada Patrimônio Mundial da Unesco e situada a apenas 25 km de distância.

E olha, você tem que ir mesmo, pois Sintra é uma gracinha e cheia de atrações para visitar, aliás, se você puder passar ao menos uma noite por lá, melhor, pois poderá curtir tudo o que ela oferece com mais calma.

Bom, mas caso isso não seja possível, vale a pena ao menos ir, aproveitar o que conseguir na cidade e voltar.

Saiba aqui, então, como ir de Lisboa a Sintra, que aliás, é bem fácil.

Economia => Seguro Viagem Portugal Barato (com até 20% de desconto)

Palácio Nacional de Sintra
Palácio Nacional de Sintra, com suas duas chaminés em forma de cones, que dominam a paisagem

Como ir a Sintra saindo de Lisboa

Há quem cogite alugar um carro para ir de Lisboa a Sintra, mas, acredite, essa não é uma boa ideia. Estacionar por lá é bem complicado! Além disso, ir de transporte público é bem tranquilo e rápido.

A melhor opção, para quem quer usar os transportes públicos de Lisboa, é ir de trem (chamado de comboio, em Portugal).

Imperdível => Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais

Como ir de Lisboa a Sintra de trem

Os trens para Sintra partem da estação do Rossio, que, por sinal, é um prédio bem bonito e fica no coração turístico da cidade.

Mesmo que você não esteja hospedado ali perto, é possível chegar lá de metrô e descer na estação Rossio ou na Restauradores. De todo modo, como o trem passa por várias outras estações de Lisboa, de repente você poderá pegá-lo pelo caminho.

O trem para Sintra é utilizado diariamente por pessoas que moram lá e trabalham em Lisboa, isso significa que é um trem comum e com muita frequência, ou seja, não precisa se preocupar em comprar passagem com antecedência, porque não existe a possibilidade de “não ter vaga”.

Confira => Passeios em Lisboa e arredores

Sintra em Portugal

Para quem estiver com o Lisboa Card (cartão de transportes), basta passar a catraca e embarcar; mas, se você não tiver o cartão, há vários guichês na estação nos quais poderá comprar sua passagem, que custa 2,25 euros por trecho. Aconselho a comprar já ida e volta, assim, evita perder tempo lá em Sintra para comprar a passagem de novo (não tem horário fixo).

Se quiser economizar em Lisboa, faça as contas e avalie se comprar o Lisboa Card não é a melhor opção para você. Ele inclui acesso gratuito a 23 museus da cidade, além de ser um bilhete que dá acesso ilimitado para o transporte público. Ele está disponível para um, dois ou três dias.

A viagem até lá dura cerca de 45 ou 50 minutos e não se preocupe com a possibilidade de “perder” a parada, pois a estação de Sintra é o ponto final do trem. Mas, atenção: não é para descer na estação Portela de Sintra, que fica antes!

Pesquise opções de hotéis em Lisboa aqui!

Quinta da Regaleira
Poço Iniciático, uma “torre invertida” que fica na Quinta da Regaleira, um das atrações imperdíveis em Sintra

Tente ir cedo, pois tem muitos lugares que você vai querer visitar. Para mim, entre as atrações imperdíveis de Sintra estão:

E, claro, bater perna pelo centrinho, que é uma gracinha!

Lá no centro mesmo (nessa ladeirinha da foto abaixo) vá conhecer a famosa Pastelaria Piriquita, que vende os icônicos doces “Travesseiros de Sintra”.

Lisboa Sintra em um bate e volta

Se você não quiser ir para Sintra sozinho, por conta própria, uma opção é pegar uma excursão de um dia, que te leva direto às atrações e ainda tem um guia acompanhando.

A vantagem é não precisar se preocupar em achar os lugares e o fato de conseguir visitar mais atrações e, em alguns casos, ainda fazer uma visita casada com Cascais e/ou o Cabo da Roca.

Então, se a sua dúvida era como ir de Lisboa a Sintra por conta própria, acho que deu para perceber que não é nada complicado, né?!

☛ Leia também: Como chegar e o que visitar em Sintra

Veja o vídeo abaixo, que também explica como chegar a Sintra. Ah, e aproveite para se inscrever no nosso canal de youtube:

Dicas extras para uma viagem incrível para Lisboa

Algo que não pode faltar no planejamento da sua viagem para Lisboa é a escolha  da hospedagem. Ninguém quer viajar para ficar num lugar ruim ou mal localizado, né?! E, se puder não ter que pagar uma fortuna para ficar em um bom lugar, melhor ainda.

Desta forma, indicamos a leitura de um post super completo que escrevemos no nosso outro blog, o Turista Profissional, sobre onde ficar em Lisboa. Ali apresentamos os melhores bairros para se hospedar e sugestões de boas hospedagens, sejam hostels, hotéis boutique ou hotéis de luxo.

pontos turísticos de Lisboa

Passeios bate e volta a partir de Lisboa

Se você quiser visitar outras cidades perto de Lisboa, saiba que é muito fácil. Há várias excursões de um dia partindo de Lisboa para destinos diversos. Algumas delas vão a mais de um destino no mesmo passeio, o que seria muito difícil fazer usando o transporte público.

Dentre as cidades mais procuradas estão: Sintra, Cascais, Fátima, Óbidos, Évora, Serra da Arrábida, Coimbra, Batalha, Alcobaça, Nazaré, algumas vinícolas...

 

Seguro viagem para Portugal

Viajar sem um bom seguro viagem não dá, né?! Ainda mais para a Europa, onde o seguro saúde é obrigatório.

Mas, pode acreditar que um seguro viagem serve para muito mais do que só problemas de saúde, que aliás, ninguém quer ter. Ele tem vários outros benefícios, como ajudas em caso de extravio ou perda de bagagem, problemas jurídicos, atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

E sabe o que é melhor? É que os leitores aqui do blog tem até 10% de desconto para comprar o seguro viagem e ir para Portugal tranquilo. 😉

Pegue o seu desconto aqui!

Endereços importantes e horários em Lisboa

Confira abaixo a que horas abrem e fecham os estabelecimentos em Lisboa para que possa se organizar melhor:

  • Embaixada do Brasil em Lisboa: Estrada das Laranjeiras 144 - funcionamento de segunda a sexta, das 9:30 às 13:00
  • Consulado Geral do Brasil: rua António Maria Cardoso 39 (no Chiado) - atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 15:00
  • Bancos: de segunda a sexta, das 8:30 às 15:00
  • Metrô: todos os dias, das 6:30 à 1:00
  • Farmácias: em geral, de segunda a sexta das 9:00 às 19:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. Nos horários e dias que estão fechadas há sempre na porta uma indicação de qual é a farmácia de plantão 24 horas mais próxima.
  • Shoppings: todos os dias, das 10:00 às 23:00
  • Restaurantes: o almoço costuma ser das 12:00 às 15:00 e o jantar das 19:00 às 22:00

Pesquise passagens aéreas baratas para Portugal aqui!

guia de LisboaE não deixe de conhecer também o guia de Lisboa que escrevemos em parceria com o blog Turista Profissional, o “Roteiro de 7 dias em Lisboa e arredores“,  que está cheio de dicas práticas e traz a sua viagem toda planejada dia-a-dia.

COMPRE SEU GUIA AQUI

Boa viagem!

4 comentários em “Como ir de Lisboa a Sintra”

  1. Olá Ana!
    Desculpe usar esse espaço para pedir ajuda.
    Eu, minha esposa e um filho de 20 anos, estamos programando uma viagem para Portugal(Lisboa), em dezembro, provavelmente no dia 22.
    É um sonho que queremos realizar.
    Como não dispomos de muitos recursos para conhecer os pontos turísticos contratando pacotes, gostaríamos de suas dicas, para conhecermos os principais pontos com o menor gasto possível.
    Pode nos ajudar?
    Somos brasileiros, descendentes de portugueses e há muito queremos conhecer a terra de nossos antecessores.
    Eu e minha esposa somos professores e nosso filho é estudante.
    Aguardamos suas dicas.
    Abraços.
    PS: Aproveito para te parabenizar pelo blog.
    Edgard Queiroz.
    Brasil.

    Responder
    • Olá Edgar! Não é preciso contratar pacotes, você pode organizar todas a sua viagem por conta própria e visitar os locais sozinho. Todas as dicas que poderia te dar já estão publicadas aqui no blog, basta ler tudo com atenção. Além daqui, visite também meu outro blog, o turistaprofissional.com, que tem muita coisa sobre Portugal para te ajudar mais. 😉
      Boa viagem!

      Responder
  2. Boa tarde, Ana !

    Primeiramente parabéns pelo seu post curtir muito. Estou planejando em ficar 7 dias em Lisboa, a duvida que eu tenho, quanto de dinheiro é o suficiente para eu gastar em lisboa contando com alimentação, passeios e compras?

    Desde já agradeço e aguardo respostas.

    Att,

    Fábio Feitosa dos Santos.

    Responder

Deixe um comentário